Resenha: Swoon - Nina Malkin

Sinopse: Na pequena cidade de Swoon, Connecticut, todos têm orgulho de suas raízes e traduções sulistas. Neste meio, a novaiorquina Candice se destaca terrivelmente. No equinócio de outono, porém, suas habilidades psíquicas secretas se tornam úteis quando a prima, a doce Penélope, é possuída pelo espírito de um jovem da era colonial, injustamente enforcado pela morte de sua noiva. Agora, Candice terá que ajudar sua prima e tentar solucionar o mistério que envolve o belo e atraente rapaz.
Swoon tem uma capa linda de morrer – ainda mais quando você pega o livro nas mãos – e acho que foi isso me fez ficar curiosa em relação à trama. Mas eu me desapontei tremendamente. Tentei, tentei e tentei gostar da estória mas não entrava na minha cabeça. Simplesmente não teve jeito. Não me agradou.
A nossa protagonista da vez é Candice, que não é uma garota comum. Ela tem poderes, visões e depois de um acidente em Nova York que resulta na morte da melhor amiga, ela se muda para a pequena cidade de Swoon onde a maioria das garotas são loiras, bonitas e aparentemente certinhas. Lá em Swoon ela fica  perto da casa da tia e, tentando se ajeitar na cidade, Candice começa a andar com a prima Penelope. Cada um tem um apelido curto e com Candice não é diferente, sendo assim todos chamam-na de Dice. Mas tudo está indo bem para elas até que Pen cai de uma árvore e um espírito - Sin - toma esse corpo. A partir daí, coisas muito estranhas começam a acontecer na cidade.
Para início de conversa, uma coisa que não me agradou nadinha no livro foi os milhares de mistérios que a autora insere na trama. São tantos mistérios que o leitor fica confuso, perdido e eu que nunca fui lerda para desvendar as coisas, comecei a ficar mega cansada de tudo isso. Além disso, OMG, o que é aquela cidade? Antes mesmo de Sin surgir para estragar tudo, a cidade é uma baderna. As adolescentes “certinhas” se encontram constantemente num lago e fazem cada tipo de coisa.. E não falo só de droga. Ao decorrer do livro, com a presença de Sin, começam a agir feito ninfomaníacos loucos, tanto adolescentes quanto adultos e velhinhos. Sério, é uma loucura. Baile de escola que é visto como o início de uma orgia.. A própria Dice gostou de Sin bater na bunda dela, e em público! Eu, sei lá, achava que era algo mais leve então foi uma surpresa pra mim quando tudo isso começou a acontecer. E, pior, a autora nem fala numa linguagem clara então fui ainda mais lerda pra entender as coisas que estavam acontecendo. Acho que dei uma de ingênua durante a leitura desse livro.
Eu desejava poder dizer que tem algo muito bom que compensa todos os contras do livro mas acho que não tem nada que seja o suficiente para compensar a loucura que é Swoon. A autora abusou demais do sobrenatural, do erotismo, das loucuras e misturando tudo isso resultou um livro que eu achei desnecessário. Sobrenatural diferente? É sim, mas por outro lado não tem muito conteúdo. Não enxerguei os motivos da vingança, não compreendi o porquê de certas coisas terem acontecido. E, sinceramente, precisava de todo aquele apelo ao sexo? Eu acho que não. Para mim, este livro pode muito bem enganar a qualquer um apenas pela capa. E, se ao menos fosse um livro clichê.. mas não é. É diferente e totalmente estranho e pavoroso. Não sei se recomendo para alguém ler.. aliás, podia muito bem nem ter lido esse livro porque é como se não tivesse feito nenhuma diferença em mim. Com exceção de me fazer aprender a não julgar os livros pela capa.

20 comentários:

  1. Oie!

    Ainda bem que ainda não peguei para ler, ficaria com raiva do livro kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pavorzinho desse livro! AFFZ!
    Apoiei a sua resenha, Thay!
    E ainda bem que eu não li!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. O livro é de uma estranheza, que me fez admira-lo muito. Me despertou sentimentos meio contraditórios. Até hoje cheguei ao final e fiquei meio sem saber se gostei ou não do livro. E tenho que dá palmas para ele. Foi um livro que me surpreendeu.
    Não vou dizer que foi um dos melhores livros que já li, mas que me agradou , isso me agradou. Para mim valeu a pena.

    BJ :D

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais!!
    Pelo que você contou eu também não gostaria da história desse livro...
    Obrigada pelo aviso ;)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oii. É, a capa tem cara de que vai enganar o leitor. Um para a lista de que não irei perder tempo. Gostei não. :/

    Feliz Natal! ^^
    Bjs.
    Anna
    Se puder, dá uma passadinha no meu blog:
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já li, lembro de como você, achar meio pesado em alguns aspectos, mas eu levei tanto na brincadeira que não me tirou do sério. Aliás, a escrita da autora é boa demais, diria que é uma Meg melhorada e um pouco tarada, ha. Mas eu gostei do livro, gostei mesmo. A capa do segundo é ainda mais linda, Swear *-*
    Beijos
    Jups | Booksworld

    ResponderExcluir
  7. Nossa, você não gostou mesmo! HAUHAU.
    Também não gosto quando o livro apela muito, sei lá... A capa é super linda mesmo, mas nunca é bom julgar só por ela, ainda mais nesse caso =/
    Até fiquei curiosa pra ler, pra tirar minhas conclusões, mas só curiosidade mesmo...

    Bjs, Bárbara.

    ResponderExcluir
  8. Eu pretendo ler esse livro, e pelo jeito vou gostar. Ah, eu gosto de coisas diferentes e tal, rs.
    Faz tempo que estou afim de lê-lo, mas a sua resenha tão negativa me deixa meio com o pé atrás (mas ainda quero muito ler, hehe). Eu já vi outras resenhas, e o pessoal gostou. Acho que cada um cada um, kk.
    Mas sei lá agora. Fiquei confusa.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  9. Você definitivamente não gostou mesmo!Rs.
    Se eu lesse provavelmente também iria gostar, é ruim quando há exageros na história principalmente relacionados a sexo, já li vários livros com conteúdo adulto mas nada excessivo,o autor soube colocar cenas picantes sem comprometer a história.
    Esse livro eu passo.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  10. Confesso que esse livro não chamou minha atenção também, principalmente pela capa!
    Acho que se tivesse uma capa diferente poderia até parecer ser interessante não acha?
    Não sei se eu ia gostar também... :/

    Beijos

    Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adoreiii a resenha, você sempre com boas dicas. A capa desse livro também é linda!Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, pelo visto a coisa foi feia mesmo hahahaha
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, nem sabia que tinha aqui no Brasil o_o Daí eu vi você comentando no Twitter que era ruim e tal e fui lá no GoodReads dar uma pesquisada e as opiniões só MUITO parecidas com a sua hahahaha

    Só pelo que vc falou, parece ser um livro extremamente confuso, e também concordo que apelo ao sexo para chamar a atenção é uma coisa que não rola D: Eu acho que tem a hora certa pra tudo, e parece que em Swoon ficou uma bagunça ><"

    Também ODEIO mistérios demais que não são desvendados. Sabe o que parece? Que nem a autora sabia como desvendar então ficou enrolando hahaha Eu senti isso em Escuridão, nada tem resposta naquele livro. Nada. Então, tenho certeza de que eu ia me revoltar com Swoon também hahahaha

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  13. nunca imaginaria que o livro é assim se fosse soh pela capa! o.o gosto de coisas diferentes mas isso pra mim seria demais, não adianta uma história ser diferente das demais e não ter um pingo de conteudo, pra mim eu tenho que tirar alguma coisa do livro, e com crtz não tiraria nada desse ._.'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  14. Respeito muito a resenha, mas muitos comentaristas estão dizendo que não vão ler o livro por causa da resenha... Gente! Leiam e tenham sua própria opinião... EU AMO SWOON!

    ResponderExcluir
  15. Emanuella, com certeza. acho que cada um tem sua própria opinião e de maneira alguma estou "mandando" não lerem o livro. Só expressei minha opinião.

    ResponderExcluir
  16. A capa desse livro é realmente linda, foi o que me fez querer ler esse livro mas, acho que eu só leio resenha negativa dele que estou perdendo a vontade kkkkkkk

    Beijos, Bi

    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. A capa é realmente linda!
    Porém, eu nunca tive tanta vontade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Aiiii, realmente é triste quando acontece isso com um livro que lemos. Nossa, desisti totalmente de ler. Acho que a autora 'talvez' quis deixar uma leitura sobrenatural hot, mas para isso ser bom e envolvente, tem que ter MUITO talento. Uma série que é de sobrenatural e meio hot que amei foi Vampiry Academy, sensacional.

    Parabéns pela resenha sincera, bjs!

    ResponderExcluir
  19. Tinha me interessado tanto pela sinopse e pela capa, mas venho lendo taantas resenhas negativas que já estou descartando o livro...

    ResponderExcluir
  20. Se fosse pela capa com certeza eu compraria e esperaria uma história totalmente diferente. Mas depois de ler a sua resenha definitivamente esse livro não vai entrar na minha lista de próximas leituras. Primeiro que eu já li muito sobrenatural e queria mudar um pouco (mas nunca consigo!). Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)