Resenha: Na Passarela - Meg Cabot



Esta resenha contém alguns spoilers para quem não leu os livros anteriores!
Mas isso não significa que você não possa comentar o que acha sobre a série :)

Sinopse: Onde se esconder quando todos sabem seu nome? Em Watts está fugindo; das notas da escola, dos compromissos de trabalho, das cobranças da família e dos amigos. Mas, principalmente, dela mesma. Uma viagem inesperada com Brandon Stark — aquele que deveria ser seu namorado, agora que Em é Nikki — faz com todos fiquem furiosos, mas ela nem pode explicar seus motivos. Pensou em chantagem? Acertou.
Comecei a ler esta trilogia e logo me apaixonei por ela. Cabeça de vento (resenha aqui) foi o começo de tudo, onde a autora nos introduziu à protagonista. Depois de um acidente, Em teve seu cérebro transplantado para o corpo da supermodelo Nikki Howard e Em teve que fingir ser Nikki, para cumprir os contratos da modelo. Além disto, ela também começou a aprender mais sobre beleza, sobre roupas e maquiagens. Em Sendo Nikki (resenha aqui), Em teve que continuar a ser Nikki, aprendendo, aos poucos, um pouco mais sobre comportamento de modelo, sobre desfiles, etc. Desde que começara a aprender sobre Nikki, percebera que toda essa área de beleza e ser modelo não era nada fácil. Só que enquanto estas descobertas aconteciam, Em estava com um mistério em mãos sobre a mãe de Nikki Howard e sobre a corporação Stark.
É incrível como a Meg consegue manter uma livro perfeitamente. Esta série tem um pouco de ficção científica, diversão, cenas engraçadas, romance e mistério. E a diva Meg sabe exatamente como dosar tudo isso em seus livros, e fazendo o leitor louco pela continuação.
Como eu disse na introdução da resenha, Cabeça de vento foi o começo de tudo, então a parte de ficção científica ficou mais para este primeiro livro. Sendo assim, Na passarela tem mais ação, mistérios e romance. Depois de tudo o que Em passou com Christopher – seu melhor amigo e o cara por quem está apaixonada -, finalmente o romance começa a desenrolar. Mas a Meg é tão boa que o livro não é superficial de jeito nenhum pois não fica só no romance. Na verdade, acho que a Em é muito azarada. Sempre que está tudo ficando ok, acontece algo que estraga tudo. E é isto que mantém o livro, as reviravoltas na vida da personagem a respeito de sua relação amorosa, familiar e profissional.
O livro é bem rápido e intenso. Tem todos os mistérios – de livros anteriores e deste próprio livro - sendo revelados durante toda a leitura. E no que se diz a respeito destes mistérios e revelações, devo dizer que a Meg foi excelente. No meu ver, não teve nenhum buraco em suas teorias e todo fechou certinho, sem deixar nenhuma dúvida ou mistério em aberto.
A narrativa é leve, fluída e muito agradável. Não acho que a Em seja uma personagem chata, muito pelo contrário, eu encontrei várias semelhanças com o caráter desta personagem. Em é engraçada e em sua narrativa – em primeira pessoa – proporciona várias risadas ao leitor. Eu realmente gostei da Em e da sua espontaneidade. Ela se vê em meio a tantos mistérios mas não é capaz de resolver tudo sozinha, o que a torna ainda mais real.
"Se Brandon era adorável e doce, eu era a noiva do Satã." (pag. 32)
Toda a trilogia é recheada de personagens maravilhosos como, por exemplo, o Christopher, a Lulu, a Frida, a verdadeira Nikki e claro, os "garotos da Nikki". Não tem como não mencionar o fato de ser uma trilogia recheada de personagens masculinos que fazem qualquer leitora suspirar. O Brandon Stark, o Gabriel Luna, o Steven Howard e, claro, o mais fofo de todos, o Christopher. O Christopher também é um personagem muito real, que mostra seus defeitos e qualidade e, mais, mostra que não é perfeito. Ele é quem ajuda Em com seus mistérios, provando que agora que sabe que Em está viva, fará de tudo ao seu alcance para ajuda-la. Apesar do seu machismo. Porque, sim, Christopher se torna um pouco machista e uma vez que Em se recusa a dar uma de donzela em perigo, esse casal tem muitos problemas a serem resolvidos.
Enfim, como podem ver, é uma leitura gostosa. Claro que eu adoro o romance mas também gosto que a história tenha um enredo além deste romance, e esta série tem isso e muito mais. Meg Cabot também aborda sobre a imposição do padrão de beleza na nossa sociedade e como isso afeta as pessoas. No geral, é uma série muito bem escrita, com conteúdo reflexivo mas que ao mesmo tempo é uma ótima ficção. Indico para todo tipo de leitor e acho que todos deveriam dar uma chance a esta série porque, de verdade, pode te surpreender.


29 comentários:

  1. Obrigado pelo aviso de spoilers! Nem li a resenha por causa deles viu Tha, mas estou aqui dando a minha opinião sobre a série.
    Sempre vejo todo mundo falando amores da Meg, e até então eu não li nada dela (não me julgue)
    Este ano aderi ao livro A Garota Americana, para ver o que eu vou achar da Meg. Eu espero que goste, pois tenho uma lista enorme de livros que quero ler dela, e isso inclui essa série com certeza!!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Não li a resenha também, rs.
    As capas da série são muito bonitas. Não é bem o estilo que eu costumo ler, mas parece ser uma história legal, bem divertida.

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, acabei só passando os olhos pela resenha, pois só li o primeiro da série e simplesmente AMEI! rsrs
    Então... obviamente, estou louca para ler a continuação e não posso pegar nenhum spoiler.

    Mas já deu para perceber que você adorou a história, espero gostar assim também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Inveja desses livros! rsrs
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho curiosidade. Talvez a história em si, não me convença, mas eu quero matar a minha curiosidade.
    Já li outros livros da Meg e gostei.
    Pode ser que eu goste desses também. É uma hipótese.
    Parabéns pela resenha! *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Meg Cabot é uma diva incontestável *-* eu nunca li esses livros, mas eu morro de vontade. Apesar da historia não parecer tãoo interessante, falou em Cabot fico com vontade.
    Adorei a resenha querida *-*

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas já percebi que vc ama, né?! Acho que já li as resenhas dos outros dois livros, mas.... parece que vc gostou ainda mais desse que dos outros. rs
    Li sua resenha e.... apesar de alguns spoilers (o que eu acho que pode ser spoiler, né?!) fiquei mais curiosa para ler. Eu tenho alguns livros da Meg, mas ainda não li nenhum e, agora estou pensando seriamente em comprar essa trilogia para ler nas férias! (Sinta-se culpada! ahhaha)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nem li a resenha para não pegar nenhum spoiler, porque ainda não li trilogia, mas irei com certeza. Como você gosta da Meg, deve entender como a minha mente funciona: Meg Cabot (o Cabot já é suficiente) + ficção científica (nem precisa do científica) = leitura obrigatória.

    Beijo
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  8. Oiii Thay! Nossa, eu moooorro de vontade de ler essa série *-* Li só o comecinho da resenha p. não pegar spoiler, aheuaheoaehae.
    Só vejo elogios p. ela e caramba, eu amo a Meg! Preeeciso! rs

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ahhh quero TANTO ler esta trilogia! No momento estou lendo A Rainha da Fofoca em NY. A Meg sempre arrasa :D
    Beijos

    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Aiiiiiiiiii amiga eu morro de vontade de ler essa série por isso só li o começo da resenha! Eu tenho certeza que eu vou amar essa história. Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, Thay! :D
    Eu li pouquíssimos livros da Meg cabot até hoje... Acho que uns dois só UHAUHAUAH Mas os que eu li, gostei bastante! Não sabia que essa série era nesse estilo, misturando com um pouco de ficção cientifica e tal. Parece boa *-* Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler! \o/
    Beijos,
    Leeh - Hangover

    ResponderExcluir
  12. Não curto a autora, mas adorei a resenha do livro!
    Vou procurar por Cabeça de Vento!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Eu não li a série ainda e mesmo assim li a resenha, porque quando vou ler o livro mesmo nunca lembro de algum spoiler que eu tenha lido... :)
    Bom, Meg é Meg né *-*
    Acho que eu quero ler todas as séries e livros independentes dela... Sério! E essa também, com certeza! Fiquei interessada nela desde que vi o primeiro livro, nem sabia que já estava no terceiro. Nunca li uma série dela até o fim, porque são muitos livros e se eu for ler tudo vou passar a vida só lendo Meg Cabot (o que não é má ideia...), mas prefiro dar umas pausas.
    Já li GG, Diário da Princesa e A Mediadora, alguns livros de cada série, aos poucos vou conseguir ler tudo...

    Ótima resenha Tha!
    Beijos
    Passa lá? http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Thay ;)

    Acredita que nao li essa serie ainda? Mas parece ser mto boa, aliás, Meg é Meg, né? Com certeza é boa rsrs

    Beijao!

    ResponderExcluir
  15. Oi Thay! Ganhei o primeiro volume dessa triologia num amigo secreto. Antes, estava acompanhando-o pelo computador, mas acabei não terminando sequer o primeiro. Enfim, você me deixou bem curiosa! Seus comentários me deixaram louquinha pra começar a ler agora, porque parece valer muito a pena!
    Sou apaixonada pela Meg, e achei essa ideia dela mesclar o livro, com esse assunto do padrão de beleza, super bacana! :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Estou louquinha para comprar essa trilogia *--*
    Adorei sua resenha, bem convidativa :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Eu to super em divida com essa autora, acho que não li nenhum, apesar de só ver resenhas positivas, eu não sei se iria gostar... Mas só vou saber se ler neh kkkkkkk
    Bjocas e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  18. Esta é a única série da autora que não tenho, estou ansiosa para ler.
    Bjos!! Cida

    ResponderExcluir
  19. Ah eu não li tudo, porque eu quero muito ler essa série logo, eu adoro a Meg, e tenho certeza que vou amar os livros, ainda mais depois dessas estrelinhas todas, UAHUAHUAHU


    Beijo
    http://thelittlethings2you.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Thay,

    Nao li essa serie mas a Meg eh otima. Sempre gostei das capas desses livros e, agora entendo o porque do primeiro livro se chamar Cabeca de Vento. rs.
    Li sua resenha porque nao me importo com spoilers. Agora, mais do que nunca estou super curiosa para ler esses livros.
    Ah! Obrigada pela indicacao do livro em ingles. Vou procurar.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu sou doida pra ler essa série da Meg, acho que vou gostar muito.
    Como ainda não li nenhum livro, segui seu conselho de não ler a resenha...
    Mas só as 5 estrelinhas no final já me animam muito para investir nessa série ;D

    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não li os livros, e essa série não me chama muito atenção...
    Gostei da resenha, mas não é um livro que quero para agora, quem sabe um dia eu leia! Gosto da Meg Cabot, mas não é dessa vez... ah, e acho a capa desse livro muito fraca comparada aos outros livros da autora!

    Obrigada pelo carinho, beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  23. Eu sou fã incondicional da Meg, mas ainda não li esta série. To louca pra ler, obviamente é perfeita como tudo que ela escreve. rs

    Beijokas

    Jaque

    ResponderExcluir
  24. Não li a resenha por causa do aviso no início.
    Eu ainda não li essa série, mas todo mundo fala tão bem que eu realmente penso que pode ser uma boa ideia, apesar de eu não gostar muito de Meg Cabot (não me crucifiquem... ainda não encontrei um livro realmente muito bom da autora - só isso).

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  25. Eu necessito urgentemente desse livro! Me apaixonei pelos primeiros livros da trilogia imagina o final! :) Adorei a resenha
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  26. Oi Thay!
    Estou virando uma apaixonada pela Meg só por causa dos primeiros capítulos de A Mediadora, comecei ontem e estou amando!
    Já tinha ouvido falar super bem desta trilogia, mas nunca parei pra ler sobre o que era. Li sua resenha, um pouco superficialmente, confesso, mas isso porque quero comprar a série, bom, quero comprar outra série da Meg, mas quero uma mais pro lado da comédia, romance e esta parece ser exatamente o que eu quero.
    Juro que li a resenha inteira pensando "acho que a Thay tá com problema no pc dela, tá copiando varios 'em' por ai", só no final percebi que era o nome da personagem ¬¬, mas convenhamos, que nome mais ruim, heuheuheu.

    Enfim, gostei da resenha, mesmo lendo superficialmente. Espero poder conhecer mesmo a série, mas agora vou lá ficar com A Mediadora, rsrs.

    beijos
    Letícia
    Animus Book

    ResponderExcluir
  27. @Letícia Molon
    Haha, engraçado isso de você estranhar os "Em".
    Na verdade o nome da personagem é Emerson, mas o livro toda ela é chamada de Em pois acha que Emerson é nome de menino - e é mesmo! kk

    ResponderExcluir
  28. Ahh tá, entendi, heuheuheu
    Mas realmente que fosse um "em" normal como: "estou 'em' estado de choque", por isso não entendia... rs

    Tem lógica, Emerson definitivamente é mais masculino que feminino (apesar que o "Emerson" americano até pode ficar afeminado com a pronuncia)

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)