Resenha: Água para elefantes - Sara Gruen

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solí¬citas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construí¬do com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
Sabe quando você recebe o livro, olha pra ele e então você guarda porque sabe que este livro vai te fazer chorar? Então, foi assim com Água para elefantes. Eu soube desde o início que iria me emocionar e muito durante a leitura deste livro e não me enganei.
Água para elefantes conta a história de Jacob, um estudante de veterinária que tem sua vida mudada drasticamente com a morte dos pais. Não vendo nenhuma solução para seus problemas e achando que sua vida nunca mais será a mesma, Jacob pula dentro de um trem assim que vê a oportunidade. Mal sabia ele o que o futuro lhe reservava.
Jacob não sabia que tinha pulado para dentro de um trem de circo e, logo que pula no trem, Jacob recebe ajuda de Camel, um trabalhador do circo dos Irmãos Benzini. É então que ele vê a situação destes trabalhadores e dos próprios animais do circo. Rapidamente e com muita dificuldade, Jacob vai conseguindo um trabalho melhor e, com isso, sua relação com os artistas do circo também vai fortalecendo. No circo, tem uma hierarquia bastante rígida e todos tem que saber o seu lugar, mas Jacob é meio que inocente e com isso ele tem vários problemas. E, como se não fosse o bastante, Jacob se apaixona por Marlena, a esposa de seu chefe.
É claro que o livro todo gira em torno de vários conflitos mas o que me deixou surpreendida foi descobrir como funcionavam os circos naquela época lá nos EUA. As condições dos animais e dos trabalhadores.. é impossível não ficar chocado por mais que eu saiba que atualmente ainda existe este tipo de coisa com animais e até mesmo homens sendo tratados como lixo. Mas enfim, é um livro emocionante do começo ao fim. E além da situação do circo, também mostra claramente a situação de como os idosos são tratados. No final do livro, eu só conseguia pensar que eu não queria que quando ficasse velha fosse para um asilo, sendo tratada como alguém que só dá trabalho. Achei magnífico o jeito de a autora abordar vários temas tão profundamente e levar o leitor à uma reflexão.
Os personagens parecem bem reais e isso só fez com que eu gostasse mais do livro. Só achei que a autora não foi muito clara quando fazia algumas suposições pois o leitor não consegue entender/ captar o restante da ideia. Mas fora isso, o livro é maravilhoso. Fiquei gostando de vários personagens e quando alguns morreram, eu chorei feito bebê. Acho que é por causa da relação de amizade do Jacob com eles e eu senti como se fossem meus amigos também. Com certeza é um livro recomendado, pois além de ser super gostoso de ler, o leitor é convidado a conhecer a vida das pessoas no circo daquela época nos EUA.

“Meu Deus. Não só estou desempregado e sem teto como tenho uma mulher grávida, uma cachorra enlutada, uma elefanta e 11 cavalos para cuidar.” Pág. 260

16 comentários:

  1. Muito legal esse livro, eu vi o filme, ainda nao tive oportunidade pelo excesso de livros ainda para ler....

    Philip Rangel
    http://entrandonumafria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O filme é lindo demais! Robert e Reese estão ótimos!

    http://sagasandseries.blogspot.com/
    :)

    ResponderExcluir
  3. Affe, me descabelei de chorar no final desse livro ;_; hahaha
    Acho que como você disse, um grande trunfo da autora foi a veracidade dos personagens. Eu realmente me senti como se conhecesse todos eles. E nossa, me apaixonei pelo Jacob velho do asilo, todo ranzinza *-* hahahaha

    Realmente, a situação dos animais também me chocou, e a tristeza do asilo também :(

    E concordo com você, o livro é ÓTIMO. Ganhou nota máxima de mim também *-*

    beijão, Thá! =***

    ResponderExcluir
  4. lindo né thay? *-*

    eu amei quando li o livro tbm

    bjjjjjs

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro e adorei. É super emocionante e bem redigido... parece que estava dentro do circo convivendo com os personagens.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  6. Thays, esse livro está na estante e na fila, que está superrrr longaaaa!
    Mas eu tbm tive a mesma impressão, de que me faria chorar horrores.
    Estou com o filme aqui, e quer ver primeiro antes de ler. Pq sempre gosto mais dos filmes adaptados do que dos livros (é assim como o Nicholas Sparks, pelo menos!).

    Boas leituras para ti.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, fiquei mais curiosa ainda para ler o livro!!!
    A história parece ser linda, apesar dos maus tratos aos animais que são mostrados no livro. Depois dessa pontuação de maravilhoso vou adiantá-lo na minha pilhinha de leitura.

    Beijos,
    Myris
    www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Thays ;)

    Parabens pela resenha flor, o livro é mto lindo né?
    Tbm me emocionei bastante qndo li!
    Ainda nao assisti o filme, sempre esqueço de baixar hehehe

    Beeijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhh esse livro é lindo, né?!! *_*
    Chorei litros quando li!! hahahhaha

    Beijos e parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  10. Hey (:
    Muito boa resenha. Eu não to com muita pressa pra ler esse livro não. Quero ler, mas sei lá, só mais pra frente UASHAUHSAUHSU

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Já comecei a ler esse livro duas vezes, mas parei. Não sei porque, ma não consigo gostar da historia, é uma pena, porque vejo muitos comentarios positivos desse livro.

    Beijos,
    Books Lovelu

    ResponderExcluir
  12. Eu não gosto muito do autor, então não sei se leria esse livro. Mas acho essa capa fantástica de tão linda!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha Thais! Estou ansiosa para ler Água Para Elefantes. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá...a resenha ficou ótimaaa, mas eu não tenho tantaa vontade em ler o livro..não sei...acho que estou mais interessada em ver o filme, hehehehe. bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Estou na espectativa da chegada do meu exemplar para poder ler. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Eu também tenho certeza que vou chorar quando ler =/ estou adiando para ler...
    Ainda mais que envolve animais sendo maltratados... eu me recuso á ir em circos que tenham animais.
    Mas quem sabe eu leia, depois que eu assistir o filme?
    Amei a resenha ^^
    Bjus =*

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)