Resenha: A culpa é das estrelas - John Green

Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Estou totalmente ciente de que esta resenha não fará jus ao livro. Mas, ainda assim, não tem como não surtar e compartilhar meus sentimentos durante a leitura.
A Culpa é das estrelas me conquistou desde a primeira página. A Hazel tem um humor marcante, principalmente com o seu estado atual. Sendo uma paciente terminal, ela não se importa em agradar aos outros – a não ser seus pais . Seu ídolo é um autor que nem sabe que ela existe, escritor de um livro chamado Uma Aflição imperial. Hazel perdeu as contas de quantas vezes já leu este livro, e todas as vezes ela sente um vazio devido ao final inusitado. Em parte, acredito que este é o motivo de o leitor, logo no início, se encantar pela personagem. É legal ver que ela também é viciada em livros. Mas este é apenas um dos motivos de ela ser uma personagem espetacular. A maioria dos motivos são inexplicáveis, você apenas gosta dela e pronto. Para mim, parecia que cada frase que Hazel falava ou pensava era genial, tanto que grifei muitos diálogos e pensamentos dela. Na maioria, são bem profundos – à respeito da vida e da doença que ela tem – já outros são engraçados.
Outro personagem super importante na trama é o Augustus Waters. Ele mexe com você desde a primeira aparição. Ele é aquele personagem que te encanta, que te faz suspirar e que quando você vê, já está totalmente envolvida com ele. Ele é engraçado, fofo, uma gracinha.. Me vi relendo várias vezes os diálogos entre ele e Hazel, sempre tentando encontrar algo mais escondido naquelas frases.
Tem vários outros personagens legais, que também cativam o leitor, mas não quero estragar a surpresa para aqueles que ainda não leram. Este é aquele tipo de livro que, apesar de você ler várias resenhas, você ainda acaba se surpreendendo. John Green me surpreendeu e muito. Sua escrita é leve, gostosa, cheia de significado. Cada frase é uma quote, uma mensagem para o leitor. Apesar do tema teen e da linguagem não tão formal, é um livro que te faz sentir respeito por ele. Quase como se fosse sagrado. Então, obviamente que fiquei surpresa quando percebi todos os meus sentimentos pelo livro, pela escrita de Green e tudo o mais. Até porque não é qualquer livro ou autor que ganha o meu respeito e apreço.
Depois que terminei a última página, me senti como uma órfã. Reli várias frases, folheei novamente o livro e me senti com vontade de recomeçar. A culpa é das estrelas é um livro incrível, com um tema comum mas que foi desenvolvido de maneira genial. Como o Markus Zusak disse, A culpa é das estrelas te fará rir, chorar e ainda querer mais. Aliás, já estou louca para ler mais livros do John.
Então, se você está louco para ler este livro, não espere nem mais um minuto. Prepare-se para um turbilhão de sentimentos e mergulhe de cabeça nesta história fantástica de dois jovens que farão você refletir por um bom tempo.

Entrou para os favoritos

Publicado pela Intrínseca || 288 páginas || Adicione à sua estante do Skoob || Compre!

27 comentários:

  1. Nossa, fiquei super a fim de ler esse livro. Adoro quando termino de ler um livro e fico pensando nele por um bom tempo e triste por ter acabado. Adorei a resenha :)
    beijos*;

    ResponderExcluir
  2. flor eu adorei a resenha, só gostaria que a letra fosse um pouco maior, tive que aumentar o zoom da página!
    A culpa é das Estrelas é um livo lindo, eu li só alguns caps. mas vou comprar pra ler o resto!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhh! Ainda estou com o livro na cabeça, acredita?
    Tenho certeza que vou acabar relendo alguns trechos constantemente. O livro me conquistou!
    Lindo demais! Real demais.... marcante demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ain, quero tanto ler esse livro *-* Ele está sendo tão bem falado que quero logo o meu exemplar (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Definitivamente PRECISO ler esse livro. É a quinta resenha positiva que leio hoje hahaha Cada vez estou com mais vontade de ler :) Deve ser extremamente emocionante.

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro.
    Fiquei super curiosa quando descobri qual foi a inspiração do John para escreve-lo!
    Acabei comprando ele na bienal, mas ainda não li :(
    Acho que vai ser um dos próximos, principalmente dessa sua resenha completamente apaixonada ;D

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. preciso urgentemente de ler esse livro! Todo mundo falando e eu só chupando dedo D: rs'

    Adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais, não vejo a hora de chegar a minha vez no book tour para poder me deliciar com este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Cada vez fico com mais vontade de ler o livro. Li as duas primeiras páginas na Saraiva, e me surpreendi um pouco com o estilo...

    :D

    ResponderExcluir
  10. A cada resenha que leio só aumenta a vontade de ler esse livro.

    É uma trama tão envolvente...

    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Oinn, resenha linda! Quando eu gosto muito de um livro, tbm fico relendo alguns diálolgos ou partes que eu gostei! Aconteceu com Ana e o Beijo Frances! Doida pra ler esse ^.^

    ResponderExcluir
  12. Já li várias resenhas desse livro e todas trazem ótimos comentários e super recomendam a leitura. Então estou muito curiosa para lê-lo, apesar de achar que vou chorar um pouco já que a história é um pouco triste afinal os personagens são pacientes terminais.

    Aninha
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Parece ser lindo e muito cativante.
    Quero ler!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!
    Gosto de resenhas assim! Com conteúdo! Que não estragam surpresas!
    A primeira resenha do meu blog acabou com surpresas. Acho que contei o livro inteiro, mas não vou falar a parte mais importante, rs
    Eu vi uma resenha em vídeo desse livro, não lembro de que blog, e sempre me apaixonei por ele, quero muito ler!
    Abraços

    Beatriz Aline
    @Simeusouleitora
    http://simeusouleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Este livro está entrando para os favoritos de todo mundo que leu ele! Quero tanto poder ler, e sentir todas essa sensações descritas..

    ResponderExcluir
  16. Nossa estou com muita vontade de ler este livro;)!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha... Estou muito interessada em ler esse livro, todos estão falando muito bem dele.
    Espero poder lê-lo em breve...

    ResponderExcluir
  18. quero muito ler esse livro! parece ser maravilhoso!

    http://escolhendoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse parece ser o tipo de livro, que mesmo a pessoa mais insensivel do mundo chora lendo. Quero muito!

    ResponderExcluir
  20. Não sei Tha se irei rir, chorar e ainda querer mais. Mas que eu gostei da resenha sim, sou difícil de me emocionar com um livro só se ele for muito emocionante mesmo, pelo final da resenha parece que será assim pra mim, mas só lendo A culpa é das estrelas pra saber. AMEI a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Já vi tantas resenhas que não posso mais me conter. QUE LIVRO!!! Amando e amando e continuando a amar sem nem ter lido. Espetacular e super desejado. Emotivo demais...Ah, eu amo! Quero ler pra dar umas choradas hihihi

    ResponderExcluir
  22. Acho que esse livro deve ser lindo *-*

    ResponderExcluir
  23. acho que por tudo que eu li sobre esse livro já começo a compreender porque ele sempre entras ´para os favoritos, e eu aqui morrendo de curiosidade para ler e me emocionar também.

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não li esse livro, mas estou louca pra lê-lo logooo, vi muitas resenhas muuuitos positivas do livro marcante e emocionante.

    ResponderExcluir
  25. A culpa das estrelas só recebeu ótimas resenhas. Quero muito ler esse livro e sentir todas as emoções que você sentiu ao lê-lo.
    Maria Paula

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)