Resenha: Léo e as Caixas de música - Ricardo Prado

Sinopse: Misto de Harry Potter com O mundo de sofia, a série de livros Trilhas: uma viagem musical promete ser o novo hit do público pré-adolescente. No primeiro livro da série, os leitores são apresentados ao Leo , um típico adolescente que se vê “abandonado” pelos pais, que vão morar no exterior e o deixam no Brasil com a avó. Numa típica crise de revolta contra a tirania do pai e a passividade da mãe, Leo acaba salvo do tédio e da solidão pela música, que passa a compartilhar com os amigos e a avó, uma surpreendente roqueira.
Léo e as Caixas de Música conta a história de Léo, um garoto normal que vive no Rio de Janeiro e tem um pai diplomata. É uma narrativa bem leve e divertida, com a qual podemos nos aprofundar no estilo de vida que o garoto leva. Léo nos mostra suas emoções quando determinadas coisas acontecem e mostra o papel de cada um na sua vida. Para Léo, seu pai é um problema mas conforme lemos o livro, percebemos que Léo começa a entender melhor sue pai. Isto acontece quando sua avó Helena dá para ele uma caixa de música, contendo ali discos de seus avôs e de seu pai. Eu achei incrível como o autor tem tanto conhecimento sobre música, e para falar a verdade, eu não conhecia nem 5% dos cantores/compositores e das melodias que falam ali no livro. Embora eu ame música, não tinha muito conhecimento devido à preguiça e à falta de interesse em conhecer cantores de décadas passadas. Mas isto mudou depois deste livro.
Agora, voltando à história, Léo começa a reunir grupos de amigos para ouvir música e eu achei muito legal isso. Para nós leitores de livros, seria como uma reunião para discutir determinado livro, mas par Leo e seu grupo de amigos, eles se reúnem para discutir sobre grupos musicais, músicas, etc. Mas apesar de tudo, meu personagem preferido do livro não foi o Leo mas sim a Helena. Fala sério, quem não gostaria de ter um avó como ela? Se você está brigado com os pais pode muito bem ficar com a avó e ela te mimar e ser sua amiga nas horas necessárias. Eu simplesmente amei essa personagem! E claro, fiquei toda triste no final. Não esperava por aquele final mas enfim, acontece né. Então, se vocês gostam de música vocês devem ler este livro. Agradeço à Casa da Palavra por me mandar o livro para resenhar. Beijinhos e até mais!


8 comentários:

  1. Oi Thais!
    Eu também não entendo muito de música, mas o livro parece ser bem legal. Ótima dica! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de música, principalmente das bandas que faziam sucesso na época do meu pai, é digamos que eu tenho um gosto meio paleozóico para música. hehehe
    E nossa, iria adorar ter uma avó assim, imagina ganhar vários discos de vinil antigos? Aqueles bem raros, e ainda por cima poder conversar e debater sobre bandas e músicas com ela? Muito legal mesmo! =D
    Esse deve ser aqueles livros que você engole de uma vez só, de tão bom de ler, leve e tranquilo!
    Gostei da "dica"!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, adorei essa capa *-*
    Gostei da história do livro, parece ser bem diferente e interessante. Se tiver oportunidade, com certeza o lerei. Adoro música (principalmente antiga) *-*
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca colocava muita "fé" nesse livro, pela capa ele não tinha me encantado e nem cheguei a ler a sinopse, mas depois de ler sua resenha isso mudou. Adoro música e músicas antigas também estão na minh lista, vou ver se providencio alguma cópia pra mim.e vó é vó né aehiofhawei
    beijo!

    ResponderExcluir
  5. qria mtoo ler esse livro, jah fui no site e gostei bastante da parte q mostra as musiks e bandas q aparecem plo livro, curto a maioria^^'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  6. Sei lá, esse livro, como um todo, não me interessou :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. O livro se mostrou ser interessante devido ao seu lado musical, mas a partir da sua resenha eu não senti que ele tenha uma grande história. Sei lá, meio que não me empolgou. :b

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração
    http://livroecoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu odiei esse livro! Tenho que ler ele pra escola, e ele horrível, a historia é chata, e sempre a mesma coisa '-'

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)