Resenha: A garota da capa vermelha

Sinopse: O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.
Diferentemente do que acontece normalmente com os outros livros, A garota da capa vermelho foi escrito baseando-se no filme o que tornou tudo diferente. É comum encontrarmos livros que tiveram uma versão adaptada para o cinema e, quase sempre, as adaptações não são assim tão fiéis aos livros. Mas, como este foi escrito baseando-se no filme, ele é muito fiel ao filme.
Vocês devem estar achando que o livro é um roteiro do filme mas não é. A autora escreveu durante a gravação de Red riding hood e ela pegou cada detalhe do cenário, cada detalhe dos personagens e botou no papel de um jeito que nos leva a pensar justamente igual ao filme. Essa é a minha primeira experiência com livros baseados em filme e pelo que pude ver acho que deu certo. Vi o filme antes do livro e quando li consegui visualizar tudo com mais facilidade.
Claro que não é tudo igualzinho, tem algumas coisas diferentes como por exemplo o início do livro. Não sei se vocês viram o filme mas começa com a Valeria e o Peter ainda crianças e depois mostra uma cena deles dez anos depois e isso me levou a pensar: Poxa, que legal, eles são amigos desde sempre. Mas no livro a autora escreveu uma parte que foi explicando justamente o que ocorreu neste tempo de dez anos. Ela mostra o que aconteceu com Peter e que eles - Valeria e Peter - ficaram um tempo separados. E, por incrível que pareça, este espaço se encaixa perfeitamente no filme também, embora eu tenha achado que ficou meio chato. Acho que porque vi o filme antes achei mais legal a ideia de que Valerie e Peter cresceram juntos, mas enfim, não posso deixar de admitir que a ideia da autora se encaixou super bem no contexto.
Achei essa capa tão fofa *-*
Durante a leitura pude pegar mais detalhes dos personagens e, embora eu já soubesse quem era o lobo, eu vi novamente as pessoas que se encaixavam no papel de suspeito. E é tudo tão rico em detalhe que muitas vezes no filme pode passar despercebido. Desde uma fala, até um gesto, um olhar.. A autora com certeza fez um ótimo trabalho com os personagens, aprofundando um pouco sobre suas vidas e seus passados.
Entretanto, o final me deixou meio angustiada. Novamente tenho que falar sobre o filme então me desculpem se vocês ainda não viram mas fiquem sossegados que não irei contar o final. É o seguinte. Não sei se vocês – que viram o filme – perceberam mas tem dois finais diferente. Um final foi o do cinema e o outro final do DVD. Sinceramente, quando assisti ao final do DVD comecei a xingar e resmungar, porque, OMG, o que foi aquele final? Eu definitivamente apreciei mais o final que passou no cinema mas, no livro, o final é muito semelhante ao do DVD - o que deixou tudo muito sem graça. Então, resumindo, não fiquei muito feliz. Além disso, foi uma tremenda sacanagem da editora ter tirado o ultimo capítulo do livro só para fazer as pessoas assistirem no cinema. Eu vou ter que imprimir o último capítulo porque não suporto a ideia de ter meu livro sem um final – embora eu realmente não tenha apreciado muito o final. Mas enfim, ouvi muita gente dizendo que não leria porque o livro não tem final então quero esclarecer uma coisa. Tem sim um final só que ele está disponível no site da editora e ele não foi colocado no livro justamente para fazer as pessoas irem ao cinema para descobrir quem era o lobo.
Bem, o final e o começo foram as únicas partes do livro que não me agradaram tanto mas fazer o que né. Vou dar nota quatro porque adorei o jeito que foi escrito e por ser tão fiel ao filme. Acho que vocês deveriam assistir ao filme e ler o livro. Aliás, assistam os dois finais do filme porque tem um que é bem melhor. Particularmente, adorei o jeito que adaptaram o conto da Chapéuzinho mas a única coisa mesmo que achei ruim foi esse negócio de dois finais – no filme - sendo que um é muito ruim - e não fui a única a achar isso. Se vocês ainda não se convenceram sobre o filme, assistam, porque tem o fofo do Shiloh Fernandez – todo lindo de preto e com a cara de mau que eu adoro *-*. Vou deixar o trailer do filme para vocês verem ok? Beijos!!



18 comentários:

  1. Nossa.. faz tempo que quero esse livro!!
    Mas não sei pq, ele sempre vai ficando pra depois! srrsrrs

    Adorei a resenha linda!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro na época do lançamento e até hoje não li, mas é que acabei desanimando com algumas resenhas que encontrei por aí... E tb só vim saber que ELE era adaptado do filme (e não o contrário) depois que comprei rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu não me interessei nem um pouco por esse livro? Confesso que lá na estande da iD na Bienal eu só não perguntei o preço deste e de Elixir (que também não me chamou a atenção), estranho, né?
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Thaís! Estou ansiosa para ler A Garota da Capa Vermelha. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sempre quiz ler esse livro! Mas o preço dele não abaixa nunca hahaha
    Nem assisti o filme também, pensei que o filme tivesse vindo do livro... Agora vale a pena eu assistir o filme antes de ler o livro né, não vai fazer tanta diferença assim!

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Tahy, já vi o filme, mas ainda não li o livro, apesar de tê-lo. Realmente, publicar o livro sem o último capítulo foi uma ideia muito estúpida. Na época eu vi várias pessoas reclamando. Sacanagem!
    Mas então... confesso que não achei o filme grande coisa. É legalzinho, mas só isso. Eu poderia ter passado muito bem sem assistir... rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acredita que eu li o livro, não vi o filme e NEM peguei o final pra ler? VOU FAZER ISSO NOW.

    Sério, muita mancada eles deixarem sem o final, pqp. Não sei até hoje com é o lobo hahahahahahaha

    Enfim, gostei muito da sua resenha, e também achei a adaptação muito criativa \o/

    Beijão, Thay!!

    Ju
    http://julianagiacibelli.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Eu já li esse livro e assisti ao filme (: Gostei bastante dos dois.
    É esse negócio do dois finais ficou estranho mesmo :/
    Parabéns pela resenha :D

    Abraços,
    Yago.
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que este livro era baseado num filme...interessante...e que bom que isso não prejudicou o livro..quero dizer.. a autora soube passar para o papel cenas em movimento do filme..gostei da resenha. bjuss

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme e adoooorei! Mas não vi o final do DVD D: Pq eu não tenho o DVD, todoschora/
    O livro eu ainda não tive oportunidade de ler... nem sabia dessa historia de tirar o final pra descobrir no filme D; aaah, isso não existe. Foi um puta golpe comercial da iD :S :S Já num tenho muitas... hm... coisas legais pra achar dela >< Enfim, auahuah!
    Eu quero muito ler esse livro apesar de tudo :P

    ResponderExcluir
  11. Oi Thay :D

    Ainda não li o livro (tenho ele, mas não li) nem vi o filme...
    Te confesso que quando soube que o último capítulo não tinha no livro não gostei muito... Tenho certeza que quando ler, vou imprimir!

    Adorei a resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  12. Oi Thaís :} Assisti o filme e não gostei muito :~ Esperava muito mais dele, o livro deve ser bem legal. Apesar do desastre (que eu achei) do filme, ainda quero ler o livro.

    Igor Gouveia
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. vou assistir só por causa do ator huaha
    ai ai, sou dessas!
    quero ler o livro, mas já me falaram que é frustante e tals! =x

    bj

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha Thais!
    Ainda não li este livro. Mas ele está na minha listinha de desejados há tempos.. rsrs

    ResponderExcluir
  15. Hey (:
    Eu já li o livro e gostei também, é legal. O filme eu ainda não vi :x Preciso ver logo, ain ain. Ótima resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Confesso que esta história do final me desmotivou um pouco em relacão ao lvro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Nuss!

    Não sabia que ele era adpatado do filme! *o* Eu sempre quis comprar esse livro, pq eu acho lindo a capa dele e tal. mas cara, é muito, muito, muito caro. É o tipo de livro que eu posso esperar para comprar mais barato. Ai eu desanimei, e acabei nao comprando e nem assistindo o filme!

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha lido esse livro a um bom tempo, nem lembro quando foi.
    Eu até que gostei dele, muito mais que o filme. No livro tem muitos mais detalhes, então prefiro ele. Mas o filme é bem legal também.

    A capa original é bem feiinha rs, pelo menos eu achei. Você mesma achou ''fofa''. Não sei, prefiro mil vezes a da capa do filme.

    Beijos,
    Amanda do Book and Cupcake *;

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)