Resenha: O Circo da noite - Erin Morgenstern


Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Demorei para escrever esta resenha, e, ainda assim, tenho a mais absoluta certeza de que não fará jus ao livro.
O livro conta a história de vários personagens. Inicia-se quando Próspero, recebe sua filha pequena após a morte da mãe. Ao descobrir que a menina tem certos dons, ele a coloca num desafio. Enquanto Celia cresce, em outro lugar, seu desafiante estuda e aprende truques para o desafio. O palco escolhido para o desafio é um circo, que é criado para ser aberto à noite e ser diferente de tudo no mundo. Em meio à jornada de circo, Celia e Marco – os desafiantes – acabam se apaixonando, porém nenhum deles sabem que o desafio termina com a morte de alguém.
O Circo da noite é um livro que não se compara a qualquer outro que já li na vida. A narrativa é gostosa e muito detalhista. O cenário é incrível e apesar de a autora descrever tudo, tem coisas que parecem tão mágicas e inimagináveis..
Gostei muito do fato da autora não ter focado apenas no casal, pois os personagens principais do livro são todos os integrantes do circo, aliás, é o circo. Além disso, ela soube trabalhar bem com os acontecimentos, com os capítulos do futuro e os capítulos do presente, com as páginas em que ela descreve uma nova tenda criada. No geral, o livro foi super bem montado. Ele totalmente convence o leitor que a autora é genial e muito, mas muito dedicada, pois o livro é tão bem construído que não tem furo algum. Foi tudo muito bem trabalhado. Quase me senti como parte do circo.
O enredo da história é sim o desafio, mas ao desenrolar do livro, começamos a conhecer novos personagens ou conhecer melhor personagens já existentes. Cada um se mostra essencial para a trama e gostei disto também. A autora fez parecer com que os personagens não estivessem ali por acaso, e no final isto se prova verdade. Mas como sou uma romântica, não posso negar que adorei esse “amor impossível” entre Celia e Marco. Eles são tão fofos!
Enfim, O Circo da noite é um livro mágico, para ser lido calmamente e ser apreciado. Erin escreve extraordinariamente bem, tem uma criatividade divina e também é um gênio por montar um livro tão maravilhosamente. Recomento este livro para todos aqueles que gostam de uma boa fantasia, garanto que vão adorar. Para mim tenho certeza de que foi o melhor livro do ano.
Adorei também a diagramação da Editora Intrínseca. O livro é lindo! Todo decorado em preto e branco. Simplesmente lindo.


16 comentários:

  1. Apesar da sua resenha, não sei se comprarei esse livro. Quem sabe e estiver numa promoção e tudo mais, mas ainda não me cativou o suficiente. Gosto da ideia do circo e da mágica, no entanto.
    Beijo
    http://jessicristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com essa temática de circos e magia,já tinha lido algumas resenhas desse livro,e sua resenha me fez lembrar que existe essa obra,tinha esquecido ;x, vou anotar como desejado de 2013,quem sabe!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As opiniões sobre esse livro são bem divergentes! Mesmo assim tenho muita vontade de ler, também acho a diagramação linda. Ótima resenha ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li uma outra resenha péssima sobre esse livro... Sei que a coisa de circo e fantasia encanta, mas se ela é tão detalhista isso me incomoda e esses amores impossíveis rendem mais mimimi do que aguento ler...
    Não estou muito animada, mas talvez eu dê uma chance ao livro algum dia...

    Beijos
    Passa lá? http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Desde o lançamento eu quero ler O Circo da Noite *-*
    Esse negócio de não focar só no romance é legal mesmo, às vezes fica meio enjoativo... Sem contar que tem um monte de leitores que não curtem muito romance.

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu só não gostei por causa da grande quantidade de personagens que faziam com que eu me sentisse perdida durante a leitura. Além disso, o circo como personagem principal de uma história não caiu muito bem pra mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro mas eu amei a dica a capa é muito linda! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu tenho tanta vontade de ler esse livro. Ultimamente livros que peçam essa calma na leitura tem me atraído e muito.
    Adorei a indicação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Faz muito tempo que eu venho namorando esse livro
    Tenho muita vontade de ler
    E essa capa é fabulosa

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quando vi o livro já queria ler, depois perdi um pouco do interesse. Quem sabe então em 2013...
    Aproveito para desejar um ano novo repleto de realizações e cheio de amor, paz e saúde.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oi guria!
    Adorei sua visita no Estante. Também ando sem tempo para comentar, mas tudo vai mudar!

    ***

    Quando O circo da noite foi lançado fiquei bem curiosa. Mas como tenho aquela mania péssima de querer ler tudo ao mesmo tempo, passou a vontade, de certa forma. Mas o livro tem um ponto que me interessa muito: a narrativa em tempos diferentes. Gostei da maneira como você construiu a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Também senti uma dificuldade enorme em resenhar esse livro! Ele é tão mágico, tão lindo que é impossível você não se sentir parte do circo, como você citou. Também gostei do fato de a autora não focar só na Celia e no Marco, e fazer com que todos os artistas do circo fossem protagonistas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,
    Me lembro que quando o livro foi lançado era doida pra ler, mas esperei minha expectativas diminuírem pois sempre que leio algum livro com altas me decepciono, pelo que entendi fiz errado devia te lido, que sabe consigo ler em breve antes do ano que vem ^^
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. eu tmb adorei o livro, e essa aura mágica do circo me conquistou nas primeiras páginas. Ao contrário da maioria, que não curtiu o romance, eu adorei!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Toda vez que vejo esse livro fico louca para comprá-lo principalmente pela capa que é liiinda. Mas sempre fico na dúvida se vou gostar ou não, porque já li várias resenhas sobre ele e cada uma aborda um aspecto diferente, além disso não há um consenso, uns amaram outros não. Aliás esse parece ser bem o tipo do livro "ou você ama ou odeia". Ainda estou na dúvida (e porvavelmente só vou comprá-lo quando estiver em promoção, por menos de R$ 20,00, de preferência, rsrs), mas a sua resenha me deixou bem mais tentada a lê-lo.

    Ah! Obrigada pela indicação do meme!
    Beijos!
    ^-^
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. ADOREI sua resenha e sou completamente louca para ler esse livro kkk

    Fiquei muito feliz com a sua visita ao meu blog, por que eu gosto muito do seu, apesar de ser preguiçosa e não comentar muito por aqui rs

    acidamentesensivel.com

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)