Resenha: Um lugar para ficar - Deb Caletti


Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

Este é um dos livros mais repletos de sentimentos que eu já li e toda essa transmissão dos sentimentos dos personagens é essencial para atingir o leitor. Então, é claro que dei a nota máxima (cinco) apesar de não coloca-lo na lista de favoritos.
Em Um lugar para ficar, a protagonista Clara narra sua vida, alternando os capítulos entre o presente e o passado. No presente, ela vai narrando sua vida em uma cidadezinha do litoral, sua ida para lá, seus temores e tudo mais. No início, ela menciona seus temores e medos mas apenas superficialmente pois esses medos são melhores desenvolvidos nos capítulos que narram o passado de Clara. E tudo começa com o início da relação dela com Christian. Ela mostra o desenvolvimento deste relacionamento, sempre chamando a atenção do leitor a pequenos detalhes da caracterização de Christian, tais como sua possessividade e mudanças de humor constantes. Sendo assim, Clara narra sua vida presente e passada até o momento em que as duas se coincidem com o momento que está vivendo agora. E com isto, ela entende, claramente, que nem tudo está acabado.
Nunca tive nenhuma experiência em ler algo da Deb Caletti e esta primeira experiência foi fantástica. A leitura flui muito bem e é quase impossível parar, pois você fica curioso para saber o que aconteceu para Clara ter que fugir de sua cidade. Portanto, é um livro com conteúdo e com narrativa espetaculares.
O contexto da estória é basicamente sobre relacionamento abusivo. E, apesar de a personagem as vezes ser muito bobinha, o leitor acaba se conectando com ela facilmente. Acho que parte disto é devido a incrível sensação que ela nos passa. Aliás, o livro todo é cheio de sentimentos. Desde o seu bem-estar quando está com Finn até as sensações de que ela está sendo perseguida ou que alguém está espionando-a. São estas sensações que fazem do livro algo mais real e que acabaram me fazendo gostar muito da personagem.
O final é espetacular! Com o desenvolvimento da trama você acaba descobrindo segredos do pai e da mãe de Clara. Então, sim, o final foi de arrepiar e incrivelmente bom. Não tão imprevisível mas que mesmo assim deixa o leitor de cabelos em pé e cria todo aquele clima de suspense.
Então, se vocês ainda não leram, aproveitem para ler. O livro é incrível e se você está procurando por um livro com um mix de sentimentos e sensações, este é ideal. Agora, é claro, fiquei ainda mais ansiosa para conferir os outros trabalhos da autora.


Publicado pela Novo Conceito || 272 páginas || Adicione à sua estante do Skoob || Compre

26 comentários:

  1. Ei, Thais, eu acabei de ler o livro recentemente. Concordo com absolutamente tudo que você falou. Nunca tinha lido nada da Deb antes também, e adorei a narrativa dela!
    Um beijo,
    Inara - Ler, Dormir, Comer...

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, não fazia ideia que a história era assim.
    Ótima resenha.

    Lucas
    livrosecotnos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Thais
    eu devia ter lido esse livro antes de Bem mais perto, parece muito mais emocionante e ainda esse clima de suspense que eu adoro. Eu esperava um romance bobinho, mas pela sua resenha vi que vou amar.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Querendo ler esse livro. Adorei!

    Tem sorteio lá
    http://www.terradecarol.blogspot.com.br/2012/07/livros-fotos-e-sorteio.html

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Thais! Estou ansiosa para ler Um Lugar para Ficar! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais!
    Esse livro parece ser bem interessante... Agora que você deu 5 estrelinhas pra ele, fiquei com mais vontade de ler. Ainda bem que já está na minha pilha de leitura!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Já vi vários comentários positivos e negativos;.
    Não sei se tenho muita vontade de ler.Já li alguns livros da Deb, que não me surpreenderam nem um pouco.
    Boa Semana.
    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  8. Adorei o fato de que você, em alguns parágrafos, conseguiu me fazer ter mais vontade ainda de ler esse romance. Eu não sabia que ele era carregado de sentimento. Eu o imaginava de outra forma.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Acho que, além da sua resenha, só li mais uma que também falava que esse final era assim, arrebatador, incrível, e que a trama toda era muito boa, cheia de sentimentos. Ele não é um dos próximos da fila de leitura, já que tenho outros livros atrasados, mas estou louca pra lê-lo. Deve ser rápido de ler também, né, já que é curtinho. Espero que eu goste dele tanto quanto você!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Eu já estou com esse livro em casa para ler mas até agora nada.
    Gostei da resenha. Sinceramente, pela capa eu não conseguia imaginar realmente do que se tratava o livro.
    Deve ser um livro bem emocionante, com tantos sentimentos sendo expostos.
    Vou ler logo.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá :)
    Acho que é a primeira resenha que vejo sobre esse livro e poxa, que bom que gostou tanto assim. Tenho muita vontade de ler, espero colocá-lo na minha lista de leituras assim que possível e espero gostar tanto quando você. Ótima a resenha, adorei. E fiquei curiosa para saber o que aconteceu com ela antes. Preciso ler logo, sem mais UAHSAUHSUAHS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Oi Thay!
    Estou bem ansiosa por esta leitura! Será uma das minhas próximas, com certeza!
    Parece ser um livro bem intrigante e envolvente!
    Ótima resenha!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Novidades Literárias #36
    Beijos,
    Nathi
    Books in Wonderland / @bookswonderland

    ResponderExcluir
  13. Só li críticas positivas desse livro! Gostei da sua resenha objetiva.
    Bjao

    Anderson - http://olhosleem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já estava bem interessada em ler esse livro, e fiquei com mais vontade ainda depois de ler sua resenha. Ele parece ter uma narrativa peculiar e uma trama bem interessante. Pretendo ler em breve, é claro, se a fila enorme me permitir. usahsauh :X
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa, então pelo jeito a história é bme intensa mesmo. Acho que nunca tinha visto algum livro que tratasse do assunto assim, como você explicou na resenha. Deve ser muito bom!
    Adorei a super resenha *--*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Estou super curiosa para ler Um Lugar Para Ficar. Além da capa linda, a sinopse me agrada :D
    Antes eu já estava cheia de expectativas, agora que você falou que o final é muito bom então...

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha!
    Terminei de ler esse livro essa madrugada e gostei bastante.
    Foi o primeiro que li da autora.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha!
    Por isso vou passa-lo na frente dos outros da lista e espero gostar assim como você Thay!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Tenho o livro e estou morrendo de vontade de ler, é uma pena que ainda tenho muitos para ler antes.
    Adorei sua resenha!

    http://sojustsmilee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ótimo post, curti bastante... não sei se vou realmente ler este livro, mas parece bem legal!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu to com esse livro aqui
    Mas ainda não apareceu oportunidade para ler
    E a resenha ta muito boa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Thays :) Li esse livro recentemente e também gostei muito. Acho esse tema um pouco mais próximo da nossa realidade, pois apesar de Christian exagerar, todo mundo conhece alguém ciumento demais, não? Mas a autora soube trabalhar os detalhes dele muito bem, como você falou, as vezes ele realmente me assustava.
    Uma coisa que eu gostei é que tem um lado mais feliz na história, então ela não é tão pesada. Assim como você, quero muito conhecer outros livros da autora :)
    beijos
    Julia, Três Lápis

    ResponderExcluir
  23. Oi Thay *-*
    Desculpe a ausência >.<
    Amei sua resenha ^^
    Me deu vontade de ler =O Eu já tinha gostado da sinopse, mas não tinha muita vontade, mas você convenceu *-*
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua resenha! Deve ser um livro bem leve, mostrando aos poucos o relacionamento deles como se desenvolve, é algo bem para relaxar mesmo.

    xx carol

    ResponderExcluir
  25. Super positiva sua resenha. Mas, esse livro não está na minha estante, mas quem sabe eu acabe lendo!

    beijos*;

    ResponderExcluir
  26. Ah, cada vez mais ansiosa para ler esse livro. Deve ser tão gostosa a leitura.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)