Resenha: Pequeno Irmão - Cory Doctorow

Sinopse: Marcus, pseudônimo “w1n5t0n”, só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona — inclusive como passar a perna nele. Esperto, rápido e escolado no mundo da internet, Marcus não tem problema nenhum em enganar os sistemas de segurança da escola. Mas sua vida muda totalmente quando ele e os amigos são presos pelo Departamento de Segurança e levados a uma prisão secreta onde serão interrogados. Lá fora, São Francisco sofre um gigantesco ataque terrorista. Agora, cada cidadão é tratado como um terrorista em potencial. Ele sabe que ninguém vai acreditar na sua história, então só lhe resta uma opção: derrubar o sistema com as próprias mãos. O livro de Doctorow, best seller do New York Times (que avaliou o livro como uma “leitura incrível”), chegou a ser comparada com o clássico 1984, de George Orwell. Pequeno Irmão já foi traduzido para diversas línguas e os fãs são tantos que, pela internet, circulam campanhas de arrecadação de fundos para que o livro seja traduzido em idiomas menores como o birmanês e o esloveno. Cory Doctorow é um dos editores do site Boing Boing, que já ganhou por duas vezes o Weblog of the year.

Pequeno Irmão é um livro excelente e que surpreende o leitor a cada novo capítulo. Acho que pela capa não dá para passar muita informação sobre o livro, então, vendo apenas a capa, eu não sei se compraria. Mas, depois que eu comecei a ler, foi impossível parar. É daquele tipo de livro que você não tem a mínima ideia do que se trata e quando você percebe, as suas expectativas foram superadas.
O livro conta a vida de Marcus, um adolescente de 17 anos que ama a tecnologia e que sempre pensou que isso poderia ser usado ao seu favor. Mas, depois de um suspeito ataque à uma ponte de São Francisco, Marcus é levado como “preso” para um lugar que ele nem sabia que existia. Lá, fazem ele ser humilhado além de ameaçar pegá-lo novamente. Quando consegue sua liberdade, Marcus percebe as mudanças que aconteceram em sua cidade. É então que ele decidi agir usando todos os seus conhecimentos tecnológicos para manter a sua liberdade de expressão.
Bem, eu realmente não esperava que esse livro fosse tão bom. Mas, de verdade, é bom quando você é surpreendido pois você percebe que não pode julgar um livro antes da leitura. E assim aconteceu com Pequeno Irmão. É um livro extraordiánario e que, mesmo tendo termos que eu não conhecia – não sou nerd, pessoal -, é possível ter um bom entendimento. Acho que vocês devem estar se perguntando que tipos de termos o autor usa? Bem, são termos da informática e que, eu, não conhecia. Mas, durante a leitura, o próprio Marcus nos vai explicando então, no final do livro, percebi que descobri muitas coisas que eu nem tinha ideia do que eram. Além disso, os personagens são bastante cativantes e a estória é super bem contada. É, realmente, uma leitura super agradável e que resulta em um conhecimento maior sobre segurança e tecnologia. De fato, a ideia do livro foi genial. O autor sabe trabalhar os fatos e criar um enredo que prende o leitor do início ao fim.
Gostaria de agradecer à editora Galera Record por me dar a oportunidade de conhecer este livro maravilhoso, e parabenizar pelo ótimo trabalho que fizeram tanto na tradução quanto na diagramação e capa. Espero que vocês tenham gostado da resenha e tenham se interessado pelo livro. Com certeza, é um livro super recomendado.


21 comentários:

  1. Eu to morrendo pra ler esse livro desde que li uma resenha no Restaurante da Mente, acho *-* E agora a sua só me animou mais ainda *---------*

    Realmente, não sei se pela capa e título é um livro que eu compraria, mas o enredo em si parece ser genial :D

    beijão, Thay! =***

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  2. Também não compraria pela capa, parece livro infantil, mas depois que li a sinopse AMEI! E sua resenha me deixou com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  3. Não imaginei que o tema do livro fosse esse!
    Vemos que a capa engana, né?! Eu sempre compro pela capa... ia perder a oportunidade de ler esse livro que, segundo sua resenha, parece muito BOM!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  4. Não tinha vontade de ler esse livro não (e nem foi por culpa da capa sauhasusah), mas sua resenha me trouxe uma nova visão dele. Agora fiquei curiosa :)
    Quem sabe um dia, se eu tiver oportunidade.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Thay!

    Eu adorei esse livro, cansada de sobrenatural esse é um livro que reflete a tecnologia e seus furos de segurança, muitoooo legal!
    Ótima resenha!



    Beijos!
    http://www.viajenaleitura.com.br/
    @ViajenaLeitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Thay!

    Adorei sua resenha. É a segunda desse livro que leio hoje, bem tô com muita vontade de ler pois as duas foram positivas. Sou um pouquinho nerd e terei algum conhecimento sobre os termos, mas temo que tenham vários que eu nem saiba o que é. Mas mesmo assim tá na wishlist.

    - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá Thay!

    É a quarta resenha que leio desse livro! Estou louca por ele @_@ E é uma temática que super gosto :3 Preciso dele agora, na verdade, quando arrumar money ç_ç KUSHDUKSHDKUSD Adorei a resenha

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  8. Oi!!

    Tem selinho para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com/2011/08/selinhos-e-memes-1.html

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Hey (:
    Ainda não conhecia esse livro, como assim? D: UAHSUAHSU Sou super bem informada, claro Q Adorei sua resenha, me interessei pelo livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. Thay é muito bom quando a gente se surpreende positivamente com um livro! Parece ser bem bacana! Ihh não entendo nada desse mundo obscuro da informática, bom que também você aprendeu né? rs
    Beijos
    Delírios de Salomé
    http://deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Thay :D

    Adorei tua resenha! Já tinha lido outras, e tô percebendo que os comentários estão super positivos! Galera em peso gostando do livro!
    Curiosa pra ler!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  12. Oi Thais!!
    Esse livro parece ser bem legal! Me lembrou do livro 1984, onde havia o "Grande Irmão" que observava todos... :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. adoro quando um livro me surpreende! *_*
    e esse parece ser assim mesmo
    Quando li a sinopse outro dia fiquei meio 'sobre o que mesmo?' haha

    é mais legal assim!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, seguindo o blog, segue o meu também?

    Caah Oliveira - Open Mind (www.openmindbook.blogspot.com)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. É, não dá para julgar mesmo um livro pela capa... rsrsr' Gostei da resenha, adoro temas relacionados a tecnologia, a ficcção científica... Acho muito legal :D

    Beijos, Pam
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Hey, Thay!

    Hmmm... talvez eu leia, mas confesso que não tenho muita vontade por enquanto. =P

    Beijinhos e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  17. Oie...a capa deste livro não me chama atenção, não tem jeitooo, hehehe. Mas as resenhas que leio são ótimass, inclusive a sua! Adorei!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  18. O título "pequeno irmão" me lembrou o filme "irmão urso", hehe, nada a ver mas tudo bem. Não me interessou muito não, mas não posso dizer que não leria, já disse isso de alguns outros livros e me arrependi de não ter lido antes.
    ;*

    ResponderExcluir
  19. Realmente a capa e o título nunca me fariam comprar ou ler o livro, mas sabendo do que se trata já penso diferente. A estória parece ser bem legal, fiquei bem curiosa para saber o que acontece, e sem contar que adoro coisas que envolvam "nerdice", mesmo não sendo nerd e não tendo muuitos conhecimentos na informática.

    Enfim, adoraria poder ler o livro um dia.

    Beijoos
    Lehh, Animus Book
    http://animusbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Primeira resenha sobre esse livro que eu paro para ler. Realmente acho que a capa não passa muita coisa, para falar a verdade achei ela meio feinha, mas confesso estou louca para lê-lo, espero em breve ter a oportunidade. Enfim, adorei a resenha xD

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  21. Acho que se eu visse esse livro pela capa eu não compraria, acho que me lembro uma história infantil.. não sei porque. Mas depois de ler a sua resenha minha opinião mudou totalmente, fiquei curiosa para ler. Espero que eu me surpreenda tanto quanto você, obrigada pela resenha. Beeijos

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)