Resenha: Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Sinopse: Clary Fray desejava apenas que sua vida voltasse a ser normal. Mas o que é normal quando você é um demónio-assassino Caçador de Sombras (Shadowhunter), sua mãe encontra-se em um coma mágico induzido, e você pode de repente ver Downworlders como lobisomens, vampiros, e fadas? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters) para trás, significaria mais tempo com seu melhor amigo, Simon, que se está transformando mais do que um amigo. Mas o mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters) não está pronto para a deixar ir… especialmente seu considerável, enfurecedor, irmão, Jace. E a única possibilidade de Clary ajudar a sua mãe é seguir o Caçador de Sombras Valentine, que é provavelmente insano, certamente malvado … e também seu pai. Para complicar assuntos, alguém na cidade de Nova Iorque está assassinando crianças Downworlders. É Valentine atrás das matanças… e se for, o que está tentando fazer? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada-Alma, é roubada, o assustador Inquisidor chega para investigar. Como pode Clary parar Valentine se Jace está disposto a trair tudo que acredita para ajudar a seu pai? Nesta sequela, de tirar o fôlego, de Cidade dos Ossos, Cassandra Clare atrai os seus leitores de volta ao escuro Submundo (Downworld) da cidade de Nova Iorque, onde o amor nunca é seguro e o poder se transforma na mais mortal das tentações.

Atenção! Esta resenha contém alguns spoilers, então, se você não leu o livro anterior recomendo que não leia a resenha.

Foi impossível não me apaixonar pela série Instrumentos Mortais, até porque o estilo de escrita da Cassandra Clare é muito bom e diferente de muitos livros de menininhas em que a narrativa é em primeira pessoa e, no qual, na maioria das vezes, a menina é muito chata. Quando terminei Cidade dos Ossos eu fiquei desesperada para ler mais. Consegui ler Cidade das Cinzas em dois dias.
Neste segundo livro da série Instrumentos Mortais, fica aquele clima todo ruim por causa das revelações de Valentim no livro anterior. Mesmo Clary e Jace sabendo que são irmãos, é impossível não rolar um clima. Ou então, se não rola clima rola ‘briga’. Clary parece estar cada vez mais disposta a se esquecer dos seu sentimentos por Jace e aposta em uma relação com Simon, seu melhor amigo. Como um bom irmão – ou não -, Jace tem aqueles ataques de ciúmes por causa da Clary estar saindo com Simon e, tem vários momentos em que os dois começam aquelas brigas bobas de garotos, que aliás, se eu fosse a Clary, me sentiria muito bem, haha. Aliás, quem não adoraria ter Jace brigando por sua causa? Own! Eu sim.
Enquanto eu lia o livro, ficava pensando: meu Deus, este livro está muito melhor que o primeiro! E com certeza é melhor sim, e em todos os aspectos. Podemos ver o desenvolvimento de muitos personagens e também de muitas relações. Um exemplo são os Lightwood – os pais e o irmão mais novo de Isabelle e de Alec – que no primeiro eram apenas citados. E vemos também a fortificação da relação do Alec com o Magnus, que, fala sério, não tem como esconder isso. Está na cara!
Comecei a me simpatizar mais com alguns personagens enquanto tinha outros que eu já adorava desde o primeiro livro da série. Com certeza o Magnus foi um personagem mais bem explorado neste segundo livro o que faz com que o leitor conheça um pouco mais dele e se simpatize com ele – ou não. Também conhecemos personagens novos como Maia, a Inquiridora e as fadas da Corte Seelie.
Neste livro tem cenas muito tensas e muitas que mesmo assim, é impossível não esquecer. No meu caso a minha cena favorita é quando eles vão para a corte de Seelie, que aliás, acho que é a minha cena favorita de todos os três livros - eu adoraria falar sobre a corte de Seelie mas seria um mega spoiler então é melhor não. O melhor de tudo é que diferentemente do livro anterior, neste aparecem narrativas de ponto de vista de vários personagens, o que faz você entender e encaixar melhor as coisas. Enfim, vou parar por aqui antes que eu solte algum spoiler pior. Ah, eu queria dizer que ia colocar algumas quotes mas achei melhor não, é melhor vocês lerem para terem a própria reação e opinião. Espero que vocês tenham gostado da resenha e eu recomendo que vocês leiam este livro o mais rápido possível, pois é muito bom MESMO! Ficarei aguardando pelos comentários de vocês. Beijos!!


12 comentários:

  1. A parte da Seelie Court eh minha preferida! =)
    AMO ESSA SERIE!!!!

    ResponderExcluir
  2. OMG, eu estou LOUCA por esse livro! Louca, louca, louca. Sabe como é, hahaha
    Mas a minha situação está impossível no momento :( Dinheiro sumiu, aaaaaaahhhhhh :(
    Enfim, adorei sua resenha! Estou MEGA curiosa quanto à corte e o desenvolvimento dos relacionamentos, assim como com as brigas dos dois *_*
    Droga, eu preciso logo desse livro :(

    Beijinhos,
    Mell Ferraz.
    Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  3. Isso, me deixa com mais vontade ainda de ler!!
    Estou doida para ler!
    ÓTima resenha Pri!!
    EU QUERO!

    bjuus

    ResponderExcluir
  4. Quando li a série, o 3º livro havia acabado de ser lançado nos EUA, aí lembro que fiquei louca querendo saber o que aconteceria logo após terminar o 2. O dois é o mais parado dos 3, mas mesmo assim não deixa de ser bom. Aka, essa é minha segunda série de livros preferida! Não vejo a hora de ler City of Fallen Angels *---*
    Adorei a resenha, beeijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!
    Desde que acabei d eler Cidade dos Ossos que estou louca pela continuação. Ainda não me conformo com essa história deles serem irmãos. Acho que isso é só um engodo, uma enrolação. Vamos ver no que vai dar.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Precisoooo desse livro!
    Amei CdO, e mal posso esperar para ter a continuação nas minhas mãos, mas como esta um tanto caro vou esperar mais um pouco ;)
    Adorei a resenha
    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Uau, já leu Cidade das Cinzas, que bacana!!
    *-*

    Ainda não li nem Cidade dos Ossos apesar de ele estar aqui no guarda roupa me esperando!!

    Não li a resenha porque tu disse que contém spoilers. Quando eu lê-los, volto aqui pra ler tudinho!

    Beijos e feliz páscoa!
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo falando bem dessa série...
    Me sinto até mal por não ter começado ainda. haha
    Ahh como eu queria um pouco mais de tempo livre. =X
    Qualquer dia desses passo ele na frente na fila de leitura e começo. =P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Vc já leu \o/, to doidinha por este livro rsrsrsrrs Aaiaiaiaiai quem sabe este mes não é?

    bjksss Sua resenha me deu mais vontade de ler rsrsr

    @ka_guima

    ResponderExcluir
  10. Thay!

    Essa é uma série que quero muito, muito ler. O Submarino me sacaneou quando comprei Cidade dos Ossos e acabei desistindo. Mas ele já está na lista de compras e assim que tiver tempo e $$$ vou comprar. A resenha me deixou ainda mais com vontade de começar a série.

    Besos!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. gente livro e capa perfeita !!"
    sempre que eu posso eu releio esse livro, a autora e simplismente divina, adoro o modo como ela escreve.... queria ser tão criativa como ela!'
    leiam e muito bom "

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)