Resenha: Esperando por você - Susane Colasanti


Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?
Quem me conhece sabe que eu amo mesmo livros Young adult. E os livros da Susane Colasanti são aqueles YA bem gostosos de ler mas que sempre trás também algum assunto da realidade, tornando assim não apenas um romance bacana mas um livro com conteúdo e, assim, acaba aproximando os leitores dos personagens da trama.
Quando li Bem mais perto, admito que esperava um pouco mais. Gostei do livro mas a personagem me era um pouco estranha devido à sua obsessão. Já em Esperando por você, eu me apaixonei loucamente por tudo do livro. Achei os personagens super bacanas, e com o decorrer do livro as mudanças dos personagens era visível e me convenceu – não foi aquele tipo de mudança da água para o vinho em que parece que o personagem é totalmente diferente no final do livro.
Neste livro, Marisa começa a fazer planos para o novo ano escolar, pretende ser mais sociável e encontrar um namorado também. Energia positiva exala de Marisa e sua amiga Sterling no início do livro mas ao retornar as aulas, Marisa percebe que não será bem assim. Continua se achando a “esquisita” da escola, e também fica sempre de olho do garoto que acha lindo, o Derek. E, para sua surpresa, apesar de sua popularidade, ou a falta dela, continuar a mesma no colégio, Derek começa a nota-la aos poucos. Só que enquanto isto ocorre, Marisa acaba tornando dupla de Nash, um antigo amigo de infância, um nerd que Marisa conhece mas há tempos não conversava com ele. E assim, Marisa começa a voltar sua amizade com Nash. Mas Marisa suspeita que Nash gosta dela e com Derek também mostrando o interesse, Marisa deixa claro que Derek é o garoto pelo qual ela estava esperando há tempos.
Marisa é uma personagem complicada. Já tinha tido problemas antes e ao longo do livro ela volta a ter suas crises de ansiedade e solidão. Mostra-se uma personagem um pouco ingênua em relação a seus pais e aos relacionamentos entre as pessoas. Ao mesmo tempo em que adora Nash e sabe que pode compartilhar com ele qualquer problema, que ele sempre está ali para ouvi-lá, acha que ele não é o tipo de garoto que ela namoraria. Já Derek, ela acha fantástico e adora passar o tempo com ele mas ao longo do livro ela se mostra muito insegura no relacionamento deles. A personagem passa por muitas situações difíceis como o divórcio dos pais, o afastamento da melhor amiga, seu ciúmes em relação ao Derek e até com o Nash. Adorei esta trajetória difícil mas que ao mesmo tempo me ensinou algumas pequenas lições enquanto a prória Marisa ia começando a aprende-lás. A mudança na personagem é simples e bem notável, mostrou-me que a personagem era bem real, com seus problemas e situações difíceis, e seu amadurecimento também.
Outros personagens nos são apresentados na trama mas acho que só lendo para poder entedê-los melhor e entender os seus respectivos papéis na vida de Marisa. Mas tem um em especial que não posso deixar de comentar. Marisa acaba conhecendo um site onde uma pessoa que se chama de Dirty Dirk faz um programa online onde comenta de assuntos da escola, de alunos e responde e dá conselhos aos seus ouvintes. Ele é um total mistério e Marisa acaba adorando seus programas e principalmente os conselhos que ele dá. É bem legal ter este programa durante todo o livro, falando um pouco da realidade da escola e dos problemas dos adolescentes. Eu adorei esta ideia da autora.
Este é um livro bem leve e gostoso de ler. A autora traz aos leitores algumas reflexões em relação às situações em que Marisa se encontra. Apesar de ser um livro previsível, adorei todo o enredo de verdade. Recomendo este livro para todos os leitores de livros Young adult e para aqueles que gostam de livros leves.

3 comentários:

  1. Da autora só li "Bem mais perto", apesar de muitos leitores terem detestado, achei um livro legal, passa longe de ser um dos melhores do gênero, mas é uma leitura gostosa.
    A Novo Conceito vai publicar(acho que em fevereiro) outro livro da autora :)
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é bem levinho e a leitura é agradável. Eu também acho que é meio previsível mas acho que ele é uma boa companhia ^^ Quando li eu fica morrendo de raiva da Marisa, as coisas estavam na frente dela e ela não enxergava!

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Parece ser o tipo de livro q gosto então já ta anotado ;)



    foreverabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)