Resenha: Conselho de amiga - Siobhan Vivian

Sinopse: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.
Desde que li Não sou este tipo de Garota, fiquei louca para ler outros livros desta autora. E, quando li a sinopse de Coselho de amiga, achei que era exatamente o livro que eu estava necessitando neste momento. Infelizmente, foi mais um na minha lista de decepções. Não que seja ruim, é que assim como os livros que li anteriormente – Desperta ao amanhecer e Sirensong – eu tinha grandes expectativas e acabou não sendo tudo aquilo que eu imaginava.
Em Conselho de amiga, Ruby está completando dezesseis anos mas a noite que era para ser perfeita acaba por ser um desastre. Jim, o pai de Ruby, aparece em sua casa depois de anos sem dar notícias para a filha. Ruby tinha certeza de que já tinha superado o divórcio dos seus pais e a saída de Jim de casa, mas ela acaba por perceber que não superou totalmente. Enquanto isso, Beth, sua melhor amiga, tenta convence-la a não se importar com isso. Mas a curiosidade de Ruby não a deixa superar, e assim, ela acaba por descobrir segredos de sua mãe, pai e da própria Beth.
O que eu com certeza posso afirmar é que o livro não tem um enredo óbvio. A autora, assim como em Não sou este tipo de garota, sabe fazer um bom drama e enrolar o leitor por um tempo conveniente. Gostei de como a trama se desenrolou mas acho que devido às expectativas, acabei esperando ser um livro um pouco mais profundo. Outra coisa que me incomodou bastante foram as atitudes da protagonista. Ela tem dezesseis anos mas age como uma criança e isso deixou o livro muito infantil.
Realmente, eu gosto muito da narrativa da Siobhan e de suas ideias mas acho que li esse livro em um momento errado. Espero que eu consiga achar logo um livro que me surpreenda totalmente para parar de ser um pouco chatinha com os outros. Até porque fiquei tanto tempo só nos estudos e quando volto a ler, nenhum me satisfaz totalmente :(
Enfim, deixando para trás o meu lado patético de carência de livros, quero deixar claro que o livro não é ruim. É um enredo simples porém trata-se de acontecimentos do dia-a-dia. Gosto de sobrenatural mas também gosto de livros normais, que abordam a realidade em que vivemos. E Conselho de amiga é um livro assim, só é uma pena que não tenha me agradado tanto. Mesmo assim, mal posso esperar para ler outro livro da Siobhan Vivian. A narrativa dela é uma delícia e eu já estou virando fã.


8 comentários:

  1. Oi,

    Vejo pessoas falando bem dos livros da autora, mas não faz meu estilo :/ Outro fator que acho que me incomodaria, caso eu lesse, seria o comportamento da protagonista - que como citou na resenha - age de forma infantil.

    A resenha ficou muito boa :)

    Abraços,
    Yago - Amigo do Livro

    ResponderExcluir
  2. Eu estou lendo esse livro no momento, ainda bem no começo, mas ao contrário de vc, não tenho grandes expectativas não. É que já li várias resenhas desse livro e todos dizem q a estória é bem fraca, então...
    Gostei de voltar aqui, fazia tempo né?
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  3. Oie Thay!!!
    Nunca li nada da Siobahn... Mas ouvi falarem bem dos livros dela.
    Achei a história interessante, mas não é um livro que eu queira ler no momento. Sei lá... =/
    Gostei da sua resenha e de sua sinceridade.

    Quem sabe, um dia, eu o leia.. =P

    Bjs
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  4. Não gostei tanto quanto você da escrita da Siobhan, então acho posso gostar mais desse livro do que você.
    Na verdade, eu não espero nada do livro. Pra mim vai ser uma leitura bem sem graça :s
    Mas vamos esperar para ver, né?!

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não gostei desse livro.
    Esperava mais, pelo fato de ter amado Não sou este tipo de garota.
    A escrita da autora é realmente gostosa, mas a história não me agradou. Achei muito imatura...
    Aguardo pelo próximo livro da autora, esperando ser uma narrativa mais madura.

    Beijos,
    Amanda Melanie
    LiteraturaEmSerie.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa quanto tempo que não passo por aqui :O Confesso que esse livro está na minha fila de leitura, mas não estou com muitas expectativas em relação a história. Adorei a sua sinceridade :)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. Eu não curti esse livro. Achei que não aprofundou em nada e ficou faltando alguma coisa no enredo.
    Também achei que o livro ficou infantil devido a atitudes dos personagens. Dei apenas 2.5 estrelas pra ele, achei bem fraco mesmo.
    Ainda não li Não sou este tipo de garota, mas espero gostar muito mais que esse!

    Bjs.
    Andresa Dias
    http://www.leiturasefofuras.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii Thay,
    Também curti Não sou este tipo de garota, mas da mesma forma que você, esperava muito do livro e não atingiu todas as expectativas, mas gostei da narrativa e da ideia do livro, do enredo, a trama, tudo.

    Sabe, estava como você, sentindo falta daquele livro, aquele que nos tira o fôlego, que nos deixa novamente no pique da leitura, que faz com que devoramos as páginas rapidamente.
    Mas olha, depois de muito tempo não me sentindo "completa" com uma leitura, a série Percy Jackson tem conseguido recuperar meu ânimo, é realmente uma dica ótima para a leitura (ao menos se você gostar de fantasia, mitologia grega e muita aventura)

    Beijoos
    Letícia
    Animus Book

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)