Resenha: Morte e vida de Charlie St. Cloud - Ben S.

Sinopse: Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.

Thanks God eu ainda não tinha visto o filme. Mas de certa forma de nada adiantou já que quando eu estava na metade do livro me deu vontade de assistir e foi o que fiz. Resultado: travei na leitura. Fiquei dois dias seguidos sem encostar no livro.
Geralmente eu curto um spoiler – dependendo do grau de importância desse spoiler – mas foi muita burrice ter assistido ao filme até porque este livro faz parte do grupo de livro que eu não tinha ideia do que iria acontecer então o filme totalmente estragou minha leitura. Mas, apesar disto, e de ter ficado dias sem ler o que consequentemente atrasou muita coisa por aqui, eu gostei muito do livro.
Não sei se é porque tem um tema bem espiritual ou porque tem um romance no meio mas só sei que fiquei muito tocada com a estória. O autor escreve tudo com tantos detalhes e o jeito que ele escreve.. principalmente o prólogo e o epílogo, faz o leitor refletir e perceber que esta é a realidade e, sem dúvidas, o autor acaba nos ensinando muitas lições. Acabei percebendo que mesmo tentando lidar com o sentimento de perda muitas vezes só acabamos piorando as coisas. E acho que este é o ponto forte do livro. O autor não fala o que é certo e o que é errado até porque cada pessoa lida com a morte de maneiras diferentes, mas ele nos faz entender o que isto significa, mostra as conseqüências e tudo mais. E é exatamente sobre isso que o livro fala. A vida de Charlie St. Cloud gira em torno do seu irmão morto Sam e ele perde tantos anos por causa disso.
Não vou lhes contar muito sobre o que acontece porque este é o tipo de livro que é bom para se surpreender mas vou postar essa resenha para mostrar-lhes o que o livro me fez sentir e refletir. Os personagens são tão reais e é impossível não se familiarizar e sofrer juntamente com eles. O sentimento de irmandade entre o Charlie e o Sam é tão bonito mas ao mesmo tempo é o motivo que rouba tantos anos da vida de Charlie. E depois tem o amor de Charlie por Tess e a decisão sobre quem ele deve escolher.
Como eu disse, não tem como contar o livro pra vocês porque estaria estragando a surpresa mas quero deixar bem claro que esse é um livro que vale a pena ser lido. Leiam sem ter visto o filme. Leiam devagar, sentindo a vida de Charlie juntamente com seus problemas. É uma linda estória que com certeza vale a pena ser lida.



19 comentários:

  1. Thaís, que linda resenha. Mas devo dizer, que burrice hein! Ver o filme antes de terminar o livro, isso estraga mesmo a leitura. Li o livro bem rápido e o autor escreve super bem mesmo.
    Gostei da sua resenha, e gosto muito da sua opinião.
    Bem que o autor poderia escrever mais livros.

    Lipe Ralf
    http://meus-erros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi oi

    Haha, como assim parou e foi assistir o filme? A história estava tão boa que vc quis ver logo o fim?
    Ainda não li, nem assisti ao filme. ( shame )

    XoXo

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag.
    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu meio que to seguindo o filme desde que eu vi que tava pra lançar, mas ver mesmo eu ainda não consegui. Tenho a impressão de que esse entra pro grupo daqueles que eu não consigo ler ;x

    E eu também sou dessas que sabe que tem filme/série quando tá lendo fica com vontade de ver. '-' To resistindo a segundo temporada de PLL com medo do que pode ter, já que indiretamente eles podem colocar spoiler -.-

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri!
    Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas gostei da dica rsrs, não vou ver o filme antes =)
    Quero ler!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Thay, você acredita que eu nunca tive vontade de ler esse livro?
    Mas depois de ler essa sua resenha, se tornou impossível! rs.
    Quero muito ter e ler! Parece ser uma estória interessante e que deixa algo! ;D

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais!
    Amei a resenha! *-*
    Me convenceu á ler esse livro em breve ;D
    Não tinha me interessado muito, porque parece ser muito triste, e não estou com vontade de chorar hahahah
    Mas quem sabe?
    Vou tentar não assistir o filme antes também ^^
    Adoro spoilers, mas em determinados livros o spoiler mata, né? kkk
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  7. Oi Thay! Bom, vou confessar a vc que li por cima sua resenha, já que não quero estragar minha leitura, rs. Eu não curto spoilers de jeito nenhum, então, até eu consegui ler esse livro não pretendo ler e nem assistir nada q diga respeito à história. Quero demais ler esse livro! Pra ontem!
    Bjusss, boa semana =**

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  8. Assisti ao filme faz pouco tempo e gostei bastante (Zac Efron *-*) Não tinha tido essa vontade enorme de ler o livro, primeiro porque vim saber que tinha livro esse mês aushauhsaushausha. De qualquer forma, vou ver se consigo o livro pra mim.

    Beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  9. OI Thais!
    Só assistir ao filme, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas gostei tanto de filme que leria assim mesmo. Foi tão doce, tocante... A amizade que ele tinha com seu irmãozinho me tocou.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  10. Nhaaain, eu ameeeeeeei esse livro <3
    Acho que ele faz a gente refletir bastante sobre qual o nosso papel aqui, e que se estamos vivos, é porque temos alguma utilidade por aqui :)

    Me tocou muito, e a sua resenha ficou muito fofa *-*
    Ainda bem que eu só vi o filme depois de ler o livro hahahahaha


    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  11. ainda quero ler viu!
    eu gosto do Sparks mesmo ele sendo meio deprê! haua
    bj

    ResponderExcluir
  12. Logo logo vou ler esse livro, bom saber que você gostou.
    Eu não gosto de nenhum tipo de spoiler. Por mais pequeno que ele seja...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. esse livro é ótimo... achei que o filme ficou bem próximo... captaram muito bem... =x
    beijos
    boa semana

    http://thislovebug.net/macchiato

    ResponderExcluir
  14. Thay, eu simplesmente amei esse livro!
    Um dos mais lindos que já li. ;)
    Já do filme eu não gostei muito, pra ser sincera. Achei meio sem graça. Mas a gente sempre sabe que o livro é melhor, né?
    Sua resenha ficou ótima, deu bem pra sentir como é a história.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Sabe que até hoje esse livro não fez minha cabeça, não consegui me interessar por ele. E me lembra muito aqueles outros tipo "diário de uma paixão", "cartas para...", acho que talvez seja apenas pelas capas mesmo.

    beijos!

    ResponderExcluir
  16. Este livro é realmente muito lindo, né? Gostei tanto de sua resenha que já fiquei com vontade de lê-lo novamente! *-*


    Beijinhos,
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  17. Vc acredita que tenho esse livro a um tempão e ainda não li?
    Pois é... graças a vc, ele vai pular um pouquiho a fila! hehehe
    Amei a resenha Thay! E vou procurar só ver o filme depois! =D

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Thay, nossa quando li este liro eu chorei baldes kkk Imagina o filme então. Sempre que me perguntam qual livro ler, esse esta na lista =D

    Bjkss
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir
  19. Ah, li o primeiro capítulo desse livro faz um tempinho e fiquei super curiosa para ler o livro todo, porém minha fila de leitura anda tão grande que estou sem tempo para nada :S Enfim, adorei sua resenha, ficou ótima :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)