Resenha: O lado bom da vida - Matthew Quick

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.
Desde que eu soube que o livro seria lançado e que tive conhecimento sobre o filme e sobre as nomeações ao Oscar, eu sabia que não era um livro qualquer. Apesar de não ser o meu estilo favorito de leitura, resolvi ler O lado bom da vida devido às resenhas positivas que já tinha lido e devido também ao fato de eu ter adorado o trailer do filme.
O livro é narrado pelo personagem Pat, um homem que acaba de sair do que ele chama de “lugar ruim” – que na verdade é um hospital psiquiátrico - e onde ele imagina ter ficado apenas alguns meses. Pat é quieto, na sua, e está determinado a conseguir a esposa Nikki de volta. Devido a isto, ele malha muito, faz suas corridas diárias e vários outros exercícios para manter a forma e agradar Nikki. Ele também começa a ler livros que faziam parte da vida de Nikki, uma vez que ela era professora de Inglês. E, além disso, ele também tenta ser mais gentil com as pessoas. Tudo isto para ser um marido melhor para Nikki e pôr fim ao que ele chama de “tempo separados”.
Porém, ele não se lembra de como foi parar no “lugar ruim” e quando ele volta para a casa dos pais, percebe que sua mãe esconde vários objetos e várias verdades de Pat. Verdades que vão sendo reveladas ao longo do livro e que são a respeito do que aconteceu com Pat e Nikki e de como ele foi parar no hospital. Ao mesmo tempo em que ele começa a descobrir mais sobre seu passado, ele acaba por conhecer Tiffany, uma mulher que é totalmente o oposto dele e que insiste em persegui-lo em suas corridas diárias.
Contar mais sobre o livro seria muito chato, pois este é exatamente o tipo de livro que você tem que acompanhar o protagonista e ir descobrindo mais sobre os mistérios juntamente com ele. É incrível o desenrolar do livro e como o autor fez a vida de Pat parecer exatamente como é a proposta do próprio protagonista. Em alguns momentos, o leitor pode ter dificuldades de se conectar a Pat devido à sua insistência nos exercícios e à sua insistência em defender e tentar de todo o jeito agradar sua esposa. Creio que o livro pode ser descrito como uma montanha-russa com altos e baixos, pois assim acontece com as emoções do leitor e com o humor de Pat também. Ora Pat está sendo gentil, ora está descontrolado e impulsivo.

Quando corro, eu sempre finjo que estou correndo em direção a Nikki, e isso me dá a impressão de que estou diminuindo o tempo que terei de esperar para vê-la novamente. (pág. 21)

Achei muito legal o fato de o personagem ter este poder de fazer o leitor se sentir de diversas maneiras em relação à sua trajetória no livro. Mas é esperado isto, uma vez que o próprio protagonista está confuso. O autor soube levar muito bem o livro, deixando os mistérios mais importantes para o final mas ao mesmo tempo sem deixar que a leitura se tornasse maçante. Pat faz amizades, tenta se aproximar de seu pai, frequenta jogos de futebol americano dos Eagles, e devagar vai retomando algumas atividades que as pessoas normalmente fazem. Então, claramente, o livro não aborda apenas sobre a tentativa de Pat de reconciliar com Nikki, mas também de como é a sua volta do hospital psiquiátrico para o “mundo”.
Devo dizer que houve algumas cenas que pareciam se repetir muito para mim, que é o caso das cenas dos jogos de futebol americano. Apesar de não conhecer muito sobre o esporte, achei que foi legal o fato de o autor colocar algo que ligasse Pat ao seu irmão, ao pai, e às suas novas amizades.
Enfim, o livro é incrível! É dramático, mas ao mesmo tempo tem muita esperança - esta característica marcante do Pat, presente em quase todas as páginas do livro. O esforço do personagem, sua visão de que a vida é como um filme – com direito a final feliz -, é tudo muito comovente e encantador. Um livro indicado para todo tipo de leitor que se dê a chance de conhecer este personagem maravilhoso que se revela um verdadeiro lutador.



41 comentários:

  1. Quer muito ler esse livro. Eu necessito.

    ResponderExcluir
  2. Bom, se o livro te agradou sendo que não faz tanto seu gênero, estou quase certa de que vou amar, porque ele faz muito meu estilo hehe!
    Adorei as características de Pat e acho que vai ser o tipo de livro que não só vai me emocionar como também vai me marcar!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar bastante do livro, e, realmente, ainda não vi criticas negativas! rsrs Achei a ideia do livro e sua história muito interessantes.. e isso, aliado ao fato de todas as criticas muito positivas, me faz pensar que tenho que comprar esse livro já! haha

    Amei a resenha [:
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tem selinho pra você lá no blog; dê uma conferida:

    http://umsimplesleitor.blogspot.com.br/2013/02/selinho-3.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Show a postagem, eu quero ver o filme também.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro e cada resenha que leio fico mais empolgada e com vontade de conhecer melhor o Pat. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Até hoje eu só criticas positivas desse livro, e estou com uma vontade imensa de ler ele. Pelo que parece, Pat é bem inocente né? Acho que deve ser um livro gostoso de ler lido.
    Ótima resenha
    beijinhos,
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  8. Mesmo depois da sua resenha esse livro ainda não conseguiu me chamar a atenção. Vou tentar assistir o filme essa semana (sei que o filme nunca se compara ao livro, mas...) e se gostar eu leio :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. 5 estrelas *----*
    Tenho muita vontade de conhecer esse livro. Muitas resenhas ressaltaram essa esperança por parte do personagem principal. Acredito que seja um dos pontos mais poderosos da história.
    Deve ser mesmo um livro incrível.

    Parabéns pela resenha.
    Não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos, rs.

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thay!

    Ah, vou te confessar que não estou com nenhuma vontade de ler esse livro, apesar de todas as resenhas maravilhosas que li, incluindo a sua :\

    Parece ser exatamente o tipo de livro com o qual vou empacar... Mas ler o quanto ele é incrível aqui me fez ter uma pontinha de esperança. Quem sabe, né?

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Hoje mesmo estava falando sobre o filme/livro com minha fisio, que estreou nos cinemas aqui. Até então nem sabia do que se tratava o livro e de tão por fora deduzi que o livro era do Nicholas Sparks, o nome é bem típico dos títulos dos livros do tio Sparks... rs
    Enfim, achei interessante o livro, gostei da sua resenha, não tem spoilers, falou o essencial para nos dar uma ideia do que se trata.
    Acho que realmente seria uma leitura bem boa, gosto desses "mistérios" que se desenrolam e vão sendo revelados aos poucos.

    Beijos
    Letícia
    Animus Book

    ResponderExcluir
  12. Este livro me intriga, acho que vou amar ou odiar, de qualquer maneira sei que será marcante. Confiando em você vou apostar na opção de amor e procurar ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oii Thay *-* As resenhas desse livro também me deixaram morrendo de vontade de lê-lo! A sua mais ainda, aosieuasoiuasoieu. Ainda mais com todas as indicações p. o Oscar que o filme recebeu... Nem tem como não querer ler, né? asoeiuaseoiuase *0* Não vejo a hora de assistir tbm, mas quero ler antes ^^

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  14. Oláaa !!

    Estou lendo esse livro e achando tãaao maravilhoso :)
    Não vejo a hora de assistir a adaptação para ver se foi fiel a obra.
    Linda resenha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  15. Oie =)
    menina,, que resenha linda.
    quero ter a oportunidade de está lendo em breve esse livro!!
    Beliscões carinhosos da Máh- Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo lendo e assistindo esse filme, preciso conferir tbm.
    Adorei a resenha!

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amei, amei, amei a sua resenha. Tu conseguiu colocar no seu texto tudo que eu senti lendo o livro por isso, o seu texto ficou perfeito! Eu concordo plenamente com tudo que tu disse na sua resenha e nem eu poderia ter escrito um texto melhor! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu curti muito esse livro, uma história cheia de mistérios sempre me intriga! Ah, e não preciso nem dizer que a capa é perfeita *-*
    Parabéns pelo blog, vi seus comentários em alguns blogs e resolvi te fazer uma visita. Lindo aqui, estou seguindo.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esses dias atrás vim comentar na sua resenha, mas deu erro na hora de enviar =( fiquei triste, mas voltei do meu computador, então agora vai! hahahah

    Bem, este livro me lembrou Corações em Fase Terminal da Fabiane Ribeiro, onde a protagonista vai para um "outro plano" onde ela carrega uma caixa com seu coração dentro: e ele reflete fisicamente como está. Ou seja: acabado, escuro, manchado... E ela só sairá de lá quando o <3 tiver saudável de novo (assim como a imagem no espelho do quarto, que na verdade é ela, mas que também reflete como está "por dentro").

    Bem, já imagino mesmo que a Cecelia deixou o livro leve, gostoso de ler, mas sem deixar de lado o assunto sério que precisa tratar.

    Eu não empaquei com P.S. Eu Te Amo, apesar dele ser bem diferente do que imaginei, gostei bastante e acabei me surpreendendo pela narrativa até engraçada da autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ain, esse livro parece ser muito bom, eu estou louca para lê-lo! Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Thay, eu estou curiosíssima pra ler o livro!! Só vejo resenhas boas sobre ele, mas pretendo ler daqui um tempo, pq sempre que eu fico com altas expectativas em um livro, me decepciono ;~

    Beeeijão!

    ResponderExcluir
  22. Estou extremamente ansiosa para ler o livro e assistir o filme. Sou apaixonada por livros em que há crises na vida do protagonista, pois proporciona ao leitor a oportunidade de acompanhar como os. fatos se desenrolam.
    Beijos
    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Thais! Não assisti ao filme pois quero muito ler o livro primeiro. Li só algumas partes da sua resenha, pois estou evitando ao máximo saber mais desse livro. Mas só pela sua nota 5 fiquei super empolgada. Espero que todas minhas expectativas sejam superadas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Thais, eu também curti demais o livro! Achei muito bacana a forma como o autor conduziu a história :D

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  25. Thay, essa foi a primeira resenha que li sobre esse livro.
    Eu nao sabia muito bem o que esperar mas pareceu bem interessante, principalmente porque voce deu 5 estrelas para ele.
    Adorei o trailer do filme, por isso imagino que o livro possa ate ser melhor.

    bjs

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Pri *--* Primeira resenha que li sobre esse livro, e pensava que a história seria totalmente outra coisa, mas enfim o livro é melhor do que eu pensava! Quero muito lê-lo antes de assistir o filme, e fiquei muito curiosa pra saber se depois ele consegue conquistar as pessoas com sua gentileza etc..
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha, uma das primeiras que eu vejo sobre esse livro. Apesar de a sinopse não ter me conquistado tanto, já vi tantas críticas positivas e o filme recebeu tantos prêmios que tive vontade de conhecer a história.
    Acho legal essa tentativa do protagonista de "voltar ao mundo normal" e fiquei curiosa sobre o que aconteceu com a esposa!
    Luh
    http://blog.fomedelivros.com.br

    ResponderExcluir
  28. A capa esta maravilhosa, e eu não quero assistir o filme antes de ler o livro, então vou esperar quando sair o dvd né! rsrs ... adorei sua resenha e assim como vc o que vem me chamando muita a tenção é as resenhas positivas e as indicações ao Oscar! Deve ser mesmo uma história tocante, preciso ler urgente!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oie Thays!

    Ah!!!! Todo mundo falando desse livro e eu aqui casa vez mais curiosa rs....

    Acho que ando parecida com esse protagonista viu rs... "precisando urgentemente voltar oa mundo normal".

    Ótima resenha!

    bjus e uma ótima semana!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  30. Oi flor,
    Bom logo quando li a sinopse do livro já me interessei, pois é um enredo que gosto muito.
    Sua resenha é a primeira que leio, gostei ainda mais da história.
    Pretendo ler o livro e depois assistir ao filme.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  31. Oi Thay!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e acabo me encantando ainda mais com ele!
    Parece ser surpreendente. Uma leitura agradável e divertida. Quero muito ler e assistir ao filme também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ei Thais!
    Não é um livro que eu fique louca pra ler imediatamente, mas sim, quero lê-lo, até mesmo pelo fato que vc citou, já que o filme foi indicado para algumas categorias do Oscar, então no mínimo deve ser legal. Acredito que devido a essas mudanças do Pat, isso deve sempre trazer um algo mais para a história..
    Espero poder ver o filme também e acredito que será primeiro do que a leitura.

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  33. Olá Thay!
    Terminei de ler esse livro ontem, e minhas impressões finais foram bem parecidas com as suas. Pat é um personagem fantástico, é o tipo de leitura que sem dúvida vale muito a pena.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  34. Oi Thay :)
    Ótima resenha, você também teve as mesmas impressões que tive do livro! Acho que essa postura otimista, motivada, sempre enxergando o final feliz das coisas de Pat é contagiante!
    O livro já se tornou um dos meus favoritos, e um dos melhores que li! Adorei também como o autor revelou os mistérios que permaneceram no livro durante a história, principalmente sobre o Kenny G.
    Obrigada pela visita e pelo comentário! Tem post novo no blog!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  35. Estou louca pra ler o livro, mais louca ainda pra ver o filme, eu tenho certeza que vai virar um dos preferidos! Espero que ganhe alguma coisa no Oscar né!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  36. Oi!

    Quando esse livro foi lançado eu ainda tinha dúvidas sobre ler ou não. Mas ao ler algumas resenhas, e agora a sua, confesso que quero muito ler o livro e me encantar tbm com esse personagem. Estou curiosa tbm pelo fato dele ser acho q meio "obsecado" por exercícios e querer parecer bonitão, quero ver melhor de perto isso e tentar descobrir mais!
    Parabéns pela linda resenhaa!
    Bjs
    Daiane
    www.nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
  37. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro (tava fugindo, mesmo UHAUHA), mas amei a sua *-* Eu tô querendo muuuuito ler, antes mesmo de ver o filme, pra tentar acompanhar o personagem e descobrir os mistérios junto com ele, como você disse <3
    Espero gostar tanto assim do livro!

    ResponderExcluir
  38. Eu comecei O Lado Bom da Vida, mas ainda não consegui continuar a leitura devido ao fim das férias... Espero gostar tanto quanto você, acho o Pat um fofo *-* rs'

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi Flor.
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e cada vez fico mais encantada. Provavelmente irei adorar esse livro, pois gosto do gênero. Mas pretendo ler antes de assistir ao filme.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Até agora eu nao tinha lido uma resenha desse livro, acredita?

    Vi muitas do filme que dizem que é bom, mas que nao merece um oscar, sei lá, né?

    Gostei da história, mas nao sei se é bem meu tipo de livro. Geralmente eu evito livros que recebem muitos comentários e muitas resenhas e espero até a poeira baixar (justamente para nao criar expectativas) para ler. Quem sabe mais para frente, né?

    Beijos e ótima resenha! =)

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)