Resenha: Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
O titulo do livro já é bem sugestivo e só de ler a sinopse, já dá para ter ideia do que acontece neste livro das autoras Jenny Han e Siobhan Vivian. Já tive oportunidade antes de ler livros de ambas as autoras e eu gostei muito do estilo de escrita delas. E em Olho por Olho não foi diferente.

É um livro diferente, que mostra três protagonistas que inicialmente não tinham nenhuma conexão no momento em que o livro começa. Tanto Mary quanto Lilia e Kat, seja no passado ou no presente, sofrem de alguma maneira e querem dar o troco no responsável. Unidas somente pelo desejo de da vingança, elas começam a planejar jeitos de afetar as pessoas que lhe causaram mal.

É bem impressionante ver o desenvolvimento das personagens, principalmente Mary. As três personagens mudaram muito no decorrer do livro mas Mary foi impressionante e imprevisível. Me deixou ansiosa para saber mais sobre ela e por isto quero muito ler o próximo livro. Mas não foi só Mary que me impressionou. Gostei do estilo de Kat, uma garota decidida e que sabe onde quer chegar e não tem medo de fazer o que é necessário. Lilia, aos olhos de Kat é uma princesinha, mas também dá para notar uma grande mudança em suas atitudes e eu gostei muito desse desenvolvimento dela. No geral, foram personagens muito cativantes e que tentam convencer o leitor com os seus sofrimentos e o motivo dessas vinganças.

Claro que também há outros personagens no livro, uns adoráveis e outros que, com toda a certeza mereceram algum tipo de vingança. Porém, as consequências das ações do trio de garotas está além do que eu imaginava que poderia acontecer. E eu gostei disto, do fato de não ter imaginado o que poderia acontecer no final do livro.

O livro é narrado pelas três protagonistas e em alguns momentos elas narram um pouco os acontecimentos do passado para fazer o leitor conhecer melhor os motivos das vinganças e algumas coisas importantes que aconteceram para chegar no momento atual do livro. A leitura é fluida e fácil. Li bem rapidamente, sem ver o tempo passar. A capa e o título chama muito a atenção do leitor e eu achei que ficou muito bonito o resultado final do livro.

Com toda a certeza a união destas duas autoras deu super certo. É um livro diferente mas ao mesmo tempo tem algumas situações bem típicas de livros YA. Gostei do livro principalmente por tratar-se de um tema que é a vingança e me fez refletir se tudo o que elas planejaram e tudo o que aconteceu realmente valeu a pena. Agora me resta esperar para poder ler o próximo livro e ver as consequências dos planos destas garotas.


19 comentários:

  1. Gosto desses livrinhos adolescentes!
    Espero ler em breve
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de Olho por olho. Não gostei muito da Lillia nesse livro, mas no seguinte a personagem cresce bastante. A Kat foi a minha favorita.
    Espero que você goste do próximo. É bem legal.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Esse não é um livro que eu tenho vontade de ler. Acho essa coisa toda de vingança uma perda de tempo, as pessoas que nos fazem sofrer não merecem nada vindo de nós, nem mesmo algo ruim, para quê perder tempo com quem não o merece?
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha... Espero ler o livro em breve


    http://foreverabookaholic.blospot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu recebi esse livro mas ainda não tive tempo de ler. Emprestei meu segundo exemplar pra minha amiga e ela leu em pouco mais de uma semana. Nem preciso dizer que ela também adorou!

    Agora que já tenho "Dente por dente" devo começar a ler o primeiro livro. Espero gostar muito da história também. Acho muito bacana quando existe uma "evolução" das personagens no decorrer do livro, um amadurecimento.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Oie :D

    Eu ja li olho por olho e amei, gostei muito que nem você da parte da vingança e concordo que a junção das autoras foi incrivel *-*

    Eu gostei muito da capa tambem e da narrativa fluída...

    Mal espero para ler dente por dente, mas me assustei muito com o tamanho rs

    Beijus

    Renata Sara

    amordelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Thay =)

    Ainda não li esse livro, por que embora a sinopse pareça ser interessante ainda não me animei para começar a leitura.

    Já li resenhas positivas e negativas, então sei que cedo ou tarde vou ter que tirar minhas próprias conclusões. E espero que elas sejam as melhores rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Oiee =)
    essa capa é fofa, espero ter a oportunidade de ler, gostei bastante da tua opinião e que o livro te cativou e nem percebeu a hora passar, espero que aconteça o mesmo comigo.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Twitter

    ResponderExcluir
  9. Eu li, uma vez, uma resenha desse livro e agora que li novamente, fiquei com mais vontade ainda de ler! Gosto de história que vários personagens narram, para eu ver os diversos pontos de vistas e tudo isso. Gostei do post.
    http://www.diarioruivo.com/

    ResponderExcluir
  10. Estou com muita vontade de ler esse livro, ele parece ser muito bom, e sua resenha só me fez achar ainda mais que vou gostar!

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não peguei esse livro para ler por conta do tamanho do segundo livro. ahuahuahuahuaa
    Gosto desse tipo de enredo mais teen. Lembra Pretty Little Liars, e gosto bastante da série.
    As capas ficaram muito bacanas e o enredo convence.
    Me diz o que achou quando ler o segundo.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido só elogios sobre essa trilogia. Quem sabe eu não dê uma nova chance a Siobhan.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito muito muito feliz em ver que você leu e gostou do livro. Tenho ele aqui, mas ainda não peguei pra ler. Essas cinco estrelinhas e essa resenha maravilhosa já é um incentivo.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro.
    Mas ainda não me despertou muito interesse, apesar da sua resenha ter sido muito bem escrita.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Confesso que eu não tinha muito interesse nesse livro não, mas eu gostei bastante da sua resenha, parece que afinal a história tem um potencial muito bom.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/ (ex Hangover at 16)

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Ah, eu não curti esse livro, infelizmente. Bom saber que você gostou. Boa resenha. Acho que eu não gostei porque já não tinha gostado dos outros livros dessas duas autoras que li UAHSUAHUA Enfim, fazer o que .-.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  17. Louca para começar a leitura desse livro, mas o segundo livro me assusta profundamente com aquele tanto de páginas.

    Beijos, Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  18. Tô MUITO curiosa pra ler, Thay!
    Só leio críticas super positivas...

    Beijos!
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  19. Ahhh, eu ando só lendo livros leves assim, mas sério que esse é série? Isso me desanima um pouco, tenho tentado evitar as séries... Já to acompanhando muitas que estão em aberto e começo a me perder nas histórias, quando os autores demoram muito pra publicar UHAUHUAH Mas a resenha está muito boa e eu com certeza vou ler o livro!

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)