Resenha: Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake

Sinopse: Uma nova visão de tirar o fôlego de um conto lendário. Branca de Neve é a única pessoa na terra mais justa do que a Rainha má que pretende destruí-la. Mas o que a perversa Rainha nunca imaginou é que a jovem que ameaça seu reinado vem treinando na arte da guerra com um caçador que foi enviado para matá-la.
Com a onda de livros que baseiam filme agora surgiram alguns livros inusitados que foram baseados em filmes. E Branca de Neve e o Caçador é um desses livros. Como leitora, posso afirmar que tem um lado bom nisso como também tem um lado negativo e é justamente isto que estarei comentando nesta resenha. Mas antes de comentar o que eu achei, vou fazer uma breve sinopse.
Branca de Neve está há dez anos trancada na torre de um castelo que antes era de seu pai. Com um descuido de Finn – irmão da rainha -, ela foge de sua prisão e da rainha Ravenna. Porém Ravenna está muito interessada na imortalidade que ela pode conseguir e, para isto, precisa de Branca de Neve. É eis que surge o Caçador na trama, um sujeito chamado Eric que deve entrar na Floresta Sombria e trazer Branca de Neve de volta para Ravenna. O que a Rainha não contava é que a pura garota mexeria com o coração do Caçador e que este a prepararia para tomar o trono.
Quando um livro é criado, requer uma grande criatividade e visualização do autor. Ao decorrer da escrita vão surgindo os detalhes e as descrições e tudo que faz o livro ficar do jeito que é quando finalizado. Por outro lado, em livros que são baseados em filme, tenho a sensação de que foi escrito enquanto o filme passava. É um livro descritivo e eu acho que isso enriquece a trama mas em Branca de Neve e o Caçador eu senti que a autora focou nas descrições – que foram bem básicas - e deixou de lado as sensações que tem que passar para o leitor.
“Como assim?” vocês devem estar me perguntando. É o seguinte: acho incrível a sensação de suspense durante uma leitura quando acaba um capítulo com uma revelação bombástica, ou então com as sensações que o próprio personagem passa para o leitor. E eu não tive nenhuma sensação neste livro. Foi uma leitura rápida, sim, mas não foi tudo aquilo que eu imaginava. Pode ser que minha leve decepção seja devido ao fato de eu ter assistido ao filme antes – e ter odiado o final – ou então porque o livro não tem mesmo aquele toque especial que faz o leitor suspirar a cada página..
Outro fator que me deixou triste foi que não tem muitos diálogos. Em livros com descrições, a falta de diálogo faz com que a leitura fique um pouco maçante. Aliás, isto dura o livro todo! A autora só vai contando a estória sem se aprofundar em detalhes então parece ser algo muito superficial. Diferentemente de outros livros, neste não consegui me identificar por nenhum personagem e muito menos tomar um lado no inexistente triângulo amoroso. Sim, é inexistente pois quando li a sinopse e soube do filme achei que teria um triângulo maravilhoso e tal mas não existe! A Branca de Neve às vezes teima com o Caçador e este tem um papel importante no final mas não passa disso. E quanto a William, você não sabe nada sobre ele – nada que te faça suspirar ou se apaixonar pelo personagem . O final foi o mais terrível possível. Um final sem informações, que me deixou pensando “só isto?”. Sinceramente, fiquei muito revoltada.
Minhas expectativas eram imensas e nem o livro nem o filme me satisfizeram. Sinto que tinha um potencial tão grande, uma ideia tão legal mas muito mal aproveitada.. Enfim, eis o meu problema com adaptações: tendo a ser quase sempre decepcionada. Porém, para você que está entusiasmado com a leitura, recomendo que leia antes do filme. Embora o livro não tenha uma narrativa tão legal e os personagens não sejam lá tão agradáveis, acho que continua sendo uma boa ideia ler antes de assistir. E, apesar de não ter gostado tanto do livro, não posso negar que a Editora Novo Conceito fez um ótimo trabalho. Graficamente, o livro é lindo demais.


36 comentários:

  1. Bem Thay, já tinha me decepcionado o suficiente com o filme para deixar algo pro livro. Li o livro assim que cheguei do cinema e tive a mesma impressão: ela escreveu enquanto via ao filme.
    Algumas partes do livro são interessantes e dá uma explicação maior a alguma coisa ou outra. Mas em suma, achei fraco. Ambos.
    O que salva é a diagramação. Todo o livro, as páginas, a letra, as imagens. Tudo é muito lindo. Exceto a Kristen na capa. =P hahah

    Beijos flor!

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie Thais
    ainda não li o livro e nem tenho vontade, acho que vou assistir só o filme.
    E imaginava que a história seria corrida, já que é baseado no filme.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Menina, teu blog é lindo. Adorei!
    Parabéns!
    Depois visita o meu http://lilianpoesiablogs.blogspot.com.br/
    @liligarota

    Quanto ao filme e o livro ainda não os vi. mas adorei teu post!Mas confesso que agora estou com medo de me decepcionar tb...

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do filme no geral, mas, como você, achei o fim bem estranho. Estou ansiosa pela leitura, já que gosto bastante dessa versões mais adultas de clássicos infantis e a ideia do livro é ótima, mas não garanto que vou amá-lo. Pelo menos, espero não me decepcionar.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ah!! Além do livro quero ver o filme também
    Seguindo o blog!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Thay!
    Eu estou lendo esse livro agora e tenho a mesma sensação que você... No começo eu achei até gostosa narrativa, mas agora que estou na metade do livro reparei que está sim faltando esses sentimentos. :(
    Eu não criei expectativas muito grandes para Branca de Neve e o Caçador, então acho que não vou me decepcionar tanto quanto você (yn)

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler o livro e agora estou lendo várias resenhas pouco positivas a respeito dele.

    Como não vi o filme, acho que ele vai ser menos decepcionante pra mim!


    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti o filme quando estava em cartaz mais ainda não li o livro.
    Mais acredito que também não irei gostar tanto assim pois as adaptações de roteiros nunca ficam tão boas, sempre falta alguma coisa.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti o livro nem vi o filme, com as resenhas e criticas de ambos que ando lendo estou meio desanimada mas não custa tentar né.

    Beijos.
    Sarah Linhares.
    http://gringagirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thais!

    Eu gostei do livro. Desisti dessa história de ver o filme primeiro, eu fico comparando e botando defeito e acabo não aproveitando nada isso aconteceu com a leitura de Qual Seu Número, não aproveitei nada por ter visto logo o filme.

    E como eu li sem nenhuma expectativa, só tentando sair de uma ressaca chata, eu gostei. Achei bem bacana. Pena que você não curtiu.

    Eu fiquei #chatiada com o fim, adoro um romance. Mas ela fez um sacrifício, e não acho que teria dado pra se encantar pelo filho do duque porque simplesmente não deu tempo. Ele era uma lembrança, uma fantasia. O caçador era real, mas indisponível. Enfim, eu gostei. *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu vi todo mundo super empolgado, tanto com o livro quanto com o filme, antes mesmo de ambos serem lançados e acho que foi essa expectativa não correspondida que causou decepção.

    Ainda não vi o filme por falta de tempo e, embora tenha o livro, ainda não tive coragem de ler. Na verdade, já até tentei mas depois da primeira página larguei. Acho que não estava com humor para o tipo de leitura e também fui motivada pelas pessoas que estavam eufóricas com o kit.

    Devo confessar que a sua resenha só me deixou mais desmotivada ainda para ler... Acho que ele pode pular pro final da fila né? xD

    Beijos!!
    Ingryd - PseudoEstante

    ResponderExcluir
  12. Eu só tenho visto resenhas com as opiniões mais ou menos parecidas com a sua e isso desanima. Esse lance de não ter muito diálogo realmente torna a leitura muito lenta se o autor não tiver talento para levar a narração.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. A expectativa de todos com esse livro foi tão grande que parece que a decepção com ele foi ainda maior. Eu li o livro antes de ver o filme, então a minha decepção não foi tão grande, mas senti exatamente a mesma coisa que você: falta diálogos; falta descrições. O filme é riquíssimo em efeitos visuais, mas a Kristen e suas não-emoções estragou tudo. Mas não tive uma experiência tão negativa. Pra mim, foi legal, me diverti, mas certamente faltou alguma coisa, sim. E o final foi, sei lá. Muito sem graça. Poderia ser bem melhor. Pena que a NC sempre aposta em livros que o pessoal não gosta muito. Veja co Julieta Imortal, que foi a aposta deles pro final do ano... deu na mesma =/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Tive a mesma impressão que vc durante a leitura. Achei os personagens muito mal trabalhados, tinha-se um potencial gigantesco a ser explorado, e no entanto, não o foi.
    Na minha opinião, foi a amior decepção desse ano pra mim em termos literários >.<
    Ótima resenha Thay, parabens!
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  15. Ah, li esse livro semana passada e confesso que também estava com grandes expectativas, no geral ele não é tão ruim, mas como você disse a ideia foi mal aproveitada :( Enfim, adorei a resenha.

    Beijos&beijos

    Book is life

    ResponderExcluir
  16. É uma pena que você tenha se decepcionado com o livro, é muito chato quando isso acontece né... eu quero ler e ver o que vou achar, mas acredita que nem assisti o filme ainda?

    PS: Ja estou seguindo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Já li esse livro e gostei. Mas teve o final que não foi como eu esperava sabe? De qualquer maneira é uma história bonitinha e a diagramação foi muito bem produzida.Quanto ao filme também me agradou, principalmente por causa dos efeitos especiais.
    Feliz dia do amigo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi ..

    Já li o livro e gostei da nova roupagem que a história ganhou. Achei muito interessante. Faltou apenas que ela fosse muito mais explorada, pois o livro foi muito superficial e raso. Caso a autora tivesse sido um pouco mais criativa, talvez o livro ganhasse no mínimo 4 estrelas. Porém, isso não aconteceu. É uma pena =/

    Ótima resenha :)

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, há um tempo já venho acompanhando seu blog, e claro, adorando. Parabéns e muito sucesso..ótimas leituras!!! Deixei um meme para você lá no meu cantinho. Confira: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/07/meme-03.html Bjs - Fê - Segredos em Livros

    ResponderExcluir
  20. Hey,

    Odeio não gostar de finais :/

    Ainda não assisti ao filme e nem li o livro, mas pretendo fazer os dois, e claro, ler primeiro. Realmente, tem autores com ideias maravilhosas, mas que não sabem aproveitar cem por cento. Não tenho expectativas nem para a adaptação nem para o livro em si, então não tenho muito com o que me decepcionar, rs.

    Abraços,
    Yago - Amigo do Livro

    ResponderExcluir
  21. Oi. Tem razão: a diagramação desse livro é linda. O bloquinho do kit também, pelo que andei vendo em uns blogs.
    Eu não tenho muuuita vontade de lê-lo, sabe? Para mim, Branca de Neve é aquela jovem garota encontrada pelos sete anões que mordeu a maça envenenada. Talvez seja melhor continuar assim. Minha infância agradece.

    Beijos.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Eu também tenho medo de livros gerados a partir de filmes, sei lá .-. UASHAUHSUA E sei essas 'sensações' do livro, sinto falta disso mesmo em alguns. Adorei, adorei a resenha. E adorei o layout, não sei se já falei isso e vai que você mudou faz tempo .-. UAHSAUHSUA Eu sou um tanto distraída q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu gostei do filme e do livro. É uma pena que você não tenha curtido a leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  24. só me deixou com mais vontade de veeer *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oie...
    Passando pela primeira vez e adorando o blog!
    nossa eu fiquei muito triste em sabe que a estória não passa para os leitores as sensações esperadas e realmente deve ser muito chato ele ter poucos diálogos mais talvez seja por ser muito empolgante que vc sentiu a falta de diálogos
    Eu confesso eu assisti Jogos Vorazes antes de ler o livro mais não me arrependo porque eu considero uma das melhores adaptações de livros que eu já vi mais fiquei amei assim com a branca de neve e o caçador...
    ótima resenha!
    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Que droga! Eu já vi o filme antes de lê o livro D: HAUSHAUSH Então, não gostei nem um pouco do filme, achei que a Kristen não parecia em nada com a figura da Branca De Neve, ela não parece ser pura, muito menos inocente u-u não que eu não goste dela, só acho que ela não tem nada haver com o papel u-u também achei a história muito fraca, definitivamente não curtir, nem conseguir terminar de ver o filme DD: Ainda pretendo ler esse livro, ainda tenho esperanças de que ele me surpreenda (:

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  27. THAY!
    É APENAS UMA LEITURA DESCONTRAÍD, PODERIA SER BEM MELHOR.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    "AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos."

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Eu tive a mesma sensação que você quando li o livro. Uma pena, esperava bem mais.

    beijos!
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Até hoje eu não vi o filme e ainda não tenho a menor vontade de assistir, mas ao ler o livro senti que ele era mto vazio. Faltaram vários elementos, que eu sei que estão no filme, mas como não me interesso em ver ainda, tento imaginar na minha cabeça como são esses buracos e tals hahahhaa
    Mas de fato, a Novo Conceito arrasou na diagramação e no kit desse livro: LINDO DEMAIS!
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  30. Bem, eu ainda não vi nem o filme e nem sabia da existência do livro. Eu vi o Espelho espelho meu e odiei, então fiquei meio preguiçosa em ver esse.
    E pela sua resenha, acho que não vou me interessar muito em ler o livro não...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Eu já li este livro e gostei bastante
    É uma leitura bem rapida e tranquila
    Mas senti falta de alguns detalhes
    Acho que eles deveriam se aprofundar mais

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Gêe! Branca de Neve e o Caçador é minha próxima leitura e sua resenha baixou bastante minhas expectativas, mas como nem sempre as altas colaboram, acho que pode ser bom para que eu não me decepcione tanto com o livro como você, rs. tive a mesma impressão quanto ao triângulo, mas não ligo muito de nÃO existir realmente, já que ta meio massante isso, acha não? haha' Saber que tem poucos diálogos me desanimou mais ainda... Com garota replay que os primeiros capitulos eram assim quase sem diálogos eu quase enlouqueci... Odeio descrições exageradas :/ fico entediada, hasoeihaohe' e amo diálogos, ainda mais os bem escritos, rs.

    Beijos, Nanda
    julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi, Thais!
    Achei o livro totalmente superficial. Parece quando nós vamos contar uma história para uma pessoa sobre determinada situação, sem dar muitos detalhes e se aprofundar. Estou lerdando para terminar a leitura, infelizmente.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  34. Oie Thais =D

    Para mim o enredo desse livro, é fraco e superficial. Não cheguei a ver o filme, mas pelo que pude ler no livro acho que não muda muita coisa.

    É um livro legal para vc ler e passar o tempo, nada mais que isso.

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  35. ganhei esse livro, mas estou sem vontade de ler, todo mundo que leu deu 3 estrelas, tipo é bom, mas não é aquelas coisas, não empolga, é só bonzinho, mas um pouco fraco.
    entao acho que nem vou ler

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  36. Tava super empolgada pra ler.. mas desanimei agora. iahdushdiuad

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)