Resenha: Confissões de um turista profissinal

Sinopse: Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo para inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agencias e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos do celular, e pensar: " E não é que era isso mesmo...?"
Apesar de ter lido várias resenhas e de muitas pessoas não terem curtido o livro, eu estava bem animada pra ler essas crônicas. O livro não é nenhum guia turístico, é apenas um livro escrito por alguém experiente no que se diz a respeito de turismo e viagens. Então acho que essa foi a parte que me desapontou um pouco. Eu esperava que fosse um pouco menos impessoal, mas como o próprio título diz, são confissões, o que quer dizer que o livro tem muito dos pensamentos do autor.
As crônicas abordam desde os problemas no turismo do nosso próprio país, até vários outros assuntos sobre países a fora ou termos que são usados neste meio. Na verdade, achei algumas crônicas bem interessantes e algumas coisas foram novidades para mim. Aliás, acho ótimo quem tem sites/blogs porque é onde podemos escrever e postar o que sentimentos e pensamos, mas infelizmente o livro não funcionou para mim.
Não estou dizendo para vocês não darem uma chance. Tem pessoas que gostaram mas, por mais que eu goste de crônicas, esse livro não me surpreendeu. Porém não me arrependo de ter lido. Foi uma leitura rápida – de no máximo 2 horas. Afinal, vai que você acaba gostando?


22 comentários:

  1. Oie Thais =D

    Eu estou com esse livro aqui para ler, mas embora ele seja bem fininho mesmo, ainda não me animei em ler ele rs...

    Não gosto muito de livros em estilo crônicas, mas quero ver se leio ele em breve.

    Ótima resenha querida!

    bjus

    ;***

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Thais! Estou ansiosa para ler Confissões de Um Turista Profissional! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu dei boas risadas com esse livro!!
    Principalmente quando ele fala que o Oscar Niemeyer tem 430 anos!! Raxei!!! hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thay!
    Eu comecei a ler esse livro outro dia, li umas 3 ou 4 páginas e parei pra quando eu estiver mais empolgada hahaha

    Mas vou ler sim, eu até tava achando interessante as partes que eu li :P

    Como você falou, é bem pessoal mesmo haha

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais!!
    Eu li esse livro (vou postar resenha na próxima semana) e também não gostei. Achei o escritor muito amargo... Quer dizer, como alguém pode não gostar de ir passear na Disney ou em Paris?! D:

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. O livro parece divertido, apesar de não ser o tipo de leitura que me atrai. Prefiro dar chance para outra coisa, no momento não leria não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É, parece ser bem pessoal mesmo, Thay!
    Será que ele vai funcionar pra mim? rs.

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Não morro de vontade de lê-lo, mas até tenho curiosidade nesse livro. Parece ser bem interessante e diferente. Quem sabe eu leia, se eu tiver oportunidade. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, nos últimos tempos andei vendo criticas bem negativas sobre esse livro. Ele está aqui na minha fila de leitura, porém confesso que não estou muito animada para lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais!!
    Só li resenhas positivas sobre esse livro e fiquei bastante curiosa em ler. bjs

    ResponderExcluir
  11. Já vi várias pessoas dizendo que gostaram e outras não, mas eu daria uma chance ao livro se ganhasse. Ou quem sabe, um dia eu não o compre. É que agora tem outros que são prioridades, HAUHA.
    Parece ser leve e divertido..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Thay,

    Eu até curto crônicas, no momento não tenho interesse de ler esse livro!

    Como você disse gosto é algo bem pessoal, tem gente que gosta e outros que não gosta.
    E cada um tem respeitar isso!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Acho que o que me interessou no livro foi a capa, mas não seria o tipi qeu eu daria uma chance.

    http://isa-bella.com

    ResponderExcluir
  14. Já li este livro e o considerei apenas um passatempo.
    E concordo com a sua resenha.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu estou louca para ler esse livro!
    Já li resenha falando que ele é bom, e agora a sua dizendo que não funcionou!

    Mas na verdade, estou curiosa mesmo porque eu amo viajar e viajo o tempo todo! Então acho que esse livro vai ser um prato cheio para mim! hahaha Quero ver quais foram os "programas de índio" que eu fiz nas minhas viagens!

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  16. Hey ^^

    Estou com ele aqui, qualquer dia o pego. Apesar de não estar muito animada kk

    Xxx

    :: Loma (www.night-angel.org)

    ResponderExcluir
  17. Oi Thay!
    O livro também não me surpreendeu tanto assim! Algumas crônicas são engraçadas, mas acredito que eu não goste tanto do gênero!
    Ótima resenha!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo, passa lá :)
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  18. também não gostei muito desse livro, acho que a intenção era ser engraçado mas não foi.

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Eu li o livro e gostei. É um livro curtinho apenas para descansar e descontrair entre leituras mais tensas. NAda de novidades, nem surpresas, mas ainda assim crônicas interessantes e bem escritas.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei justamente pelo fato de ser bem pessoal sabe? Se você meio didático eu ia odiar aushuauhs

    Bjs


    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
  21. Oii Thay,só vi uma resenha falando bem desse livro até agr :S
    Comecei ele, mas não terminei, achei bem chato
    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  22. Eu já li o livro e acho que esperava um pouco mais pelas resenhas que tinha lido. Achei que seria mais irônico e cômico, mas...
    Gostei da resenha, concordo em vários pontos. Também me decepcionei por não ser um guia de fato, mas...

    Beijoss,
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)