Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Sinopse: Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Novamente encontro-me sem palavras, assim como aconteceu quando fui escrever a resenha de Como fui esquecer você. Mas, de alguma maneira, agora é mil vezes pior. Como e o que escrever deste livro sabendo que todos vocês já leram? Simplesmente não sei por onde começar. Talvez a melhor maneira de começar fosse dizendo como esse livro me afetou. Vocês sabem que eu amo ler mas NUNCA eu passei a madrugada em claro, lendo. Não antes de Jogos Vorazes. Fui dormir tarde com a parte 2 terminada e nas poucas horas seguintes  tive sonhos e mais sonhos com a parte 3, tentando pensar o que aconteceria, como aconteceria. Não deu outra, acordei umas 4 da manhã e comecei a ler a parte final. Vocês devem achar que depois eu fiquei com sono e fui pra cama cedo no domingo, né? Mas não foi bem assim.. O livro me fez sentir feliz, viva, e sofri quando fui dormir tarde no domingo pois queria muito a continuação para passar novamente a madrugada em claro. Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, por essa estória e até agora, não consigo parar de pensar nisso. Em uma escala de 0 a 10 Jogos Vorazes merece nota 11!
Não vou comentar muito a estória até porque acho que a maioria de vocês já leram Jogos Vorazes, mas vou comentar o que eu achei do geral. Eu acho que grande parte da admiração que sinto por esse livro é por ser uma estória tão inovadora e diferente de tudo que eu já tinha lido antes. Quando terminei o livro não me restavam dúvidas de que a Suzanne Collins é um gênio. Enquanto os autores continuam apostando no sobrenatural, a Suzanne teve uma visão mais futurista de uma sociedade sobrevivente e com diferente estilo de vida. A autora mostrou acima de tudo, a guerra pela sobrevivência e a relação da Capital aos distritos subordinados.
Mas o melhor do livro é a heroína Katniss. Geralmente os livros de romance mostram caras totalmente fortes que protegem as mocinhas e as mocinhas só concordam e aceitam tudo sem contestar, mas a Katniss é totalmente diferente e é por isso que ela virou a minha personagem favorita. Katniss vem de uma família pobre que sofreu com a morte do pai e, o sustento dessa família parte agora da própria Katniss. Ela é durona, não confia em ninguém – pelo menos não de cara – e ainda por cima protege a quem ama. Quando Prim tem seu nome sorteado na Colheita, Katniss se oferece em seu lugar e se vê disposta a enfrentar todo o horror dos Jogos Vorazes só para poupar sua irmãzinha. Outros momentos em que a Katniss se mostra como uma verdadeira heroína é na arena dos Jogos Vorazes onde ela se dispõe a salvar aqueles que ela acha que merecem, no caso a Rue e o Peeta. Eu, que sou uma chorona, não consegui segurar as lágrimas em uma cena especial da Rue com a Katniss. Se vocês leram, sabem exatamente do que eu estou falando. E a relação da Katniss e o Peeta é mais uma demonstração da força desta personagem, que se arrisca para salvar o garoto doente. E fala sério, esse casal é muito fofo!! Eu adorei o Peeta, mesmo ele mostrando em muitas horas a sua fragilidade se comparada às habilidades e força da Katniss.
Falando agora nos personagens que eu gosto no geral, são eles: Katniss, Peeta, Rue, Cinna, Prim, mas o que eu gostei mesmo sem ter muitas cenas dele foi do Gale. Ele é uma gracinha. Mal posso esperar para ler Em chamas, pois espero que esse triângulo amoroso se forme de uma vez e eu possa conhecer mais um pouquinho do Gale. Acho que a sensação de todos quando lê um livro com um triângulo amoroso é escolher um lado mas eu simplesmente não consegui me decidir. Amei tanto o Peeta quanto o Gale e espero que Em chamas eu possa me decidir por um só, embora eu já imagine com quem a Katniss vai ficar no final.
A narração é em primeira pessoa e embora alguns capítulos não tenham quase nenhum diálogo, é impossível parar de ler. A leitura é fácil e flui bem e, diferentemente do que eu pensava, eu não me perdi durante a leitura. O livro tem de tudo um pouco: romance, aventura, ação, violência. E acho que é exatamente isso que faz de jogos Vorazes um dos melhores livros que já li esse ano. JV agrada leitores das mais diferentes idades e sexo e por isso é o sucesso que é. Mal posso esperar para ler os outros livros. Aliás, foi até bom eu demorar um pouco para escrever a resenha porque até uns dias atrás eu estava em total desespero por causa do segundo livro mas enfim, se você ainda não leu JV, corra para comprar seu exemplar e se aventure nos Jogos Vorazes. Espero que gostem da resenha e deixem seus comentários. Estou louca para ler a opinião de vocês. Beijos e até mais.

— Abaixa aqui um minutinho — pede ele. — Preciso te dizer uma coisa. — Inclino-me e ponho o ouvido bom na altura da sua boca, que faz cócegas quando ele sussurra. — Lembre-se, nós somos loucamente apaixonados um pelo outro, então não há problema algum em você me beijar sempre que tiver vontade.
Eu queria poder colocar todos os quotes que eu achei legais aqui mas ficaria muito grande e seria muito spoiler, então foi muito difícil para mim decidir qual colocar aqui. Mas espero que gostem desse.



25 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Thais! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Nossa, você realmente gostou do livro, hein? rs. Eu ainda não tive a oportunidade de ler e, apesar da temática não me favorecer muito, não hesitaria em ler.

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  3. Ahh JV *-*
    Thay, confesso que sempre via críticas ótimas em relação ao livro, mas como eu sempre fui acostumada a ler livros de romance, e coisas mais tranquilas, melosas até, achei que não conseguiria ler esse livro e pensei mil vezes antes de comprá-lo na promoção do Submarino. Então resolvi comprar e lê-lo.
    E foi uma surpresa maravilhosa, eu li, engoli o livro, e simplesmente ADOREI! Mas enquanto não chegou a parte dos Jogos eu fiquei numa ânsia para ver o que ia acontecer e tudo mais.
    Fora que a capa é simples, mas ao vivo é linda demais! Eu não parava de passar a mão no tordo, adorei a capa!
    Me apaixonei pelo livro exatamente pelo mesmo motivo que você, é uma estória totalmente diferente, um gênero de livro que ainda não tinha lido e tinha um certo receio em ler, mas que me conquistou de uma maneira inexplicável.
    Thay, eu amei sua resenha, uma das melhores do blog, que eu tenha lido! ^^ Muito boa meeeesmo!
    Esse quote eu ri quando li, o Peeta é muito engraçadinho, tem um certo charme! rsrs
    Estou mais do que ansiosa para seguir lendo essa série, e ver depois do término dos JV, a Katniss voltar para a família e tudo mais, e principalmente para ver a reação de Gale quando ver ela, e o romance! *-*
    Parabéns, Thay pela resenha linda!!
    Beeijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay!

    Não me arrependo da decisão de gastar R$ 58 por Jogos Vorazes, a história é surpreendente e eu fiquei como você. Terminei as duas partes em uma madrugada e queria mais no fim. Suzanne Collins é um gênio!

    - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  5. Pela resenha, o livro é mesmo viciante. Estou bem curiosa para ler, mas tenho uma lista gigante antes disso!

    Beijinhos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! Simplesmente ameeeeei sua resenha.

    Primeira vez que visito seu blog e logo com esse ótimo texto. Parabéns!

    Pude sentir o quanto você realmente apreciou o livro, o quanto ele tocou você. Deu muito mais vontade de ler do que eu já estava hahaha. PRECISO desse livro, urgente.

    Sei como é quando você se vê acordada no meio da madrugada lendo um livro. Provas, trabalhos, problemas nem existem nesse mundo, não é? Deus abençoe as férias, pretendo fazer muito isso nas minhas ainda.

    Parabéns mais uma vez. Adorei o blog e o modo como você escreve.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. PELOAMORDE!
    Depois dessa sua resenha, me desesperei 1000x mais pra comprar JV pra mim <3
    Resenha linda!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha
    acho que coloquei na minha lista de livros que um dia comprarei. kkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Como sempre você muito efusiva nas resenhas dos livros que você gosta...adoro! Eu faço parte da turma que ainda não leu JV e acho que não teria problema nenhum você falar um pouco mais da história, mas, bem, o básico eu já sei mesmo por outros blogs e acho que é o bastante pra não estragar a leitura... Eu também sempre busco um lado no triângulo pra torcer e nunca aconteceu comigo de eu ficar com tanta dúvida a ponto de não me decidir... sempre, sempre não resisto e tenho meu casal favorito. Espero um dia ler esse livro!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Eu amo este livro, foi sem duvidas o melhor que li em 2010, estou com a continuação aqui esperando para ser lida ^^
    Adorei a resenha.
    beijocas.
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela resenhaa estou louca para ler mas tenho uma fila imennsaaaaa antes

    Obrigada bjsss

    http://agnjulho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. AMOO esse livro! Já estou com Em Chamas aqui e tô doida pra lê-lo LOGOO! :DDD
    Ótima resenha ;)

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ameeeeeeeei a resenha, mas eu também não liiii ))): mimimi
    Mas, nossa, sua resenha me animou MUITO, sério mesmo!

    Quero mt ler a séeerie, bubu

    ResponderExcluir
  14. Thay!
    Assim você acaba com meu coraçãozinho hahaha
    Eu tô doidona pra ler ese livro, vc nem faz idéia =/ e essa quote ai é linda!
    Adoro livros que tem de tudo, de romance a ação. Perfeitão (L)


    Beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  15. Puuuts, to mt louca pra ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  16. Jogos Vorazes foi um dos melhores livros q eu li em 2010. Em chamas não é tão bom quanto, mas espero que A Esperança seja sensacional!!

    ResponderExcluir
  17. Tô lendo jogos vorazes agora *-*
    Eu tô achando bem legal, mas por enquanto não achei extraordinário LOL Claro, só li umas 100, cento e poucas páginas, então ainda tô esperando pra ver qual é a do livro. Concordo, achei o tema muito bom e diferente, e narração em 1a pessoa no presente - que eu detesto em portugues - até passa despercebido hahahaha
    Quanto à Katniss, acho que ela me lembra muito a Rose, de Vampire Academy, que por enquanto pra mim é minha personagem feminina preferida. Gosto bastante dela. :)

    Bom, agora é esperar eu terminar de ler pra ver o que eu vou achar da coisa como um todo :D

    Muito legal a resenha, Thais!!

    Beijooo!

    httP:://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  18. Olha gosto de resenhas como a sua, mostrando o sentimendo pelo livro, mesmo que nao tenha gostado. Eu acho q sou a unica pessoa que nao leu JV ainda mas nao li pq nao quero crise de abstinencia, so vou ler qdo lançar o 3! hahaha
    é serio, amei sua resenha e nao vejo a hora de sair o 3º! bjks
    Dana
    Feed your Head

    ResponderExcluir
  19. Olá, Thay!!
    Adorei a sua resenha!! Estou louca para acompanhar a série, mas ainda não pude comprar rs. Estou com uma lista enorme de leitura, mas assim que os livros estiverem com desconto melhor pretendo comprá-los. Só vejo ótimos comentários a respeito dele pela blogosfera.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  20. Acho que sou a única que ainda não leu Jogos Vorazes. Mas sei que preciso ler esse livro urgentemente. Vi muitas resenhas positivas, mas confesso que de primeira a sinopse do livro não tinha me chamado atenção. Espero que também supere as minhas expectativas. Obrigada pela resenha, beeijos.

    ResponderExcluir
  21. Oii

    Eu ainda não li esse livro acredita? A cada resenha que leio dele fico mais curiosa, juro to ficando doida! Mas tenho tanto livro de parceria para ler, não dá tempo de ler os meus, vou chorar! ahauhauahuah

    Beijokas

    Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler, mas antes do filme, senão perde a graça.

    http://sagasandseries.blogspot.com/
    :)

    ResponderExcluir
  23. Não sei porque, mas acho que não vou gostar desse livro...acho que não é muito meu estilo... :)

    ResponderExcluir
  24. Já deu para perceber que o livro é mito bom, espero ler em breve. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  25. já li o livro acho ele um máximo e concordo plenamente o que prende o leitor, em parte, e a inovação na hitória, pelo fato de se passar no futuro ... ja pensou se isso acontece mesmo na america do norte, ela da um especrito bem aplo pra o pode vir a ocorrer ni futuro !! adorei essa sua resenha, muito perfeita .. me deu ate vontade de ler de novo so pra quando os fatos acontecerem eu dizzer alha ai o que a thais disse. tipo esse livro vai bem alem das espectativas do leitor, eu super recomendo a todos!!'

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)