Resenha: Um dia - David Nicholls

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Sabe, não foi nada fácil decidir abrir o documento do word para começar a escrever essa resenha e, como não é um livro de parceria, eu poderia não escrever mas aí pensei que com essa atitude minha muitas pessoas poderiam passar por esse livro e não ter nenhum interesse. Então é por isso que estou aqui, tentando escrever alguma coisa de bom sobre um livro maravilhoso que eu li há semanas mas que é tão difícil de falar algo.
Um dia é aquele livro que me chamou a atenção desde a capa, a frase da capa – Vinte anos, duas pessoas, um dia – e até mesmo desde o primeiro capítulo. O primeiro capítulo é sobre o dia 15 de Julho de 1988 que é o dia em que a Emma e o Dexter se conhecem. Ambos com estilo de vida tão diferentes e cientes de que eles podem nunca mais se ver e, por consequência, nunca mais ficarem juntos. Aliás, essa e a intenção de Dexter. Mas ao longo do livro os personagens vão aprendendo lições das quais a principal é: Nunca sabemos o que o futuro nos espera. Um dia está bem, em outro não. Aliás, esse é o tema principal do livro.
Eu não tinha ideia de que o livro tinha os capítulos divididos por anos e, por incrível que pareça, foi uma leitura fantástica assim mesmo. Nunca tinha lido nada igual mas é algo que eu gosto muito pois não acho legal o autor nos contar tudo o que acontece e fazer-nos acreditar que teve um final feliz. Gosto de poder imaginar o que acontece e neste livro isto é possível. Como os capítulos são divididos em anos – 15 de Julho de 1989, 15 de Julho de 1989, etc – esse meio tempo de um ano fica a critério do leitor imaginar um pouco. É claro que o autor narra alguns fatos e direciona a trama mas acho bem legal ficar pensando como o Dexter mudou tanto assim nesse meio tempo, ou então porque a Emma tomou certas atitudes.. E é claro que a cada novo capítulo a estória vai se direcionando para algo novo que pode ser bom ou ruim.
Um dia é um ótimo livro para quem gosta de refletir. Preocupações com o futuro são retratadas neste livro como por exemplo a carreira que quer seguir. E, durante a leitura, é possível perceber que por mais que haja planejamentos e decisões tomadas minuciosamente, o futuro é sempre incerto e o menos provável pode acontecer. E é aí que entra os personagens. Eles passam por tantas coisas, juntos, separados, brigados mas algo sempre está intervindo e transformando a relação deles a cada dia que passa. Seja uma namorada, um amigo, um emprego ou qualquer outra coisa. Mas, o que o livro frisa bem é que cada dia deve ser vivido como único e, o objetivo sempre deve ser o bem estar e a felicidade. Seja com quem for ou onde for.
Estou tão brava comigo mesma por não ter escrito essa resenha antes mas não ia fazer muita diferença pois eu gostei tanto mas tanto desse livro que não tem palavras para descrever o que senti durante a leitura. É um livro que mostra-nos a realidade, a influência das amizades, as conseqüências de nossas ações. Mas também mostra que, independentemente do quão ruim sejam nossas decisões, tudo pode mudar. Além disso, tem personagens muito bem construídos, uma narração que toca o leitor, ao mesmo tempo é engraçado e triste. Com um final comovente e encantador faz o leitor viajar ao longo dos anos com Em e Dex. Dex e Em.
Não preciso falar que vocês precisam ler né? Caso não estejam certos de que devem ler, dêem uma olhada no trailer abaixo.


Preciso ver esse filme. Preciso do livro com a capa do filme. Preciso reler Um dia. Aliás, por mim, eu leria “Um dia” todo dia. E, caramba esse cara que vai fazer o Dex é uma gracinha. E esse sotaque? Morri 

- Então, e essa Emma?
- Emma é só uma amiga.
- Ah, é? Não sei, não. Na verdade, acho que ela gosta de você.
- Todo mundo gosta de mim. É a minha maldição.

18 comentários:

  1. Ahhhh.... vc é uma maquininha de leitura hein Thais!! hahhahaha Isso pq vc disse que as resenhas ia demorar por conta do vestiba e td mais! hahhahahha
    Me sinto uma lerda!!!
    Ainda mais com tanta coisa chata da faculdade pra fazer! hahahahha
    Amei sua resenha.... estou com esse livro na minha estante a um tempãooo e não consegui er ainda, principalmente por não ser de parceria! =/ Quero muito ler!!!! E vc viu a nova edição com a capa do filme? É LINDA demais!!

    beijos querida!

    ResponderExcluir
  2. oooi thay *-* que linda sua resenha toda apaixonada pelo livro, haha *---* ja me deixou com mais vontade de ler do que eu já tinha :}' Eu já tinha visto isso dos capítulos serem a cada ano e achei que deve ser muito legal; uma surpresa sobre a vida de cada um deles a cada capítulo, rs. Adorei sua resenha! :D

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay!

    Estou doida para ler esse livro. Comprei na Bienal, mas ainda não tive tempo de ler... Quero muito assistir ao filme tb *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo da blogosfera praticamente já leu e eu aqui chupando dedo vendo as resenhas maravilhosas que todos fazem. Com a sua a minha vontade aumentou mais ainda se é que é possível. Quero ler antes de ver filme então isso tem que ser logo!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay :D
    Primeiro, inveja que você comprou este livro da Dani Fuller eu queria comprar...
    Segundo, que resenha! Me deixou com mais vontade ainda, quero conhecer a história de Em e Dex.
    Estou super ansioso pelo filme, tem a Anne :D #suspira.

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que resenha liiiinda *-* [hoje só tô lendo resenhas lindas, cara!] Um Dia é um dos livros que tô muito [mas muito mesmo] ansiosa pra ler!
    Esse diferencial de como é feita a narração, tá me deixando aflita D: Preciso ler, Thay! rs.

    Beijo,
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  7. YAY, blogger me deixando comentar agora hahahaha
    Menina, eu AMEI esse livro, e que bom que você amou também *------*
    Já li resenha negativa e fico tipo: Essa pessoa leu o mesmo livro que eu?

    Também achei genia o lance dos capítulos serem um dia no ano e deixarem a gente imaginar o que acontece entre eles.

    E esse trailer SEMPRE - SEMPRE - me faz chorar ;_; hahahahaha Fui ver aqui de novo e chorei de novo, mimimi ._.
    Não vejo a hora de assistir :D

    beijão!!

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Thay!!
    Só vejo ótimos comentários a respeito deste livro e preciso ter o quanto antes para que eu possa curtir também está linda história de amor.
    Mal posso esperar para ter a oportunidade de adquirir, mas a minha lista de leitura está enorme como sempre.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Thay :} Quero muito ler esse livro, muito mesmo! Parece ser ótimo. Adorei a sua resenha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Choro em saber que não li ainda este livro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. que bom!!!!!!!!
    deu mais vontade de ler agora o/ senti sua emoção!
    ahhh, fiquei sabendo do livro com a capa do filme! e com a capa do filme tá tão linda! o/

    bj Thay fofa *_*

    ResponderExcluir
  12. Esse livro não é uma prioridade para mim, mas confesso que tenho uma curiosidade em ler ele.
    Parece ser bem interessante, e com essa sua resenha, realmente parece que é interessante. rs

    Estou morrendo de vontade de assistir o filme.

    Beijos,
    Mandi *;
    http://bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. meudeus, não sabia que ia ter filme! não vi o trailer todo com medo de saber mais do que devia (não spoiler, eu gosto de ler sem ter muita ideia sobre)

    só vejo gente falando bem. é muito livro pra uma pessoa só(?) u.u

    ResponderExcluir
  14. Oi Thay, quanto tempo que eu não passo aqui né rsrs Mas olha eu aqui rsrs Com certeza este livro é lindo, mas a Ká deixou ele meio que de lado para ler em breve kkkkk Ótima resenha querida, como sempre fazendo a gente querer ler os livros =D

    Bjks
    Ká Guimarães

    ResponderExcluir
  15. Quero taaanto ler este livro,deve ser lindo mesmo.Achei a capa muito diferente,e dentro ele é lindo...
    Também quero ver o filme,e quero tempo para fazer tudo que quero,rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. É gente demais falando deste livro...
    E só comentários muito bons!!! Desse jeito eu fico mega curiosa... Aí não vale! =D rsrsrs
    Ele já entra na listinha de "quero muito! Alguém me dá?" rsrsrsr

    Beijosss!

    Danni
    http://garotas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ainda nao tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e adorei a sua.
    Esse e' um tipo de livro que me interessa muito.
    Achei que essa capa nao ajudou muito a interessar na leitura mas, nem sempre os melhores livros estao nas melhores capas, nao e'?

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Com esse livro eu conheci primeiro o trailer por causa da Anne Hathaway que eu adoro. Logo depois eu descobri que o filme era baseado no livro e logo já fiquei muito curiosa para ler. Mas aqui o preço do livro ainda tá um pouco salgado e eu acabo colocando outros na frente. Hooje eu vi que vão lançar esse livro com a capa do filme que é perfeita *-* com certeza eu vou comprar esse. Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)