Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins

Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.
A resenha pode conter spoilers para quem não leu Jogos Vorazes. Mas não deixe de comentar!

Vocês já sabem que eu me apaixonei por Jogos vorazes e que fiquei louquinha para ler a continuação, né? Pois então, finalmente pude comprar meu Em Chamas e, definitivamente, este segundo livro da série consegue ser ainda melhor que Jogos vorazes.
No momento em que terminei a leitura de Jogos vorazes percebi que a Suzanne tinha criado uma estória com um potencial enorme e com tendência a ficar melhor a cada livro da trilogia. Mas sabe como é né, quando você está querendo ler tem uma certa expectativa e, depois que você finaliza a leitura, você fica chocado, extasiado, surpreso com o rumo que a estória vai tomando. E é exatamente por isso que o segundo livro é melhor que o primeiro. Os personagens são mais bem desenvolvidos e conhecemos a história de alguns personagens que já eram citados no primeiro livro. Além disso, também somos apresentados a novos personagens e, nem preciso dizer que os personagens que a Suzanne cria são maravilhosos, né? A Suzanne sabe manipular o leitor a pensar de um modo de tal personagem e depois nos surpreendemos quando a verdade vem à tona. Sem dúvidas, a Suzanne é mestra em surpreender o leitor.
Agora, falando um pouquinho do que se passa no livro, quero deixar claro que embora eu ache que o livro “correu” um pouco, não deixou de ser perfeito. Vocês devem estar se pergunta “Como assim, ‘correu’?”. Vou explicar tudo direitinho.
Depois de vencer os Jogos Vorazes, Katniss só queria ter sua antiga vida de volta. Mas, a Capital não ia deixar Katniss em paz, obviamente. Em chamas começa justamente com um evento chamado “Tour da Vitória”, onde os vencedores dos Jogos Vorazes fazem um tour pelos 12 distritos mais a capital. É aí que eu achei que “correu”. O tour é contado muito rapidamente e eu acho que a autora poderia ter explorado melhor essa parte. Mas fazer o que, né? Não vou contar mais nada do rumo que a protagonista segue porque seria muito spoiler, mas podem ter certeza que cada capítulo é inesperado. E é isso que eu acho legal nos livros da Suzanne. O leitor termina um capítulo e não sabe o que virá no próximo, ou seja, diferentemente de muitos livros em que você já tem ideia do que vai acontecer, Em chamas surpreende o leitor a cada novo capítulo.
Se vocês leram minha resenha de Jogos Vorazes sabem então que eu não tinha tomado um partido no que diz respeito aos garotos da série. Pois bem, vou explicar a minha situação de agora.
Como eu previa, neste segundo livro tem a concretização do triângulo amoroso entre a Katniss o Peeta e o Gale. Além disso, neste livro também tem muito mais sobre o Gale do que no livro anterior. Certamente, eu estava mega curiosa sobre este personagem e, para mim, ele prometia arrasar. Fico feliz em contar-lhes que o Gale é ainda mais apaixonante em Em chamas. Não sei se foi só eu mas enquanto lia JV tive um insight de que teria um aprofundamento sobre o personagem Gale no segundo livro e é exatamente isto que causa a formação/concretização do triângulo. Mas, entendam, embora eu adore o Gale – que é um personagem maravilhoso e ousado – também tem o Peeta – que é um fofo e que sempre está ali para melhorar a situação. Então a conclusão em que cheguei é: o Gale é uma graça e eu o adoro mas o Peeta é minha paixão nesta série. Odeio ter que tomar um partido e virar "team alguém" mas quem me conquistou arrebatou meu coração foi o Peeta, não tem jeito. Pode ser que alguma coisa aconteça no terceiro livro e eu mude para o lado do Gale, mas do jeito que o Peeta é incrível e quase nunca me decepciona, acho bem difícil.Se o papai noel me quiser me dar o Gale de presente eu fico feliz também!! *-*
Agora, parando de falar nos garotos do livro, vou falar dos outros personagem. No geral, adorei todos que deveria adorar e odiei o que deveria odiar – Presidente Snow. Mas quem roubou a cena mesmo foi o Haymitch. Eu não fazia a mínima ideia da história deste personagem e do que ele era capaz. Outro personagem que merece palmas é o Cinna. Ele já era fantástico em JV e agora em Em chamas ele é ainda mais incrível.
Certo, me empolguei um pouquinho - muito - e essa resenha ficou imensa. Mas então, só para terminar, espero ter mostrado para vocês o quanto essa série vale a pena ser lida. Os temas fazem o leitor refletir e além disso, se aventurar com a garota que desafiou a Capital. O livro é super bem escrito, cada detalhe tem um papel fundamental para o que virá pela frente e a autora sabe exatamente como deixar o leitor grudado ao livro. Mal posso esperar para ler o terceiro livro da série.

- Seria mais fácil se ele fosse uma pessoa fácil de odiar.
- Nem precisa dizer isso logo para mim - digo. - Se eu pudesse tê-lo odiado na arena, não estaríamos todos metidos nesta encrenca agora. Ele estaria morto e eu seria uma vitoriosa única e feliz da vida.
- E onde nós estaríamos, Katniss? pág. 199
- Se sentir atraído por beleza não é a mesma coisa que ser fraco - observa peeta - Exceto, talvez, no que diz respeito a você. pág. 225
- Então o que a gente deveria fazer nos nossos últimos dias?
- Só quero passar todos os minutos possíveis do resto da minha vida com você - responde Peeta pág. 258


24 comentários:

  1. TUDIBOM, e o ultimo livro da serie estraga tudo...
    hahahahaahhahhha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu amo essa trilogia (mesmo também só tendo lido dois), é incrível. A Suzanne tem um talento que com certeza poucos tem. Ótima resenha!

    Team Peeta! \o

    Beijos, Livros e Coisas Menos Incríveis.

    ResponderExcluir
  3. Eu ia até mencionar na resenha o que a Lívia disse até porque é a segunda vez que ela diz isso :O
    Agora to com medo de ler o terceiro :S

    ResponderExcluir
  4. Não li a resenha porque ainda não li JV...
    E Thay, eu coooooooooomprei o meu JV, viu?!
    Te digo depois o que achei!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahahaha MANO, minha amigo gostou mais do último livro, então eu ainda tenho esperanças q

    Concordo com praticamente tudo, Thay *-* Eu só acho que gosto mais do Gale que do Peeta, por algum motivo misterioso q

    Sim, o Haymitch... MEU DEUS, tem um video no youtube que você PRECISA VER. É dos jogos dele e pans, Jesus, é MUITO BOM.... vou ver se acho e te mando o link no Twitter *-*

    Ok, me empolguei hahahaha
    Ótima resenha <3

    Beijão, Thay!

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  6. Eeeeu ia ler auhauha, a resenha que digo né! Mas não li JV ainda, então to com medo de ler algo que nao queira uahuahuah

    ResponderExcluir
  7. Eu odeio quando me decepciono com continuações =/
    affs
    ainda não li essa série mas assim que puder vou comprar ^^
    beeeijos

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler essa série (triologia?)...
    O preço do 1° livro é bem salgadinho e até hoje não consegui comprá-lo ou vê-lo numa biblioteca...


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  9. Thais, vou confessar que não li a resenha, mas foi porque não queria pegar spoilers :S
    Estou louca para ler Jogos Vorazes antes do filme, difícil né? Porque acho que não vou conseguir ler depois de assistir asuhaus'
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais!
    Não vou ler a resenha porque ainda não li Jogos Vorazes >_<
    Mas quero muito ler!!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Thayy, gostaria muito de poder ler a sua resenha, mas tenho horror a spoiler e como você já avisou no comecinho eu prefiro nem arriscar a bater a minha vista em algo que possa estragar alguma surpresa para mim, ainda mais dessa série que eu estou louca para ler ^^

    Tenho medo até de ler a sinopse do livro quando vejo que é continuação, pois na sinopse invariavelmente contém spoilers do primeiro!
    Mas quando finalmente o ler eu volto aqui pra opinar rsrs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. KKKK nem precisa de ler para vê o que você achou do livro. Tô loooouca por Em Chamas e cada vez que eu leio mais uma resenha fico arrancando os cabelos :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Tá, não vou ler porque ainda preciso ler Jogos vorazes :( Quero muito ler esse série =D

    Bjs!
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Mara esse livro! =)
    essa série é diva, mesmo com a loucura do último! hauha
    bj

    ResponderExcluir
  15. Ainda tô lendo Jogos Vorazes, e acho que não deveria ter lido nem o começo da sinopse, haha. Mas estou gostando bastante até

    xx carol

    ResponderExcluir
  16. Quero muto conhecer esta triologia. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Oi Thay, tudo bom? Acredita que eu sou louco pra ler os livros da Suzanne? Ainda não li nenhum. Estou seguindo seu blog, está de parabéns! Também tenho um, dá uma passadinha lá depois.

    Igor Gouveia.
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Thay!!
    Quero muito ler essa série, não li ainda Jogos Vorazes, mas não vejo a hora de tê-lo em mãos já que os comentários a respeito foram super positivos.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  19. Não li a resenha por conta dos spoilers, mas to comentando, ae o/ Preciso ler o primeiro livro, ain ain. To enrolando pra ler.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  20. Quero muuuito ler jogos vorazes!!!!
    to meia atrasada hehe

    bjjs

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente, não li a resenha; não agora !
    Espero ler "Jogos vorazes" em breve; aí eu volto aqui !!!

    beijos Thay !

    ResponderExcluir
  22. Não li a resenha Thais, mas vi anota que vc deu.... Curiosíssima por esse livro.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  23. Preciso urgentemente ler Jogos Vorazes, mas pode deixar que eu volto aqui quando eu finalmente ler AHUSAHUSAHUSAHU Beeijos

    ResponderExcluir
  24. esse livro é o melhor comparado ao primeiro... sou louca e perdida por esse livro, e estou louca pra saber o que acontece no ultimo (ja até cho em pensar num final), tambem estou sintindo que Katniss vai ficar com Gale no final, sou super a vavor dos dois juntos!!" nossa tais essa seu resenha ta simplismente divina como na do primeiro!!"

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)