Resenha: O verão que mudou minha vida - Jenny Han

Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...
O verão que mudou minha vida foi um livro que me fez ficar pensando, voltando alguns anos atrás, refletindo sobre tudo o que fiz. Tudo bem, admito que só tenho 17 anos mas como a protagonista desse livro é ainda mais nova que eu – 15 quase 16 – é gostoso ficar voltando no passado e refletindo sobre as decisões e tal. Se eu recomendo esse livro? Claro que sim! Estamos no verão, perto da chegada de 2012, e o que é melhor do que um livro YA delicioso que nos faz reviver os momentos do passado, da adolescência? Eu acho que é um tempo perfeito para comprar e ler esse livro. Afinal, é um livro de verão e nada melhor do que ler ele nessa estação.
Esse livro é contado em primeiro pessoa por Belly – Isabel -, uma garota de apenas 15 anos que passa todo verão em Cousins Beach junto com sua mãe seu irmão Steven e a família de Suzannah. A mãe de Belly e Suzannah são super amigas então se reúnem todo verão na casa de praia da Suzannah. E é aí que entra os rapazes do livro. Conrad e Jeremiah são filhos de Suzannah e eles são uma GRAÇA! Conrad é do tipo misterioso e quieto mas isso só acaba por deixar Belly ainda mais encantada com ele, enquanto Jeremiah é mais do tipo extrovertido, brincalhão, fofo mas Belly só o considera um amigo/irmão – embora tenha sido ele quem a beijou pela primeira vez. E é em meio a esse verão em especial – no que ela faz 16 anos – que algumas coisas diferentes acontecem. Conrad e Jeremiah começam a notar Belly de uma maneira diferente, e não só eles, todos começam a notá-la. Suzannah diz que Belly está linda, diferente, e a garota fica feliz com todos esses elogios e olhares sobre ela. Além disso, Steven não vai passar o verão todo com eles e isso acaba por trazer outras coisas à tona.
Conrad e Jeremiah começam a agir como os protetores de Belly, não deixando ela pegar carona com Cam. Aliás, está na cara que eles estão morrendo de ciúmes e eu adorei a Belly nessas partes. Esses irmãos não querem admitir nada e também ficam querendo mandar nela? Nada justo. E Belly também acha isso então ela age sempre do jeito que ela quer, e as vezes até usa Cam para causar ciúmes em Conrad. O livro todo está bem claro que Belly ama Conrad. O Conrad que desde mais novo protegia a Belly criança.. e ela nunca esqueceu isso. Aliás, esse é um livro que não se passa somente no presente, tem alguns capítulos que são do passado e são como uma explicação para algo que Belly fala. Na verdade, a autora foi genial nessa parte porque nada ficou sem explicação, ficou tudo bonitinho e eu entendi perfeitamente.
Mas além desse clima de romance do livro, também tem a Suzannah. Belly não sabe o que está passando mas logo Jeremiah conta que os pais dele estão se separando. Mas isso não é nada comparado ao que Suzannah realmente está passando e, possivelmente, esse seria o último verão que estariam ali, todos juntos.
Todos vocês sabem que eu amo um bom YA e O verão que mudou minha vida se encaixa perfeitamente nessa designação. É um livro adolescente mas nem por isso é chato, pelo contrário, nos faz relembrar do passado, reviver todas as situações e conflitos da adolescência. Fiquei super satisfeita com a escrita da autora pois assim como eu disse antes, ficou tudo bem esclarecido, flui super bem, é uma leitura rápida e deliciosa. Além disso também tem o início de um triângulo amoroso, mas quando digo que é inicio é início do início, tipo, só a sensação do que está por vir e do que vai rolar.
Super recomendo esse livro para todo mundo – embora eu ache seja uma leitura mais do que obrigatória para esse verão, rs. A Galera Record fez um ótimo trabalho na diagramação, tradução e revisão – razão da minha admiração pela editora, porque é mesmo impecável. A capa é igual a original, super leve, bonita, bem verão. E quanto a mim, mal posso esperar pra ler o segundo livro que se chama It’s not Summer without you. Vou ficar sentindo saudades do Conrad e o do Jeremiah enquanto isso.

Virou favorito ♥

61 comentários:

  1. Oi Thaís, nunca li nada YA, mas quero ler!
    O livro parece ser bem legal, achei a capa linda!
    Acho que vou começar com esse ;)
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro para minha lista de desejos. Confesso que logo no início do lançamento dele eu não me interessei muuuuito, até porque eu estava tão maluca com a faculdade que quase não vi lançamentos. Mas quando parei para ler as opiniões sobre ele, fiquei mega curiosa. É, como você disse bem, é sobre verão! Deve ser lindo demais! *O*

    Beijos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  3. estou louca por esse livro! *-*. Quero muito ler, mais ainda não pedi para resenhar, mais acho que vou pedir, aihiahiuahua! Todo mundo está falando super bem do livro, e quero ler \o/\o/
    Adorei a resenha e adorei as capas! :)

    Beijos, Milena
    Divert Letras

    ResponderExcluir
  4. Eu quero!
    Será que tem o box dessa trilogia?
    Adooro comprar esses box. *-*

    Gente, haja dinheiro! UAHSUAHSUAHS

    Beijo, Thais!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay!

    Esse é dos livros que quero muito em 2012!
    Eu curti bastante a sinopse e sua resenha ficou bem construtiva e nos dá uma curiosidade ainda maior ;)
    achei a trama original!

    Beijos
    Thata e os Livros
    www.thataeoslivros.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro YA, amo a capa desse livro e sou doida pra ler! Acho a sinopse incrível! Adorei sua resenha, só me deixou com vontade maior de ler, sua malvada! hahaha Vaaamo Galera Record, libera It's Not Summer Without You!!!

    Carla Menezes
    www.livroepipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que livro lindo Thay!
    Adoro livros assim...
    Esse eu não conhecia, mas ja me encantou!
    Eu quero...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já tinham me indicado essa série, e fiquei com muiiiiiita vontade de ler! Essa vontade só aumenta! :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de sua resenha... Sou fã de romances assim! :)
    Acho que é, realmente, uma boa pedida para esse início de ano! rs
    Gostei da capa, bem simples, fofinha!



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sinceramente não gostei muito do tema, ainda mais por ser um triângulo amoroso. Mas já que você gostou tanto - e, como você mesma disse, estamos no verão, e nada melhor que ler um livro como esse! - quem sabe eu até dê uma chance :D

    xx carol

    ResponderExcluir
  11. Não consigo entender qual o problema de escrever apenas um livro e não obrigatoriamente uma série!! Nossa, todos os livros hoje em dia fazem parte de uma série, sem exceção!! Até que é bom de vez em quando, mas quando não existem mais livros independentes já começo a me incomodar rs

    Gostei da resenha, o livro parece ser gostosinho de ler e bem verão mesmo! Se tiver uma oportunidade no futuro irei lê-lo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu vi algumas resenhas que me deixaram muito curiosa em relação a esse livro. Gosto de leituras leves e que fluem rápido. E adoro me apaixonar pelo mocinho rsrs.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  13. Nosso, definitivamente amei a resenha! Quero esse livro, now!

    Beijos,

    http://www.ilusoesnoturnas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Aaaaaah *-* adorei! To louca pra ler esse livro gnt, quero DEMAIS, awwwwn *-* HIASUEHAIUS amor demais ele s2. rs
    Adoro YAs e esse dai parece ser perfeito :} Amei sua resenha, mesmo, quero muito mais lê-lo agora do que ja queria *-* ehe

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que vontade deu agora de ter este livro na estante, leria ele agora, hehe.
    Adoro YA leves e quando fala sobre o verão é melhor ainda, mega curiosa, vou comprar logo logo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Thais!
    Gostei da sua resenha! Eu já estou beeem longe da adolescência, mas o livro parece ser bem fofinho e gosto de histórias assim. Quero ler ^^
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Ah, nos últimos tempos andei vendo diversas pessoas falando muito bem desse livro. Estou super curiosa em relação a história, vou ver se consigo receber da Editora Galera Record, porque comprar está difícil 'Haha. Enfim, ótima resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  18. Parece ser bem leve, além de fofo *--* Gostei da resenha, fez me interessar muito pelo livro :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Agora eu quero muito ler esse livro para reviver minha adolescencia. rs.
    Adorei sua resenha.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ola flor tudo bem, conhecendo o seu cantinho e te convido,
    da uma passadinha no meu,
    fique a vontade viu!!*-* feliz natal

    Beijokas*-*

    http://sirlangela.blogspot.com/2011/12/secadores-diversos.html

    ResponderExcluir
  21. Ai Thay, agora você me deixou doida pelo livro!
    Adorei a resenha, preciso leer um YA!!!

    A capa é tão fofa, e a história parece ser realmente apaixonante!

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  22. Apareci \o/ hahaha

    Bom, Thay, como você sabe, a minha praia é mais literatura fantástica, então eu raramente pego livros assim por livre e espontânea vontade hahahaha Apesar disso, o livro parece ser uma gracinha *-*

    Meu único problema com a Record é que eles sempre usam aquela mesma fonte nos livros D: - pelo menos nos que eu tenho aqui - e ela é meio esquisita no começo até você se acostumar hahahaha Acho que eu tenho TOC '-'

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  23. Amei, preciso ler esse livro, a capa é maravilhosa!

    LeiturasVivas.com

    ResponderExcluir
  24. Tenho visto bastante gente falando muito bem desse livro. E ele realmente parece ser ótimo!
    Parece ser super fofo. :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler o livro haha'

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da resenha! Não conhecia este livro! :P
    Gostei muito do Blog, e estou seguindo)))))

    http://pollymomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Esse livro não tinha me interessado muito a princípio, mas tenho lido umas resenhas bem positivas como a sua que estão me motivando a ler! :) Bom saber que o livro não é chato, porque esses personagens adolescente estão me cansando, rs.

    Beijocas,
    Amanda
    Lendo&Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  28. Oi Thay!
    Estou doidinha para ler esse livro! Ele chegou aqui na quinta e com certeza vou passá-lo na frente de outros hehehehe :0
    Adorei sua resenha, ficou ótima! Muito bom saber que a autora não deixa nada sem explicar, porque isso realmente é muito ruim!
    A capa é linda, super verão mesmo! Pretendo ler esse ano ainda hahahaha
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo – Filme: Te Espero Eternamente. Passa lá!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  29. Confesso que esse gênero romântico de voltar ao passado não faz meu estilo. Acho meio meloso. Seria mais interessante se o livro fosse transformado em filme. Já até pensei em alguns atores para o elenco! hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Também ameeeei *-* o livro é perfeitíssimo. Não vejo a hora de lançarem The Summer Without You :} *-------* aaaaaaain, mal posso esperar!
    Beijos,
    Jups | Booksworld

    ResponderExcluir
  31. Oi Thay, voltei!
    Uma resenha encantadora. Quando vi a capa e li a sinopse do livro, confesso, fiquei interessada na hora, mas ainda não tinha muitas referências. Como estou em tempo de visitar e pesquisar, foi muito bom passar por aqui e ver uma resenha tão legal. Mais um livro pra lista de desejos!

    (:
    Beijos!
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei muito muito desse livro, quero ler .

    ResponderExcluir
  33. Confesso que não sou muito fã de triângulo amoroso, mas a sua resenha me convenceu a ler esse livro. E também essa capa é tão fofa que é muito dificil resistir e não ler, vou tentar comprar agora para ler no verão como todos estão falando. Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  34. OOi Thá *-*
    Nossa , simplesmente achei genial a maneira como você conseguiu transcrever os seus sentimentos em relação a algumas passagens deste livro!Incrível ! Fiquei muito anciosa para ler esta história.
    Um enorme Beijo e Parabéns por seu sucesso Thá .. vc merece . (:

    ResponderExcluir
  35. Amei a resenha! Parece ser muito bom!
    Só pela capa já nos traz uma nostalgia. Imagino lendo o livro. = )
    Alias, a capa é linda. Leve e lembra bem a juventude.
    Parabéns pela resenha!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  36. Adorei a resenhaa!!
    Deve ser mtoo bom mesmo, ainda mais nas feeerias!!

    ResponderExcluir
  37. NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSA, deve ser maravilhoso, muita vontade de ler. Apenas o nome, me deixou instigado a querer tê-lo.

    ResponderExcluir
  38. Eu sou mais nova que você, tenho 16 *.*
    Ao contrário da protagonista, nem li o livro ainda, mas me encantei pelo Jeremiah 'rsrs
    Geralmente tenho tendencia a gostar do cara mais fofo e amigo, embora tem alguns livros que gosto mais do 'bad boy' ;)
    Com certeza quero ler o livro!
    Quem sabe não passo a gostar do conrad?

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  39. Eu amei a resenha e tenho que confessar que aumentou minha vontade em lê-lo! ^^
    Preciso desse livro urgente na minha lista de desejados! UHASUHAUSHUA
    beijooos ;*

    ResponderExcluir
  40. A Galera Record como sempre está de parabéns: uma história maravilhosa com personagens vibrantes e uma edição gráfica incrível!Preciso ler este livro.

    @luanq11
    http://batepapocomasorte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Adorei a resenha, fiquei desejando o livro!
    Super a ver ler ele durante as férias :D Que legal que eles mantiveram a mesma capa, achei ela linda^^ Nem imaginei que tivesse continuação, já que ele fica tão bem amarradinho, mas é bom, sinal de surpresas vindo...

    Beijos
    http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Estou doida para ler esse livro; ando na fase romantica e tenho lido ótimas resenhas sobre ele.
    Preciso ler esse livro

    @Kari_Couto

    ResponderExcluir
  43. O livro parece ser bem legal!
    Ja vi outras resenhas sobre ele!

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  44. Adoro livros que evocam sensações e momentos do passado. É tão gostoso. Eu adoro YA também. E vi muitas blogueiras comentando positivamente sobre o livro. Gosto muito da capa, evoca um saudosismo absurdo quando a vejo. Os tons são muito bonitos.

    Beijos e ótima quinta

    Aym - http://thislovebug.net/macchiato

    ResponderExcluir
  45. Gostei da resenha. Apesar de ser um livro bem adolescente.

    Mas mostra só o início início do triângulo amoroso? Tem continuação? E quanto tempo temos que esperar? rsrsrrs...

    Bjoos

    ResponderExcluir
  46. Adorei a resenha, o livro parece ser bem legal
    Queria ler agora no verão, mas tem um monte na lista de próximas leituras D:
    Bem, espero ler logo o/

    @cahpriscila

    ResponderExcluir
  47. Nunca li, mas acho que esse livro tá na lista dos que me dão algum siricutico só de ver a capa, do tipo: eu vou me apaixonar!
    Tô doida pra lê-lo logo, logo.
    E adorei a resenha. Em nenhuma outra fui informada de que teria um segundo livro :O que isso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  48. Sua resenha foi tão maravilhosa que fez sentir vontade de ler esse livro.
    Obrigado por compartilhar conosco sua experiência de leitura.

    ResponderExcluir
  49. Ah mais uma resenha maravilhosa a respeito desse livro!Todas as pessoas que leram amaram história e como eu achei o tema muito fofo pretendo ler.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  50. Gostei bastante, fiquei com uma enorme vontade de ler o livro. Parece ser muito interessante, mesmo! Confesso que a tua resenha me deixou mais agoniado para ler o livro. =P

    Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  51. Olha, este livro esta na minha lista. Quero muito ele neste ano que vem, vou ver minha caixinha de Ano novo kkkk, acho que da para me dar ele de presente. Sua resenha atiçou mais a minha vontade de ler o livro \o/ Ótima como sempre amiga.

    Bjkss
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir
  52. À medida que leio mais resenhas desse livro, mais me convenço de que devo lê-lo, tanto que ele já está entre minhas metas de leitura em 2012. Gosto de livros que, no meu caso, me fazem voltar à adolescência e refletir sobre as decisões tomadas, as escolhas feitas, os erros e acertos.

    Bobby Dupea's girl
    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  53. Eu quero tanto este livro, mas está tão "salgado"! Vamos ver mais para frente como a coisa vai se proceder.
    E a capa é tão linda! :)

    ResponderExcluir
  54. Quero muito lê-lo! A sua resenha me fez pensar um pouco sobre ele (não gosto muito do verão, enfim)O preço tá muiiito salgado, mas assim que der vou compra-lo. :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  55. Primeiramente, essa capa é sensacional. Clean e combinando com o livro, pelo que li na sua resenha. Esse é um livro que me interesso desde que li uma resenha dele em inglês. Depoius de saber que seria publicado, fiquei bem feliz! Acho que será uma leitura incrivel e fácil. Fluida. Mal posso esperar para comprar. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Oi!
    Bom, pra começar, a capa é linda, linda a desse livro. Muito bonita mesmo! Aliás, todas as capa da série. Espero que sejam mantidas aqui no Brasil.
    Agora falando do livro... Ler livros com temática de verão é muito bom. Eu adoro. Espero que consiga ler esse por agora, que estamos na estação e aí fica bem no clima.
    A história parece ser bem legal. Estou bem curiosa para ler em breve! :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  57. Boa resenha.Não sabia que este livro é de série.Adoro livros de histórias de adolescente,além que já passei faz tempo rsrsrs ,é bom relembrar e como vc disse, refletindo sobre tudo o que fiz.Assim que possível vou ler.

    BJS

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)