Resenha: Não sou este tipo de garota - Siobhan Vivian

Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.
Como o próprio título sugere, o livro é sobre a vida de uma garota. Por mais que pareça simples, todas as mulheres sabem que não é. Quando nos tornamos uma garota, tem tantas coisas pelas quais podemos decidir, tantas atitudes que podemos tomar, tantos caminhos que podemos rumar.. Mas não é fácil ser garota. Todas as decisões tomadas são essenciais e mesmo assim, não temos certeza de que funcionará. Natalie é decidida, valentona, não liga para os que os outros pensam. Está certa do futuro que a aguarda mas o maior problema de Natalie é que ela não quer deixar que as outras garotas sofram. Ela é protetora com a amiga até demais e parece ser aquele tipo de garota que não só está fazendo o seu futuro funcionar mas o futuro dos outros também. Ela acha que suas decisões são certas e que isso só trará benefícios. Mas o que Natalie não esperava era que seus princípios pudessem mudar rapidamente e que ser a líder mandona e controladora não era assim tão bom.
Desde os primeiros capítulos me identifiquei muito com a Natalie. Estou decidida do que quero para o meu futuro e tenho certeza de que se houvesse chance de ter alguma distração para mim neste semestre, eu tentaria ignorar. E é isso que a Natalie faz, ela ignora. Ela ignora as meninas populares e metidas, ignora os jogadores de futebol americano, ela ignora qualquer um que tente lhe fazer mal. Tudo isso para alcançar seu objetivo de ser uma boa presidente do conselho estudantil, de ser aceita em uma boa faculdade, de não decepcionar a si própria. Ela está certa de que neste ano decisivo para ela, garotos são a sua menor preocupação. Mas infelizmente, para outras garotas não são. Como disse antes, Natalie se sente na obrigação de ajudar as outras garotas a verem que não precisam de garotos, que não precisam ser tratadas como objeto sexual. Mas o que Natalie não esperava era que, por ironia do destino, iria se envolver com o tipo de garoto que menos esperava: um atleta. E pior, ele não só era atleta como também melhor amigo de um dos caras mais idiotas da Academia Ross. Natalie não sabia como mas Connor mexia demais com ela.
Já podem imaginar que depois disso a vida de Natalie mudou completamente né? Ela, que tentava mostrar às outras que os garotos da escola só viam elas – garotas – como objeto sexual, se envolveu logo com um garoto da escola. E de repente, a garota certinha, a melhor aluna da escola, a que estava decidida ter um futuro brilhante, começa a mentir e chega até mesmo a se atrasar para o SAT – uma prova muito importante para ajudar a entrar em boas faculdades. Com sua mania de achar que estava sempre certa, conseguiu perder a sua melhor amiga – Autumn – e até virar motivo de fofoca na escola. E então ela já não sabia mais quem era, que tipo de garota era, e o que seria do seu futuro.
No início da leitura achei que a amizade de Autumn e Natalie era magnífica mas conforme fui lendo, percebi porquê Natalie ajudara Autumn na fase mais difícil de sua vida. E creio que muitos que lerão este livro acharão Natalie controladora e sabichona, mas eu totalmente entendi ela. Ela planejava seu futuro e tentava ajudar as outras para que não houvesse sofrimento nem frustração e mesmo com ela tentando evitar este tipo de situação, acabou acontecendo. Ser adolescente não é tão simples e por mais que tentamos fazer tudo certo, em algum momento algo vai nos atingir e o que se espera é que consigamos superar esse obstáculo e tantos outros que virão. A autora mostra situações comuns na fase da adolescência e aborda este tema na visão de uma garota que faz de tudo para evitar que este tipo de situação aconteça com ela. E acho que foi isso que me fez ler o livro tão rápido. Estou passando por esta fase e, mesmo sabendo que o livro é pura ficção, eu esperava poder encontrar uma resposta para os meus problemas. Acho que por causa da grande expectativa que tive durante a leitura, o final não me pareceu o ideal. Sei lá, eu esperava algo mais profundo e que mostrasse que a Natalie se encontrou. Mas não, parecia mais do tipo “deixa a vida me levar”. Sei que a personagem sofreu várias transformações e não discordo de nenhuma delas mas acho que o final poderia ser melhor.
Adorei a narrativa e gostei muito dos temas abordados pela autora, afinal são coisas típicas da adolescência: insegurança, escolhas, aceitação. E embora eu tenha esperado um pouco mais do final, gostei do livro e acho que é ideal para adolescentes que estão tentando se descobrir.

20 comentários:

  1. Não sou mais adolescente há um tempo, mas ainda estou tentando me descobrir rs HAHAHA Vou começar a ler esse livro em muito breve *-*
    Adorei a resenha.

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  2. UAU! Adorei sua resenha! Eu já estou querendo ler esse livro só pelo capa, que achei maravilhosa e até muito mais bonita do que a original. Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler essa história! Natalie parece ser uma protagonista bem diferente e adoro os temos que o livro aborda! Enfim, às vezes eu sinto o mesmo que vc, que alguns finais não são ideais, os melhores.. mas espero aproveitar bastante a leitura de Não sou este tipo de garota! :D

    Beijinhos, flor :**

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh... eu quero tanto esse livro!!! *_*

    ResponderExcluir
  4. Oi ..

    Não sei o que esperar exatamente desse livro. A editora mandou o kit surpresa para mim e logo logo vou começar a leitura. Como eu já disse, não tenho muitas expectativas, mas vamos ver né, só lendo vou descobrir se gostei ou não.

    Com a sua resenha eu já pude ter mais ou menos uma ideia sobre a história, do que se trata, etc. Mas repito, não sei se será o meu tipo de livro, rs.

    Sua resenha ficou ótima.


    Beeijos,
    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É, acho que a Natalie é totalmente parecida comigo. Adorei a resenha. É uma pena que nem sempre temos o final que esperamos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Com você descrevendo a Natalia eu me identifiquei em algumas coisas, as vezes tenho aquelas manias de ser sabichona e sair dando conselhos e brigando com todo mundo. Com certeza esse livro pode ser para mim, vou adicionar na minha lista de próximas leituras. Obrigada pela resenha. Beeijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thay :)

    Eu achei esse livro lindo, e ele é minha próxima leitura :)
    Apesar de ser um livro bem Teen, acho que vou adorá-lo :)


    Beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  8. Olá, Thay!
    Pelo que eu pude perceber na sua resenha o título do livro tem tudo a ver com a história e também me identificaria com a história de vida da personagem.
    Quero muito ler este livro!
    Quem nunca gostou de um cara popular da escola e/ou faculdade? rs
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de receber esse livro da Novo Conceito, estou louca pra ler!
    Adorei a resenha, bjs! ;*

    Abbs;
    http://entrelinhas.org

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Eu quero!
    Puts, já tava querendo ler quando vi que a editora ia lançar. Mas agora, ai ai, eu quero mais ler ainda.
    Parece ser até que legal, mais as vezes me decepciono rs.
    Acho que me identifico um pouco com a protagonista. haha

    Beijos*;

    ResponderExcluir
  11. não tenho muitas expectativas do livro, não me interessou. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Sei lá, não me interessei sobre esse livro não. :X
    Costumo fugir de leituras extremamente adolescentes... uashsausahsauh.
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Parece ser uma graça, mas não estou com a expectativa tãooo alta =)

    um bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi Thais!!
    Esse livro parece ser legal, mas não estou com muitas expectativas ^^
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Cheguei atrasada mas cheguei \o/ hahahahaha
    Eu adorei sua resenha *-*
    Acho que você se identificou bastante com o livro, que fofo *-* O final... não sei, acho que como eu falei, como já passei por essa fase eu nem me prendi muito a ele, eu achei bonitinho e fim hahahaha

    Beijão, Thay! =***

    ResponderExcluir
  16. Oie Thay!
    Não esperava que o livro fosse de uma menina um tão madura, o que foge um pouco dos livros desse gênero.
    Pelo fato da personagem ter um foco, ambições.. por suas características, me chamou bastante atenção, até uma certa admiração por ela ser tão decidida! (coisa que eu não sou =x)
    E é tão bom lermos um livro e nos identificarmos tanto com ele, esse não seria meu caso, infelizmente.
    Mas a leitura deve ser muito boa!
    Um livro que traz uma personagem um pouco madura e que nos faz refletir em suas atitudes, e até mesmo nas nossas.
    Gostei do livro!
    Bela resenha, Thay!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei do livro, mas mesmo lendo sem expectativas senti falte de alguma coisa. E a Natalie me irritou muiiito várias, e várias vezes. :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  18. Eu li esse livro e achei razoavel, mas a capa é linda, adorei seu blog é fofo, dica da uma separada em cada paragrafo porque assim, o texto parece enorme e cansativo. Parabens.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Gosto de livros assim, e pelo que contou parece ser ótimo. Não conhecia.
    Essa coisa da garota ter um foco e aparecer um carinha para tirar a atenção dela, é bem o estilo que me prende até o fim!
    Ótima resenha Thay, certamente lerei quando tiver a oportunidade. Valeu pela dica!
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  20. esse livro deve ser tudo de bom to louca pra comprar ele, pena que eu ainda não achei !!
    eu fiquei fasinada quando vi a capa e quando li aresenha eu disse esse livro deve ser tudo""
    adoro esses tipos de livros!!'

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)