Resenha: A vez da minha Vida - Cecelia Ahern

Sinopse: Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo. 
Depois de ter lido P. S. Eu te amo, fiquei com vontade de ler outros livros da autora mas estava receosa de que o efeito do livro desta vez fosse o mesmo que aconteceu com o anterior. Não queria ficar travada na leitura mas fui surpreendida novamente pela autora pela forma que ela conseguiu desenvolver a história de A vez da minha Vida. Não fiquei travada, muito pelo contrário, a leitura foi rápida e fluida.
A protagonista de A vez da minha Vida chama-se Lucy e eu até poderia dizer que ela é uma protagonista robô. Lucy é introspectiva, afastou-se da família e dos amigos e quando sai para almoços ou jantares, nunca fica até o fim. Este início do livro é a parte mais lenta pois nem o próprio leitor é capaz de se sentir ligado a esta protagonista. Porém, tudo vai mudando quando Lucy resolve dar atenção aos envelopes que sua Vida estava lhe mandando. Assim, Lucy entra em contato e resolve marcar um encontro com sua Vida.
Pode soar estranho esse tal de “encontro com a Vida” mas no livro, a Cecelia Ahern faz parecer algo legal, apesar de não tão comum. As pessoas que supostamente tem este encontro com sua Vida, tem toda uma reformulação, uma diferença entre o estado Antes do encontro e Depois do encontro. Uma prova de que Lucy quer mudar é que ela dá atenção ao envelope, porém isto não basta. O primeiro encontro dela com as Vida é um desastre. Lucy tem sérios problemas com mentiras e auto-estima e para que ela realmente se torne uma nova Lucy, sua Vida tem um longo trabalho a fazer.
É incrível como a autora aborda um assunto estranho de forma tão natural. A ideia dela foi simplesmente fantástica pois a questão do livro é a interação da protagonista e sua Vida e esse assunto pode ser discutido na nossa realidade. Pode ser que não tenhamos encontro cara-a-cara com nossas vidas, mas chega um momento em que precisamos avaliar se estamos apenas vivendo, ou se estamos alimentando nossa Vida, indo em busca de nossos sonhos, ajudando a nós mesmos. Não apenas vivendo como meros robôs.
Este livro tem várias mensagens em suas entrelinhas e pode ou não levar o leitor à reflexão de sua própria vida. O livro aborda também as relações familiares, relações com os amigos e o problema nos relacionamentos amorosos de Lucy. Então, o livro não fica só no bla-bla-bla de Lucy tem que mudar, mas a relação da protagonista com os personagens secundários vão transformando-a e ajudando-a aos poucos. Então, o livro tem basicamente tudo para ser um bom livro: romance, cenas engraçadas, drama, ação...
Sei que várias pessoas já estranharam o livro mas para aqueles que ainda não leram, deixo bem claro que é uma leitura recomendada. Como eu disse, o tema do livro não é tão leve e também pode não ser do agrado de todo mundo, mas não custa nada dar uma chance.


35 comentários:

  1. Oi Thais!
    Como você, tenho curiosidade de ler outros livros da Cecelia desde que li P.S. Eu Te Amo, mas os que haviam sido lançados no Brasil eram muito caros e não tão fáceis de encontrar. Depois que a NC relançou P.S. Eu Te AMo e começou a investir nos livros da autora, ficou mais fácil!
    Ganhei esse livro há pouco tempo e estou muito curiosa pela leitura, tanto por ser da Cecelia quanto pelos comentários positivos que vi pelas resenhas!
    O tema parece bem interessante mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oie Thay
    Dos livros da NC que recebi, este e Um lugar para ficar são os que mais tenho vontade de ler.
    O enredo é bem diferente, e tenho certeza que eu vou me encantar com o livro.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava com vontade de ler esse livro, sempre achei o enredo muito interessante e depois de ler sua resenha, essa vontade só aumentou! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que estou com mais vontade de ler A Vez da Minha Vida do que PS: Eu Te Amo. Acho que é pelo fato de eu já ter visto o filme e tal...
    Espero gostar, mas já vou começar com um pouco meno de esperança :)

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Os comentários sobre a Cecelia estão sendo ótimos! Pretendo ler P.S. Eu te amo ainda esse mês e depois vou ler esse.
    Ótima resenha Thay!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Thays!

    Eu venho lendo muitas resenhas divergentes desse livro. Uns amam outros odeiam.

    Eu quero ler em logo, até para tirar a dúvida se o meu problema com P.S Eu te amo foi por que eu vi o filme primeiro o que acabou fazendo com que eu não gostasse muito do livro, ou se é a narrativa da autora que não me convence mesmo.

    Espero que seja a primeira opção rs...

    Parabéns pela resenha!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Thay, realmente já li comentários bastante divergentes sobre esse livro, mas ainda assim tenho curiosidade de lê-lo. Já li P.s. há uns bons anos, mas fiquei fascinada pela escrita da autora. Se tiver oportunidade, lerei esse também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente adorei esse livro e me surpreendi muito com uma escritora que eu não levava a mínima fé :) Quero muito ler os outros livros dela. :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu gostei do tema do livro...daria uma chance!!!
    Beijinhos,
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse é o livro da Ahern que mais tenho vontade de ler.
    Pelo fato de não ser o que todos estamos acostumado a ler é o que me interessa, pois sei que não irei estranhar (não muito, hahah).
    Gostei da resenha.

    Lipe Ralf
    Aprendendo com meus erros...

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo esse livro agora, quase acabando
    E estou muito curiosa para saber o final e ve qual foi a solução para os problemas dela

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo esse livro agora
    Quase acabando para falar a verdade
    E quero muito saber se a Vida dela "Cosmo" vai conseguir ajuda-la

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Thay :)

    Mais um que está na estante rsrs
    Eu nem li PS eu te amo ainda, mas o filme eu amooo demais *-*

    Nunca tinha lido uma resenha deste livro e achava que ele era mais comedia do que agora parece ser...

    Beeijao!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muita vontade de ler algo da Cecelia Ahern e tenho mais vontade de ler este livro do que P. S. Eu te amo. O enredo parece ser interessante, estou curiosa. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor,
    Obrigado pela visita no blog. Eu gostei dos pontos apontados em sua resenha, deixam bem claro o que é bom e o que pode estar desagradando o pessoal. Mas como não li nenhuma crítica a esse livro ainda, pretendo lê-lo em breve. Bela resenha....\o/...beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ótimos pontos. Eu li PS Eu Te Amo recentemente e adorei o modo como a Cecelia escreve suas histórias. Esse livro parece ser bom também.
    Beijos
    http://algumasprimaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Thay!
    Devido a algumas resenhas nada positivas que li, passei esse livro para o final da lista, porém depois da sua resenha, pude perceber outros pontos que me atraíram. Por isso darei uma chance em breve.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi linda, tudo bom?
    Todo mundo esta falando da Cecelia Ahern, e eu ainda não li nenhum livro dela =( Mas pretendo ler em breve.
    A sua resenha sem duvidas instigou minha curiosidade.

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Como você, também quero ler outros livros da autora. Li "P.S.EU TE AMO" e gostei, mas esperava mais da história. Porém não gostei mesmo de "A Vez da Minha Vida". Demorei mais do que o necessário para terminá-lo e a protagonista não me convenceu.
    O bom é que você curtiu a leitura. (:
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Eu lia sinopse e nem curti mto, aí acabei deixando p/ lá... quem sabe mais p/ frente?!

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Amor Contra o Tempo (Myra McEntire) http://j.mp/VuoBfd

    ResponderExcluir
  21. Eu não estava muito afim de ler esse livro, mas minha amiga leu e adorou e mandou MANDOU eu ler ele. Não li ainda, mas vou ler em breve e acho que vou gostar.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  22. AMO AMO AMO a Cecelia Ahern!!!

    Amei demais P.S: Eu te Amo e acho que o mesmo vai acontecer com A Vez da Minha Vida! Estou numa ressaca literária da Braba e nao tenho lido nada, mas esse livro está na minha lista!

    Gostei que voce disse que ela aborda um tema estranho de maneira leve e inteligente. É bem a cara dela escrever assim! hahaha

    ÓTIMA RESENHA!

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  23. Dos últimos lançamentos da NC, acho esse o mais interessante. Um encontro com a vida? Com certeza deve ser muito legal.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  24. Oi! Li P.S. Eu Te Amo recentemente e foi o único livro da autora que li, mas já tenho o A Vez da Minha Vida na fila. Gostei bastante da escrita dela, leve e bem fluida, e acho que vou gostar do A Vez. O tema me atraiu bastante, parece um negócio meio louco e foi justamente disso que gostei. Mal posso esperar p/ lê-lo! =)

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oiii Thais :)
    Eu terminei de ler P.S.Eu te amo há alguns dias e amei *-* . Tenho o A vez da minha Vida já tem um tempo e não tinha dado uma chance ainda por achar que não seria tão legal... Incrível saber que ele é bom assim mesmo! Poxa *-* asoeiuasoeiuase, agora, com certeza, darei uma chance pra ele ^^

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ah, esse livro já está mesmo na minha lista de comprinhas... Já li várias resenhas dele e todas positivas como a sua, sinceramente, eu creio que esse livro é daqueles que nos fazem repensar nossa vida e como sou uma pessoa que tenho tudo planejado adoraria encontrar com a personificação da minha vida kkkkk Como não dá, pelo menos leio o livro rsr

    Beijos
    Adorei a resenha!
    Passa lá no blog?
    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, já tinha visto este livro pelas livrarias e não tinha me interessado pelo título ou capa, mas agora que li a resenha fiquei intrigada para lê-lo. Adorei a ideia da autora, ainda que pareça um tanto anormal deve ser uma leitura divertidíssima. Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  28. Eu leio criticas ora positivas, ora negativas sobre esse livro.
    Mas é a minha leitura atual! até agora to gostando.
    Quando entrei no blog e vi sua resenha não acreditei. Pensei: Que transição de pensamento! HAHAHA

    Amei sua resenha!

    Beijocas, Thay!

    Larissa Beraldes
    [www.leiturasesonhos.com]

    ResponderExcluir
  29. Oi Thais!
    Achei legal o fato da história ter algumas mensagens... Acho que isso é o que mais me atraiu na sua resenha. De vez em quando a gente precisa ter um encontro com a vida mesmo.
    Quero ler o livro.

    Beijos,
    Sora * Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  30. Oi Thais!
    Que legal que você gostou do livro!
    Eu gostaria de ter curtido mais... A história não me envolveu muito sabe? Mas pretendo ler outros livros da autora. :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Gosto de livros que nos deixam pensando sobre algum (ou alguns) temas importantes, e este é um que me interessa. É legal que ele fale sobre várias questões, e que a protagonista evolua a partir delas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Terminei de ler esse livro semana passada e gostei bastante, como vc colocou talvez nem todo mundo goste, mas a interação da personagem com sua vida nos faz refletir mto até mesmo sobre nós próprios.
    Adorei sua resenha, mto bem escrita e objetiva!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas fiquei interessada. Realmente não sei como a autora abordou esse assunto, fiquei curiosa.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Wowww, eu vou ler esse livro e pretendo ler todos as autora. Li P.s. eu te amo e amei demais a história, ela escreve muito bem!

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  35. Olá!!

    Li P.S.Eu Te Amo e gostei bastante, estou muito ansiosa para ler este segundo livro publicado pela Editora Novo Conceito!

    Adorei a resenha, fiquei ainda mais instigada a ler o livro, principalmente para ver essas pequenas mensagens ao longo do livro. -rs

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)