Resenha: um homem de sorte - Nicholas Sparks

Sinopse: “Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fm de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.
Um homem de sorte é mais um romance incrível do Nicholas Sparks. Gosto do estilo de escrita do Nicholas e, apesar das cenas tristes, aprecio a narrativa dele assim como sua criatividade. Então, é claro que estava ansiosa para ler esse livro. E, apesar de não ser o meu preferido deste autor, com certeza vale a pena ler.
Tenho que admitir que demorei mais do que esperava. Talvez pelo fato de o início ser lento demais, e meio enrolado. E, por ter três ponto de vista – Beth, Thibault e Clayton – achei que ficou meio confuso no começo. Mas isso era de se esperar até porque eu tinha acabado de conhecer os personagens.
Acredito que a escolha de vários pontos de vista foi bem adequada para este romance. Mesmo sem ter tantos personagens, sem o ponto de vista dos três principais seria difícil fazer as conexões de familiaridade e tudo mais. É clássico do Nicholas esconder fatos no começo, mas com o desenrolar da estória, alguns segredos e informações importantes para a compreensão vão sendo revelados aos poucos. Acho que isso é o que mais gosto nos livros do Nicholas. Ele sabe dosar as informações reveladas.
Porém, apesar de a narrativa ter fluido depois de alguns capítulos, ainda não fiquei muito convencida da estória. O Keith Clayton que é o vilão da estória, foi o único personagem que desde o início me convenceu. Ele começa sendo de um jeito e termina assim, ou seja, a personalidade dele não muda ao decorrer dos capítulos. Já a Beth... foi uma tristeza. Mesmo sendo uma personagem adulta, Beth não tem uma personalidade marcante, única. Ela varia de humor muito rapidamente e em alguns momentos se mostrou a típica personagem afetada e impulsiva. Por outro lado, Logan Thibault era o cara inteligente mas que se fechava demais para os outros. Justamente por ele ter essa personalidade que os segredos continuam até perto do final e que fazem da estória o que ela é, mas, na minha opinião, não acho que concordo com as atitudes dele.
Não senti que ficou faltando algo mais, só sei que o desenrolar não foi o que eu esperava. Algumas cenas são bem chatas mas são necessárias para entender os segredos e motivos de Logan. No geral, gostei de alguns personagens, outros não. Só sei que, apesar de não ter me agradado em todos os momentos, é um livro com uma mensagem bonita e que vale a pena ser lido. Além de que, se você adora animais na estória, vai adorar conhecer o fofo do Zeus que, com certeza, foi o meu personagem preferido desse livro.


30 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Thais! Estou ansiosa para ler Um Homem de Sorte! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha. Minha curiosidade por esse livro despertou so ha pouco tempo, mas ainda assim vou preferir esperar ver o filme, para depois ler :D

    xx carol

    ResponderExcluir
  3. Ai eu adorei o Thibault (abana), que pena que vc não gostou tanto =/
    Já o Clayton realmente deu um ótimo vilão, tão bom que eu o detestei hahaha

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Sério, acho que esse é o meu favorito do Nicholas! ^^
    Amei esse Logan. cara! rs

    Amei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nhaaaaaw, o Zeus é lindo *-*
    Eu concordo com tudo que você falou, acho que o Keith foi realmente o melhor. O Thibault é o tipo de cara que não existe, e é tão bonzinho que chega a dar raiva -Q
    E a Beth... Aff, é exatamente o que você falou: afetada e impulsiva. O que foi o pití por causa da foto??? Aff... hahahaha

    Enfim, também não é meu livro do Sparks preferido, mas a mensagem é sim bonita :)

    beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  6. Hm... Tô com esse livro aqui em casa, mas não sei quando vou ler :P
    Já ouvi falar tanto do Nicholas que no começo fiquei na maior curiosidade me relação as suas obras... Mas depois de tanto ouvi falar dele... Vi que seu estilo de estória não é lá o meu preferido, por isso fico sempre adiando hehe
    Mas desse ano não passa... Tenho logo que ler algo dele para tirar minhas próprias conclusões, né?
    Bj, ótima resenha... O nome do cachorro é ótimo XD

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  7. KKKK, Zeus e Ben foram personagens ótimos mesmo no livro, kkkkkk! Adorei a Nana também *-* Concordo contigo quanto aos outros personagens apesar de ter gostado deles até! ^^

    Beijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já li o livro "Um homem de sorte" e amei a sua resenha!
    Esse não foi um dos melhores livros do Nicholas que eu já li.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A cada resenha que leio fico doida para pegar esse livro da estante, apesar da minha primeira e única experiência com o titio Nick não ter sido de fato agravádel, pois demorei a me envolver com a história de O milagre.
    Mas quero dar uma chance para esse, e como pretendo ver o filme, preciso ler o livro antes.
    BJos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, leio tantas resenhas tão positivas sobre esse livro que até estranhei a falta de "encaixe" dessa leitura para você. Mas é bom ler uma opinião menos empolgada, assim quando eu ler o livro não vou ter tantas expectativas frustradas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. eu ganhei Um Homem de Sorte num sorteio, mas ainda não li,. Vindo do Nicholas, sempre espero lágrimas, suspiros e uma história que vai me fazer pensar na vida :)

    ResponderExcluir
  12. Aaah, eu quero ler esse livro! Nicholas Sparks é muito amor! Mas confesso que fiquei meio na dúvida agora, porque você deu a entender que é um livro 'mais ou menos'.. Tipo, entendi que é um livro que vale a pena e tal, mas que não é tuuuudo aquilo! :S

    Beijinhos!
    @CamilaCandomil
    | Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

    ResponderExcluir
  13. Olá Thais.
    Primeiramente, parabéns pela resenha. Adorei!
    Eu já li o livro, e adorei. Nicholas Sparks sempre fazendo ótimos livros.
    Infelizmente algumas partes sempre ficam a desejar (seja de qualquer obra, qualquer autor) mas isso não faz falta, olhando por inteiro. Alguns fins podemos imaginar por nós mesmas!

    Lindo o blog, sucesso.
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Já li um livro do Nicholas e gostei. Tenho vontade de ler (todos) outros livros dele.
    É uma pena você não ter gostado taaanto. Apesar disso, continuo com vontade de ler. HAUHAUHA

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. É a terceira resenha q vejo hj desse livro... Tenho q compra-lo logo rsrsrs
    Adorei a resenha, achei seu blog em um outro dai resolvi dá uma passadinha...

    E amei seu blog! já tó seguindo ;)

    se quiser passar lá, segui e comentar tbm
    eu vou amar rs
    http://falleninme.blogspot.com

    PatyScarcella

    ResponderExcluir
  16. O que + gostei nesse livro é que ele não mata os protagonistas! Agora, quero ver o filme :D

    bjsss

    ResponderExcluir
  17. Confesso que estou bem receosa em relação a esse livro. O primeiro livro que li do Nicholas Sparks, não achei tão bom assim, e o pior é que todo mundo ama, mas como sou do contra é capaz de gostar desse 'Haha. Enfim, adorei sua resenha Um homem de sorte é uma das minhas próximas leituras.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  18. Oi Thay ;)

    eu também curti muito o livro, álias é Sparks, né? *-*
    Mas também imaginava o final de outra forma, e até fiquei um pouco assustada antes de terminar o livro hahaha
    E o melhor é que o Nicholas NÃO matou nenhum protagonista nesse livro, né? haha

    Beijos!
    Thata eos Livros ~
    www.thataeoslivros.com

    ResponderExcluir
  19. Não vejo a hora de ler este livro,provavelmente começarei este mês. Estou ansiosa pelo filme também..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  20. Oi Thais!!
    Eu já li esse livro e adorei!
    Adorei sua resenha e o que você falou sobre os personagens! A Beth também me irritou em alguns momentos.
    Eu me apaixonei pelo Zeus, ele também foi meu personagem preferido!!! Mas passei o livro inteiro com o coração na mão, achando que ele ia morrer no final (aí eu iria me acabar de chorar, óbvio).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Dei 3 estrelas para esse livro. Não me pegou de jeito uahauha Embora eu não saiba dizer o que faltou, eu só sei que faltou algo.
    Concordo em termos com a sua visão dos personagens, porque, para mim, o Clayton foi o mais bipolar auhauhau Uma hora ele tratava as pessoas bem, na outra tava tendo um ataque, e [SPOILER] depois acaba sendo um herói [/SPOILER].
    O Thibault faz muita coisa errada, pensando que tá acertando. Ai, sei lá, o livro é bom, vale a pena perder umas horinhas com ele, mas tem melhores.

    ResponderExcluir
  22. Hey Thais ^^

    De fato não é meu preferido do Sparks também - porém achei que nesse ele conseguiu um final não "típico" Sparks, entende?? e por isso resolvi classificar como uma boa leitura.
    Esperando pelo filme <3

    Xxx

    :: Loma (www.night-angel.org)

    ResponderExcluir
  23. Zeus também foi o meu personagem favorito em Um Homem de Sorte, rs. Adoro cachorros, então acho muito fácil me apaixonar por um personagem assim.
    Também gostei do livro, apesar de ter achado o início um pouco lento. Mas acabei me acostumando com o rítimo e gostei do resultado final.
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Sou louca para ler este livro, só li um livro do Nicholas Sparks e eu ate que gostei haha.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li nenhum livro do Nicholas, me sinto bem avulsa nisso, hehe. Estou com duvidas se começo por este, fiquei curiosa pela história, parece ser uma linda história de amor, como tantas do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Hey Thay :)
    Adorei esse livro! Também achei o início um pouco lento, não gostava muito quando Logan ficava lembrando da época do exército mas, depois me prendi rapidinho! muito bom *-*

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu adorei esse livro! Só li dois livros do Nicholas sparks até agora, e dos dois este é o meu preferido! =D


    Eu não gosto das mortes no final dos livros dele, mas a morte desse livro foi diferente, sei lá, asuuahus


    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
  28. quero muuuuuito ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  29. Amo os livros do Nicholas Sparks, até hoje nenhum entrou na lista dos que eu menos gostei. A história desse livro parece ser muito bonita (como todas do autor!) Mas o que me deixou mais curiosa foram as inúmeras resenhas positivas que eu li nos blogs, acho que essa foi a primeira mais ou menos negativa. Confesso que às vezes não gosto de quando o autor enrola demais nos livros, mas se enrolar valer a pena ai eu não me importo AHUSAHUSAU Obrigada pela resenha, beeijos!

    ResponderExcluir
  30. Acabei e ler este maravilhoso livro. Só tenho coisas boas para falar dele. Super recomendado.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)