Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Desde que vi a capa em inglês eu fiquei curiosa sobre este livro. As frases são tão chamativas que é impossível resistir. Mas Estilhaça-me foi além das minhas expectativas. As frases e slogans do livro não são nada perto da narrativa fantástica desta autora iniciante. E, embora eu ache que minha resenha não vai nem chegar perto do que é merecido falar sobre este livro, vou tentar expressar ao máximo todos os meus sentimentos que tive durante a leitura.
O contexto do livro é o de uma reestruturação da sociedade atual, mas Juliette não está vivendo essa mudança. Juliette, a nossa protagonista, está presa em uma cela, longe de qualquer tipo de contato com outro ser humano. Mas a solidão de Juliette acaba quando ganha um colega de cela, o Adam. Depois disso, ela é solta e recebe uma proposta intrigante do Restabelecimento. O Restabelecimento conhece o segredo de Juliette e eles pretendem fazer uso dessas habilidades especiais.
Fiz um resuminho do que acontece inicialmente no livro mas não chega nem aos pés do que é realmente o livro. A narrativa da autora no início, quando Juliette está presa, é incrível. Ela passa toda a sensação de sofrimento da protagonista assim como toda a tensão das mudanças que o Restabelecimento está fazendo. Eu senti como se estivesse mergulhando fundo nessa trama, sentindo na pele todo esse terror. Como se não bastasse as mudanças que fizeram na sociedade, também tem esse “dom” da Juliette de causar dor nas pessoas em que ela toca. Na narrativa, tem vários pensamentos de Juliette juntamente com coisas que ela escreve durante o seu período de prisão e isso enriquece o livro. Até porque Juliette não é uma protagonista qualquer e o leitor percebe isso logo no início.
Ao virar das páginas, novos segredos vão sendo revelados. Vendo por este aspecto, a autora soube guardar bem as informações sobre os personagens assim como também soube o momento perfeito para revela-las. Alguns personagens são mais misteriosos que outros e no caso de Estilhaça-me tem um que intrigou-me demais. O Warner é o vilão do livro. Ele pretende usar os dons de Juliette a favor do Restabelecimento e isso inclui coisas terríveis que faz Juliette passar. Mas ao mesmo tempo, vemos um lado diferente deste personagem e isso é realmente interessante. Mesmo finalizando Estilhaça-me, o Warner não foi, nem de longe, totalmente revelado. Há algumas surpresas em Estilhaça-me que deixam o leitor pasmo mas que não tem resposta neste livro. Sim, a autora é genial e ao mesmo tempo fica estendendo o sofrimento/ansiedade do leitor.
Mas como escrever a resenha de Estilhaça-me sem mencionar o casal fofo do livro? Não tem como não comentar. Juliette e Adam formam um casal incrível e ele é um fofo por tudo que faz por ela. Mas ainda sendo totalmente a favor deste casal, deu para sentir que rola faíscas entre a Juliette e o Warner também. Ok, eu confesso que adoro um vilão e com este vilão não foi diferente. Senti uma afeição por ele – não me perguntem o porquê pois é inexplicável – e nas cenas onde ele e a Juliette eu ficava na expectativa de que algo acontecesse. Como eu disse anteriormente, adorei a relação da protagonista com o Adam mas na verdade também fiquei na expectativa de que rolasse algo com o Warner – prova de que eu não estou cansada dos dramas de triângulos amorosos.
Enfim, Estilhaça-me é um livro para ser lido devagar, para ser entendido e sentido na pele. Super aprovo a narrativa da autora e, embora o livro tenha feito eu lembrar de Jogos vorazes e X-men, é uma história que vale a pena ser lida. Então, estão esperando o que para ler?

Entrou para os favoritos

41 comentários:

  1. Eu ainda não sei o que to esperando... ahshsaua
    Talvez por achar o livro meloso demais, ashaua
    Mas gostei mt da resenha, parabéns

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais,
    Sempre que eu via esse livro, achava o nome meio dramalhão mexicano e nem lia a resenha...
    Hoje parei aqui pra ler e fiquei impressionada, achei a história boa e com tantos elogios vou ver se compro ele no inicio do mês, que pra este a cota já foi rsrsrs
    bjos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thay!

    Eu AMEEEEI o Warner, melhor personagem *-* hahahaha Também adorei a narrativa, muito diferente.

    Só fiquei meio assim quando todo o lado X-men resolve aflorar na trama, porque ficou muito cópia mesmo ><" hahaha

    Mas foi uma ótima leitura, e espero que Warner saia ileso dessa série #sonha ;_; Tadinho.

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  4. gostei do livro chama muito a atenção e tem toda uma historia diferente.
    tb achei muito boa a resenha parabéns.
    :D

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou com o livro aqui para lê-lo em breve. Parece ser muito bom mesmo.
    Até então, só leio elogios!
    Parabéns pela resenha!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Thais! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu estou muito empolgado para ler o livro justamente por falarem que ele é uma cruza de Jogos Vorazes com X-Men... Rseses

    Já comprei, ele está aqui do meu lado, e a capa é linda! *o*

    Espero que, pelo menos, ele chegue perto das expectativas que eu criei para ele...

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  8. Acabei de comprar esse livro!! Fiquei louca por ele quando vi a capa, o slogan e a sinopse me interessou totalmente... Corri pra livraria e comprei. Mas, como ainda estou terminando de ler outro livro, não comecei a leitura desse. Por isso, evitei ler algumas partes da sua resenha... rsrs Vi que você amou, espero que minha reação à ele seja parecida! :D

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já li o livro e gostei bastante da história, adorei todos os personagens e achei bem legal o modo como a autora escreve.
    O que não gostei foi do final, mas mesmo assim estou super curiosa pela continuação.

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  10. Adorei o livro
    Eu adorei o Warner, nem sei se consegui visualizá-lo como um vilão rs Mas meu julgamente foi totalmente afetado pela minha paixão por vilões rs
    Desse modo, fiquei dividida entre ele e Adam, e a autora pode trabalhar esse triângulo amoroso nos próximos livros.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Que resenha animada, Thay! :D
    Deu pra perceber que você adorou o livro! Empolguei legal aqui, rs. *-*

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  12. Thais,

    Eu também adorei a leitura de "Estilhaça-me". Devorei o livro, em todos os sentidos, pois terminei de lê-lo muito rapidamente, em apenas uma noite. Acho que a história tem um ritmo eletrizante, que convida o leitor a mergulhar no universo sombrio de Juliette e do Restabelecimento. Ela e o Adam, oun <3

    Beijos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  13. Aiii Tata, adorei a capa e estou louca pra ler o livro =D.

    ResponderExcluir
  14. Nossa não conheço, mas gostaria de ler.. Quem dera se desse tempo.. Os livros estão correndo atrás de mim e eu estou fugindo, INFELIZMENTE#...
    Linda, estou seguindo esse blog maravilhoso aqui que eu descobri sem querer, ok!?
    Te convido a conhecer meu cantinho também e se gostar podes seguir..
    Big bj ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Essas resenhas só me ajudam a me animar para começar a leitura de Estilhaça-me. Terminei Silêncio hoje e quero entrar numa vibe de livros tão bons quanto. Comecei Delírio, então vamos ver no que vai dar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sim, Thays, que capa!
    Assim que o livro chegou, agarrei e comecei a ler. As palavras riscada me deram um charme, mas depois achei muito repetitivo.
    Não me identifiquei com a estória. Dei uma pausa na leitura e vou começar depois; como parei na página 50, vou estender um pouco e ver se o livro me cativa.
    Sua resenha me instigou a ler o resto para ver se melhora.

    Mas eu gostei do Adam! O motivo pelo qual vou voltar a leitura é para entender um pouco mais sobre ele.

    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  17. Oi, Thais!
    Já estou com o livro me esperando e, depois dessa sua resenha, vou começar a lê-lo logo!
    A capa é incrível e ainda tem uma história bem intrigante haha

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  18. Ai, essa capa e as frases são mesmo instigantes, mas essa resenha confirmou a vontade de ler o livro. Espero poder fazer isso em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Nossa, não tenho nem o que dizer desse livro
    Li e gostei bastante, não consegui larga-lo ate terminar tudo
    E preciso muito ler o restante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei esse estilo distopia mais X-men de Estilhaça-me. E aquele finalzinho deixou na vontade, né?!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  21. Poxa Thay! O livro que ia entrar na lista de leitura só na semana que vem vai pular e devo começar amanhã.
    Sim, eu também me apaixonei pela capa e depois de um tempo afastada de livros do gênero, acredito que é o momento de Estilhaça-me.
    Quando terminar, volto para escrever se gostei, amei ou odiei.


    Boas leituras!
    Beijos!
    http://janinestecanella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Thay!!
    Eu sou totalmente atraída por vilões de livros!! Adoro o Warner e esse triângulo amoroso me deixou confusa sobre qual deles torcer mais, embora eu ache melhor a Juliette ficar com o Adam mesmo. Enfim, algumas pontas soltas e o fato de o final não ter sido satisfatório me fizeram não favoritar o livro rs.
    Mas, realmente a narrativa dele é bem ágil e dinâmica, a utilização do tachado foi uma sacada bem interessante também.
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  23. Oi, já estava louca para ler este livro, e depois que li a sua resenha fiquei com mais vontade ainda, agora quando você falou que o livro lembrava Jogos vorazes e X-men (amo os dois), fiquei louca, preciso ler este livro kk.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Esse foi um dos livros que me surpreenderam e muito! Eu esperava muito dele e ele conseguiu me surpreender. É tão bom quando isso acontece, não é?
    Como você, também lembrei de X-Men, mas adorei! *o*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  25. Quero muuuito ler esse livro.
    To com ele aqui na fila. É um dos próximos!

    Poxa, que legal. Espero que vc tenha se adaptado aí em RP. E que pena que vc não veio aqui pra Pira. Kkkkk

    Boa sorte em tudo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
    Segue lá também..

    http://www.estanteseletiva.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu adorei esse livro!!!
    Estou louca pelo segundo volume....espero que a publicação seja em breve
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Só a capa já temos vontade de levarmos para casa, não é mesmo? É um excelente livro.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  29. Oi Thay!
    Tenho esse livro aqui para ler e só estou na curiosidade.Espero poder lê-lo logo, parece ser um ótimo livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Minha vontade de ler este livro só aumenta, a pontuação no skoob está alta, as resenhas são todas positivas, fiquei curiosa agora. A sinopse me agradou, mas quando eu fui na livraria e vi o livro pessoalmente gostei mais ainda, a capa é muito bonita, parece ser um bom conjunto então. Já ta na lista, com certeza uma das próximas leituras!

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha é primeira que leio do livro Estilhaça-me, acabei me interessando bastante principalmente depois que li que te fez lembrar de Jogos Vorazes que é minha trilogia preferida, vou querer ler logo ainda mais com essa capa linda fica impossível resistir!


    Beijos da sua xará
    qualquercoisacomlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha!!!!
    EStou doida para ler o livro!!!!

    Um Beijo!!!
    www.amorzinhodelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Eu só vejo resenhas positivas sobre Estilhaça-me. O livro parece ser muuuuuuuuuuito bom e ainda tem uma capa maravilhosa! Quero muito ler!!!!
    Adorei a resenha e adoro o blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  34. Eu amei esse livro! Também me lembrei de JV e x-men SHAUSHUA E o Adam é tão lindo <3

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  35. Adoreeeeeeei a sinopse desse livro..Muita vontade de ler hehe bjs thay!!!

    ResponderExcluir
  36. Eu amei a capa desse livro, esse foi um dos principais motivos para eu querer ler. E logo dpeois eu fui procurando saber mais e a história com certeza me conquistou, lembra sim um pouco de X-Men esse dom dela, mas é algo que eu nunca tinha lido.. então achei super interessante. Lendo algumas resenhas fiquei até em dúvida se o livro era tão bom (mas agora to convencida!) porque ao mesmo tempo que tem muitos comentários positivos tem também negativos, dizendo que o romance foi chato e narrativa confusa D: Mas esse já está na minha próxima cesta de compras HASUAHSUASHUA Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  37. Já estava bem ansiosa para ler Estilhaça-me, depois de ler a sua resenha então...
    Ando precisando de algum livro sobrenatural, ainda mais com o bônus de um possível triangulo amoroso *-*
    Nunca imaginei que esse livro pudesse lembrar Jogos Vorazes. Mas pensando bem, esse negócio do Restabelecimento lembra mesmo o tema de JV. Mais um motivo para ler haha'

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Adorei a sinopse, não vejo a hora de ler esse livro. A capa é apaixonante e a história também!

    ResponderExcluir
  39. Também fiquei bem curiosa com o livro antes msm de sair aqui!
    E pela sua resenha, ele não deixou a desejar!

    Bjooos

    ResponderExcluir
  40. Nossa, eu amei este livro! E, assim como você, tenho uma quedinha pelos malvados e me apaixonei pelo Warner...rsrs
    Adorei o Adam, mas mesmo assim, o Warner é o meu queridinho...rsrsrs
    A resenha ficou linda!

    Bjs.
    Yara - http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  41. Adoro x-men, jogos vorazes ainda não li. A capa é muito bela mesmo...e com a sua resenha fiquei curiosa.
    Caso seja próximo ao Legados de Lorien então vou adora!!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)