Resenha: Vampire Academy 1, 2 e 3

Faz um tempo que eu comecei a ler VA. Quer dizer, não tanto. Li o primeiro livro no início de novembro e como já tinha o segundo em mãos aproveitei para ler este também. Mas o que aconteceu foi o seguinte: eu não sabia como escrever uma resenha de VA – e ainda mais dos primeiros livros – quando praticamente todo mundo já leu. Mas agora que terminei Tocada pelas sombras eu não podia de jeito nenhum ficar sem comentar o que eu achei e é por isso que resolvi fazer este post comentando algumas coisas que eu achei interessantes desde o primeiro livro.

Sempre li comentários de VA e eu morria de vontade de ler. Sério mesmo. Mas eu pensava que seria mais fácil para mim se eu pudesse ler, pelo menos, os três primeiros livros seguidos. No fim consegui o 1 e o 2 e assim que chegaram já iniciei a leitura. Uma coisa ótima de O beijo das sombras é que a Richelle vai explicando um pouco do mundo de vampiros que ela criou logo no início do livro, assim o leitor não fica perdido. Até porque, fala sério, é chato quando você só descobre o livro de verdade lá pelo final.. é muito injusto isso! Mas a Richelle me surpreendeu muito com sua imaginação, escrita, e o jeito que ela retoma os vampiros. Aliás, isso me fez pensar que não importa se o tema seja modinha ou não o que faz a pena ler é o jeito que o autor desenvolve isto. Teve muitos livros de anjos que eu não gostei mas que foi devido à falta de desenvolvimento e dedicação do autor em transformar sua obra em algo diferente. E é exatamente isso que a Richelle fez, ela traz os vampiros em uma situação totalmente diferente de qualquer outra que eu já tinha visto antes.
Acho que não vale a pena ficar explicando sobre Strigoi, dampiros, Moroi e tudo o mais. Aliás, este post vai estar cheio de spoilers então se você ainda está lendo o post mas não leu VA sugiro que pare por aqui. Até porque VA é uma sério que impressiona e surpreende o leitor então seria tão sem graça saber das coisas antes de ler – aliás, eu mesma que sempre corro atrás de spoilers me detive em relação à essa série.
O Beijo das sombras é o início de tudo e nos mostra a vida de Rose – uma dampira - e Lissa – uma Moroi. Achei muito legal a amizade delas mas em determinados momentos eu tinha vontade de socar a Lissa até a morte. Enquanto eu estava mega feliz pela personagem principal – a Rose – ser maravilhosa, diva, sensacional, tão diferente daquelas mocinhas chatas.. a Lissa se mostrou exatamente uma garota chata que se mete em problemas e que deixa pra Rose resolver tudo. Mas tudo bem porque isso só valoriza a Rose e me fez gostar ainda mais dela – porque, sério, haja paciência para lidar com a Lissa. E é nesse livro também que é apresentado o – tudo de bom, deus dos deuses, o mentor que eu queria ter na minha vida – Dimitri. Os comentários que eu lia sobre ele fizeram jus à imagem desse personagem. Não preciso falar que eu amei ele né? É claro que descobrir toda a ligação e mistérios sobre a Lissa e Rose era legal também mas o Dimitri fez toda a diferença na história.

Já em Aura negra a Lissa ainda estava me incomodando mas a Rose só se mostrou cada vez melhor. As suas atitudes eram tão inesperadas e a relação dela com Dimitri ficava cada vez mais estranha. Mas acho que o mais legal nesse livro foram os personagens novos que foram introduzidos na história: a mãe da Rose, a Tasha, o Adrian.. A mãe da Rose é uma personagem que de início eu não suportava e acho que isso era devido aos próprios sentimentos da Rose em relação à mãe. A Tasha me pareceu muito legal no começo mas logo que ela se mostrou envolvida com o Dimka eu comecei a odia-la. Já o Adrian.. o que posso falar dele? O Adrian é o personagem que eu me apaixono logo de cara. Tudo bem, eu adorei o Dimitri mas também adoro uma bad boy charmoso e é exatamente isso que Adrian é. Então, sim, tive uma queda por ele. O Mason era um cara que eu adorava muito e chorei quando ele morreu. Mas mesmo acontecendo isso eu não posso negar que o final foi sensacional. O livro estava repleto de ação, mistérios, romance. E a Rose cada vez evoluía mais e se tornou uma personagem que me conquistou totalmente.

Tá, acho que essa vai ser a parte mais difícil. Acabei de ler Tocada pelas sombras e OMG, que final foi aquele? Não conseguia parar de tremer e achei que estava tendo uma convulsão devido àquele final. Sério, Richelle, como você pôde fazer isso comigo? Logo o Dimitri. Logo depois de ter acontecido algo tão tão.. entre ele e a Rose. Ainda não estou conformada.. Achei que a série evoluiu muito e a cada livro achei que ficou bem melhor. A Rose deste livro está mais decidida, sensata, sem deixar de ser a Rose legal que tem suas atitudes impulsivas. A Lissa continua chata. Quer dizer, eu estou inconformada por ter passado três livros e somente agora ela ter descoberto o que rolava entre o Dimitri e a Rose. Fala sério, que amiga é essa que não nota nada? Mas enfim, o livro foi tudo de bom. O Christian é tão divertido e eu gosto tanto dele que nem sei porque ele suporta a Lissa. Já o Adrian, OMG, como ele pode ser tão perfeito? Lindo, lindo, lindo.. ele só está me conquistando cada vez mais.
Mas o mais intrigante de tudo foi o jeito que terminou. Depois de tanta coisa ter acontecido eu realmente não esperava por aquele final. Uma salva de palmas para a dona Richelle porque, sério, ela merece. Mas isso não quer dizer que eu já me conformei com o final porque.. é.. impossível entender. Só isso.

Ok. Acho que escrevi demais e acabei nem falando tanto assim da história. Acho que, para quem está na mesma situação que eu e que ainda não pode começar a ler Promessa de sangue, a coisa está difícil. Os livros anteriores eram cheios de mistérios e ação também mas não teve o mesmo final impactante de Tocada pelas sombras. Estou morrendo de vontade de começar a ler Promessa de sangue mas não sei quando será possível e eu não quero ler e-book. Quero ter o livro nas minhas mãos e chorar muito – porque, pelo que andei lendo, se outras pessoas choraram e vou morrer de chorar também. E, ah Deus, eu também não estou conformada por eu não ter lido VA antes. É tão bom, tão diferente, tão sensacional.. que eu não podia ficar sem fazer nenhum comentário no blog.
Então desculpem por não postar resenhas normais como costumo fazer, e por ter deixado esse texto tão grande mas é que não consigo me controlar. E vocês devem saber exatamente o que estou falando. Esperarei ansiosa pelos comentários de vocês, seus lindos, e por favor, comentem tudo que tiverem vontade mas só não soltem nenhum super-spoiler dos próximos livros ok? Xoxo.

21 comentários:

  1. THAAAAAAY, dá pra sentir seu surto na resenha hahahahahaha

    Fala a verdade, não tem como não gostar de VA *-*
    Protagonistas masculinos e femininos perfeitos, sem contar os outros meninos de brinde (aka Christian e Adrian coisa linda <3)

    E SIM, se você chorou em Tocada Pelas Sombras, Promessa de Sangue vai esmigalhar seu coração e depois lançar ao mar sem piedade -QQQQ

    Mas é o MELHOR livro (um dos melhores livros que u já lina minha vida e vc vai entender quando ler *-*

    NEM ME FALA DA LISSA, não suporto essa menina desde o primeiro livro D: EM Promessa de Sangue, então, TSSSSSSSSSSSSSSSSSSSC *sangue nos zói*

    Ain, eu tô com o último aqui (Last Sacrifice) pra ler e ainda preciso criar coragem, porque sabe quando você quer ler, mas não quer acabar a série? Não quero dar tchau pra Rose e pro Dimka *chora*

    MAS HEIN, me avise quando estiver lendo, porque vou adorar ver seus surtos hahahahahaa

    beijooooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Thais! Muito em breve pretendo ler Academia de Vampiros. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Resenha tripla!!! \o/ Pode ler só um pouquinho da primeira??? sahushaus
    Ainda não li VA... =/ Até tenho esses três aqui, lerei nas férias! Comprei por indicação de Mi e tô louca para desfrutar mais desses vamps!!!

    Beijos^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaís! Essas histórias de vampiros estão bem na moda né... ainda não li nenhum desses livros, nem mesmo a série "Crepúsculo"... só assisti aos filmes da saga. Dizem que a atriz Kristen Stewart é parecida comigo, que coincidência hehe!

    Tô seguindo!

    Se puderes passa no meu e segue:
    http://leilakruger.blogspot.com

    Também te convido a conhecer meu primeiro romance, "Reencontro", pela Editora Novo Século. Hot site com primeiro capítulo e outras informações:
    http://www.leilakruger.com.br

    O que achas da capa?

    Vou colar a sinopse aqui, pra ver se te interessa:
    "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar.

    "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu...

    Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino?

    Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão?

    Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.



    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da série, pois nunca tive vontade de ler, não sei porque...
    Lendo sua resenha da pra mudar a opinião mas são tantos livros na pilha de espera que acho que melhor considerar outras séries só ano que vem, hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que resenha linda essa sua. Adorei. haha
    Estou seguindo seu Blog, achei fantástico. Parabéns.
    Abração .
    Eis o meu: papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caraca, Thay, resenha tripla! *-* HAHAHA adoreeei.
    Eu ganhei o primeiro livro de VA (aliás, parte da culpa foi da Ju ainda em cima que ficou me enchendo, dai minha amiga que tb me enchia me deu) easy. OIUADHSFDIPAUSDFA
    Não vejo a hora de ler, todo mundo surta com essa série, tô vendo que tô ficando pra trás! HAHAHA

    ResponderExcluir
  8. Eu amo essa série! É perfeita demais!
    E suas resenhas ficaram maravilhosas, eu simplesmente adorei!
    Não vejo a hora de ler o 4º livro, ainda não pude compra-lo, mas logo logo estou com ele nas minhas mãos!
    GRAÇAS!

    Beijos

    Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. MORRO de vontade de começar a ler a série. A única coisa que me desanima e não me deixa comprar o primeiro é o tamanho dela.. O_O
    Enfim, depois de TODOS os seus comentários SUPER positivos desses três primeiros volumes, wooow, eu preciso ler! Série, fiquei super curiosa... :D



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhh eu quero tanto ler essa série!!
    Tenho os 4, mas...... ainda não tive tempo de ler (como sempre!)

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi ..

    Todo mundo elogia essa série e até hoje eu não li. Primeiro porque nem tenho os livros, risos, e segundo porque não me chama tanta a atenção. Mas acho que um dia eu irei ler .. :)

    Ótima resenha ^^

    João Victor
    Amigo do Livro
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Thais!!
    Adorei a resenha tripla!!
    Também me irrito com a Lissa, acho que ela é a personagem mais chata do universo :P
    Eu só li esses 3 livros até agora, preciso ler o 4º!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Eu li todos eles quando ainda estavam em processo de tradução numa comunidade do ORKUT, acredita? hahaha e me viciei do mesmo jeito! O Dimitri até hoje embeleza alguns dos meus mais lindos sonhos!

    Comparação com Crepúsculo é impossíveeeeeeel, VA é acima, é além, é bem melhor!

    Já li todos eles, inclusive os que não tem aqui ainda, e surtei do mesmo jeito que você na resenha hahaha

    adorei!!! Amo VA! E durante os livros sempre imaginei o Dimitri como o Ben Barnes, de As Crônicas de Nárnia: Principe Caspian =)

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler essa série, já vi várias pessoas falando bem e adoro livros sobre vampiros, haha.

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  15. Oii Thais!
    Estou sempre lendo resenhas dessa série nos blogs e fico cada vez mais doida para ler!
    Já estou com todos os e-books aqui. Quando a fila de livros diminuir, começarei a leitura. :)
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  16. PARA TUDO, que VA é muito bom carambolas *_*
    Ain, adorei sua postagem surtada, rs.
    Espero que seu livrinho chegue logo \o/
    Adorei as resenhas!

    P.S: Dimka, vemk! hahaha

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  17. A série VA é muito boa!!!! Para mim a melhor série de vampiros que eu já li.
    Já li a série toda em ingles, pq não tive a paciencia de ficar esperando as traduções, principalmente depois que ue li shadow kiss (tocada pelas sombras? o terceiro), dpois que eu li esse livro, a série me pegou e me conquistou. Definitivamente.

    Eu chorei rios de lagrimas lendo ele.. e os outros da série??? Ai meu dels!!!! Vale super a pena continuar a ler, apesar de as vezes partir seu coração, os livros sao muito bons!!!

    Dpois se quiser dar uma olhada nas minhas resenhas da série, passa no meu blog!

    ResponderExcluir
  18. Nem li, porque eu vou começar daqui uns dias a ler a série, e não quero saber absolutamente nada. Nem nomes, nem nada. Nada, nada (tá bom, tá bom, nada rs).
    Deve ser muito bom. Não vejo a hora de começar.

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  19. Ah, estou com esses três livros na minha estante já faz um tempinho e sua resenha me deixou louca para passar eles na frente da minha imensa fila de leitura 'Haha. Vou tentar ler eles nas férias espero conseguir :D Enfim, adorei a resenha, ficou muito boa :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  20. Acabei de pegar os livros em e-book, não vejo a hora de ler. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  21. Ok, outro post que não pude ler e parei quando você deu o aviso que estava cheio de spoilers =/
    Pelo menos já comprei os dois primeiro e pretendo começar a ler essa série muito em breve! Espero que eu goste, mas pelo menos foi bom saber que a autora abordou o assunto de uma forma diferente!

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)