Resenha: Resposta Certa - David Nicholls

Sinopse: O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais...
Depois de ter lido Um dia e ter classificado ele como a minha melhor leitura de 2011, não esperava a hora de ler algo mais do David Nicholls já que simplesmente amara o primeiro livro que tinha lido do autor. Então, é com muito pesar, que venho dizer que Resposta Certa simplesmente não alcançou as minhas expectativas, aliás, bem longe disto.
Em Resposta Certa, Brian conta-nos um pouco de sua vida e narra suas aventuras como um calouro na universidade, sua entrada no Desafio Universitário e sua queda por Alice Harbinson. No início da leitura, achei o personagem legal, e até consegui me identificar com ele em alguns momentos, porém o que se passa na trama é que estar na universidade realmente mudou o personagem. Ele passa de um cara bacana para um total babaca e isso realmente me irritou. As atitudes de Brian não tem justificativa e ter que aguentar ele fazendo besteira não foi nada fácil.
Sei que David Nicholls não queria que fosse um livro bonitinho nem nada mas não fiquei revoltada com o autor, mas sim com o personagem. O Brian é aquele personagem super real, no qual eu realmente gostaria de bater. Também sei que a universidade é uma experiência diferente e tal mas ainda assim, como eu disse anteriormente, as atitudes de Brian não tem justificativa. A transformação do Brian bacana para o Brian babaca que é um idiota a fim de uma menina bonita é simplesmente insuportável.
Mas não é só este o motivo de não ter curtido o livro. Infelizmente, pelo jeito que ocorreu a trama, a narrativa ficou chata e as descrições muito extensas. E, apesar de no início esse ser um ponto positivo no protagonista – já que a narrativa é em primeira pessoa – com a sua mudança comportamental começou a ficar uma leitura exaustiva.
Sinceramente, não esperava isto de um livro do David Nicholls mas acredito que o livro não tenha atingido minhas expectativas devido à minha decepção quanto ao personagem. Um dia, que foi um livro com uma trama diferente, realmente me agradou. Então, ainda tenho esperanças de ler outros livros do David.


4 comentários:

  1. Eu não tenho vontade de ler esse livro, e não tenho muita vontade de ler o outro livro desse autor, Um Dia, mas acho que um dia ainda vou ler. Mas esse simplesmente não me chama a atenção, nem a capa ajuda a me interessar... O que eu acho uma pena.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  2. Quando esse livro foi lançado eu até estava curiosa, mas depois de tantas resenhas negativas eu meio que desisti. Vou ler apenas Um Dia, e se por acaso aparecer a oportunidade de ler A Resposta Certa eu vou com menos cede ao pote :)

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tem meme para você no meu blog. = )
    http://leiturarecomendada.blogspot.com.br/2012/11/meme-laco-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh eu adorei o Brian!
    Sério, dei tanta risada dessa falsa 'auto-estima' dele que paguei vários micos lendo o livro em público. hhahahah
    Também achei que em alguns momentos a leitura ficou cansativa, também enti vontade de dar uns tapas no Brian e torci muito pra ele desencanar da Alice, mas..... preciso dizer: AMEI o final!

    Adorei sua resenha!
    Tô sumida por conta das 3225747462521627 coisas que tenho que fazer pra faculdade nesse semestre, mas de vez em quando eu apareço!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)