Resenha: A Esperança - Suzanne Collins

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.
Resenha sem spoilers

Se você está esperando que este seja um livro com um lindo final feliz onde tudo fica bem, sinto muito dizer que você está enganado. Se tem uma coisa que “A Esperança” não tem é esperança. Aliás, ainda estou muito revoltada com o título que a editora Rocco colocou no livro. Mas, voltando ao assunto principal, só posso dizer que este último livro da série é mil vezes mais tenso que os anteriores. Então, se você achou que os anteriores tinham uma grande tensão é porque você não leu este ainda.
Não vou contar o que ocorre e nem vou contar como começa o livro porque sei que tem muitas pessoas que não leram Jogos vorazes e/ou Em chamas e o meu objetivo é falar desse livro sem soltar nenhum spoiler então espero que dê certo.
Então, neste livro muitas coisas são aprofundadas, desde as histórias dos personagens principais a até alguns personagens secundários como é o caso do Finnick e Haymitch. Mas, com certeza, o trio é o mais explorado pela autora, para mostrar um lado dos nossos queridinhos – Katniss, Peeta e Gale – que não víamos nos livros anteriores. Em “A Esperança” não vi mais a Katniss heroína dos livros anteriores mas sim uma Katniss vingativa, raivosa e impulsiva que nos surpreende a cada novo capítulo. Bem, de fato isto é o melhor da série: as surpresas. Pode ser que um evento ou outro os leitores já tenham ideia do que possa acontecer mas ainda assim a autora nos surpreende sempre. Quando cheguei no final do livro e tinha algo importante para acontecer eu já pensava “ixi, a Katniss não vai fazer o que acham que ela vai fazer”. Gostei do jeito que a autora explorou, neste último livro, as sensações da Katniss em relação ao que está acontecendo e não me restam dúvidas de que este último livro da série é o que mais passa sensações reais do que está acontecendo. E, realmente, é tudo muito real e palpável e, o jeito que a autora escreve faz o leitor sentir isso. Só que não é nada bom. Na verdade, é horrível. A autora soube explorar muito bem os detalhes e fazer com que o leitor entrasse naquele determinado ambiente com direito de até sentir tudo o que a Katniss sente. A Suzanne é um gênio e é tão surpreendente quanto a nossa protagonista.
Além da Katniss, outros personagens mostram seus lados obscuros e um exemplo é o Gale que se mostra determinado a fazer parte desta guerra e acabar com a Capital. E, quando digo que ele está determinado é determinado mesmo. Ele faz coisas muito ruins e, de certo modo, sei que a autora fez o certo mostrando-nos esse lado ruim dos personagens. Até porque Hunger Games não é um livro bonitinho de conto de fadas, é um livro sobre uma sociedade distópica e se ela não tivesse escrito o que escreveu não estaria condizendo com o tema principal. Mas acho que o Gale nem foi assim tão inesperado quando ao que aconteceu com Peeta. É tão, mas tão horrível que você não acredita que está lendo aquilo. O Peeta fofo dos livros anteriores se foi e no lugar dele restou um Peeta confuso e “envenenado” pela Capital. Então, acho que vocês já perceberem que o romance nesse livro é meio escasso.
Ainda estou meio que em estado de choque e acho que foi por isso que demorei tanto para terminar de ler. Não queria terminar. Não queria ler o que eu li. Com certeza é o livro mais sério, tenso, cheio de sofrimento e angústia que eu já li na minha vida. E, como se isto não bastasse, a autora sabe exatamente como fazer o leitor sentir tudo isso. É um livro surpreendente – mesmo, de verdade – que exala raiva, vingança, tortura, morte, tudo o que há de mais ruim na face da terra. Então, quando eu disse que não é um livro bonitinho, acreditem em mim porque não é mesmo!
Então, para finalizar, quero dizer para vocês que a nota que estou dando não é pelo fato de eu ter ou não gostado do livro mas sim pelo modo como a autora terminou esta jornada, que, cá entre nós, foi espetacular. Embora o livro tenha tido cenas horríveis e um final diferente do que eu imaginava, faz o leitor refletir muito e, acreditem se quiser, tirou até o meu sono durante a noite. Mas, o que mais fiquei pensando depois da leitura foi “Como vou ter coragem de reler isso um dia?”. Talvez, quando eu tentar reler eu esteja mais preparada psicologicamente e entenda melhor o motivo da autora ter escrito o que escreveu mas, no momento, sinto em dizer que não estou pronta para reviver tudo isto de novo. Sei que foi uma ótima leitura para dar um tempo nos finais felizes de sempre mas eu não acho que estava preparada para este livro. Aliás, acho que ninguém está ou esteve preparado para este final. Então, o que me resta a dizer é que vocês que ainda não leram a série aproveitem cada momento dos dois primeiros livros e tentem se preparar para o terceiro. Nesta luta contra a Capital nem tudo são flores – a não ser as rosas do Snow.

Sou o pássaro de Cinna, inflamando, voando freneticamente para escapar de algo inescapável. As penas flamejantes que crescem de meu corpo. O bater das asas apenas faz com que as chamas se movam. Estou me consumindo, porém indefinidamente.

28 comentários:

  1. bah fui atrás de jogos vorazes na feira do livro da minha cidade e acredita que não tinha?? tinha esse ai, mas o primeiro foi tudo :(( to loca pra ler!!!!

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler Jogos Vorazes logo :/ e Em Chamas e Esperança, ai meu Deus, tô atrasada. HAUHAUAH
    Sua resenha só aumentou minha vontade de ler!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O títulos é realmente horrível, não gostei mesmo! Mas estou bastante ansiosa pelo final, já li alguns spoilers sem querer, mas eles só me fizeram querer ler ainda mais esse livro.

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  4. Olha não li a resenha pra não pegar spoiller. Essa é uma trilogia fantástica! Eu só li o primeiro livro e me apaixonei, quero muito ler os outros dois.

    ResponderExcluir
  5. AI QUE MEDO DESSA RESENHA, THAIS. hahahahahahaha
    Sério, agora quando eu tiver o livrp, vou ficar toda tensa ><" hahahaha

    Mas acho que eu já me preparava para um final não-feliz.... ai, sei lá, tô tensa agora ><" hahahaha

    A resenha ficou tão boa que enquanto eu li, até comecei a roer as unhas aqui, juro. Deu pra sentir a sua angústia, mulher!

    Preciso desse livro, não vejo a hora de ler *-----* - e vou me preparar psicologicamente o_o

    Beijooo!

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  6. awwwwwwwwwn, que agonia. HUAHAE Eu to loouca demais pra ler essa série! Esses dias mesmo saiu promoção no submarino, 50 reais os três, enlouqueci ç_ç'kkkk. mas não tinha pra comprar D: awn. kkkk, preciso ler mesmo, logo logo logo @ hahahaha :P

    Beeeijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comprei A Esperança , agora pretendo ler Em Chmas pra ver como essa historia maravilhosa termina!!! Amo a série, acho inovadora bjnhos Pri

    Pri e Os Livros

    ResponderExcluir
  8. ainda não li nenhum da série, mas já vi muitas resenhas falando que esse é o melhor *_* ahhhhhhh =x eu quero uhauhsahusuhauhsauhshua
    beijos
    ;*

    http://thislovebug.net/macchiato

    ResponderExcluir
  9. ameiiii ler esta trilogia, simplesmente foi perfeita pra mim, e a esperança ( odeio esse nome) me deixou c trauma..rsrsrs depois ñ consegui ler nenhum livro, queria mais..=( nossa o peeta realmente está mudado, ñ pq queria, o q ele passar nossa tinha horas q eu queria q a autora tivesse matado ele..rsrsrsr

    ResponderExcluir
  10. Eu nao gostei do livro, achei que a autora estragou tudo. Sim, ela descreveu uma guerra da forma que uma guerra realmente eh, sangrenta, injusta, etc etc. Mas nao foi por isso que eu nao gostei, afinal a escrita da autora eh impecavel. Eu nao gostei pq a Katniss desse livro nao eh a mesma Katniss dos livros anteriores, essa foi uma Katniss egoista, fraca. E a forma como a autora fez o "fim" para Gale... ele jamais desistiria dela do jeito q ela escreveu. E o fim... tristeza pura, mas eu ate entendo.
    Por isso eu repeti varias vezes: esse livro podia ter qualquer titulo menos Esperanca, pq oq mais falta nesse livro eh esperanca.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, mas uma na depressão Pós-Mockingjay AHUSHAUHSUAHUSA oh-uh, o que piora tudo é que o sofrimento é tão grande que você não consegue nem chorar, fica aquele vazio e o sabor de um fim. Ugh. E o que aconteceu com o Peeta... Só acho que ele poderia ter sido mais explorado :/
    Beijos,
    Jups | Booksworld

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li ''Em Chamas'' (eu já tenho, mas não me sinto ainda ''preparado'' para ler ele), e saber que em ''A Esperança'' (Risos Eternos para este titulo) e o livro mais tenso dos três já me deixa com um forte frio na barriga. Na verdade, foi esta a sensação que tive ao ler a sua resenha... Foi como se eu já estivesse lendo o livro.

    Confesso que já estou em Choque por coisas que ainda nem sei... Graças à sua Resenha!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu não li Jogos Vorazes ainda :3 Por isso não sei o que esperar dos outros livros e etc... Mas, gostei da resenha, muito bem feita! Fiquei super curiosa para ler a série :) Já estou seguindo! Beijos, doceescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu não li Jogos Vorazes ainda :3 Por isso não sei o que esperar dos outros livros e etc... Mas, gostei da resenha, muito bem feita! Fiquei super curiosa para ler a série :) Já estou seguindo! Beijos, doceescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu quero ler toda a série de Jogos Vorazes ainda, mas ta difícil conseguir dinheiro pra comprar. Quem sabe no próximo mês?
    Parabéns pela resenha! E adorei o blog, já to seguindo!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Concordo totalmente com o que você disse, ninguém está preparado para ler esse livro... mas, diferente de você quero relê-lo o mais rapido possivel! pra mim, a estória passou tão rapidamente que a sensação é de que ainda não acabou. Então, vou precisar de uma segunda leitura pra conseguir digerir realmente o que aconteceu =/

    ResponderExcluir
  17. HAha
    ainda não li nem o 1º!!
    Mas achei engraçado esse contraste entre o livro e o titulo dele!! Como assim sem esperança?? rs

    Poxa, eu sei que todo mundo ama essa série, mas ainda não tenho AQUELA vontade de ler - o que é bom pq tenho mt coisa pra ler... e pelo modo como todos a tratam deve ser o tipo.. precisa-ler-tudo-de-uma-vez!

    Bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  18. Não li a resenha, já que terminei Em chamas a pouco tempo e não quero estragar A esperança. Estou com medo do que esperar, acho que vai ser um baque. :(

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro da série, pelo que vejo deve ser ótimo.
    Quero ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Thais!
    Ainda não li os livros dessa série, mas fiquei feliz em saber que você gostou do final. Assim me animo para ler!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Thay, como não li JV ainda, não li a resenha tá?!
    Espero conseguir ler em breve!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  22. Thay, não li a resenha, porque ainda não lia série. Já tenho JV e não vejo a hora de começar a ler *-*
    Beijos
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Vamos ver se dessa vez eu tenho sorte! rsrs


    Pelo que parece, o título foi mesmo bem inadequado. Em que estavam pensando? rsr Eu ainda não li nehum, mas tenho a esperança de encontrar uma boa promoção e conseguir comprar a série inteira de uma vez. Cada vez eu fico mais curiosa!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  24. Eu vi que não tinha spoilers, eu vi. Mas não li, sério UASHAUHSAUS Tenho medo de qualquer coisa que possa atrapalhar minha leitura de Jogos Vorazes, tenho pavor UASHAUHS Mas a resenha deve estar ótima, aposto <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  25. Olá, Thay!
    Sinceramente, mesmo sem ter lido ainda nenhum livro da série, também concordo que o título não foi nada apropriado para a história. Quer muito acompanhar a série, pois só tenho visto ótimos comentários a respeito pela blogosfera.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  26. Essa é uma das séries que eu mais quero ler, mais infelizmente não arranjo tempo para tantos livros,to adorando seu blog.
    @alef_dp
    http://adpiagge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li nada dessa série O.o
    Como assim, né?!
    Quero muito ler, porque todo mundo fala super bem *-*

    ResponderExcluir
  28. Thaaay, vim ler tua resenha porque acabei de ler Em Chamas, baah, estou com muito medo de ler mas muuuito ansiosa também, quero tanto Peeta e a Katniss juntos *-* mas to com medo hehehe ai meu deus, o negócio é ler né... Bjoos

    Beijos Lu.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)