Resenha: Tipo Destino - Susane Colasanti

Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… 
Depois deste terceiro livro que leio da Susane Colasanti devo admitir que realmente gosto muito dos livros desta autora, do jeito que ela escreve e como sempre o livro aborda mais que um romance ou alguns acontecimentos da vida da protagonista. Gosto quando livros abordam aspectos mais profundos do protagonista, não deixando o livro com aquele aspecto superficial. E a Susane Colasanti arrasa quando se trata dos seus protagonistas, ela sabe desde o início quem é ele, pelo que passou e como fará seu caminho até o final do livro. Os protagonistas são bastante reais o que eu acho que me aproximou bastante da Lani, neste livro.
Acho que quem quer ter uma ideia do que se trata o livro, basta ler a sinopse ou mesmo só de olhar para a capa do livro dá para ter uma primeira ideia. E o livro é basicamente isso. Lani e Erin são melhores amigas e tem um laço muito forte entre as duas devido a um acontecimento do passado. São completamente o oposto uma da outra mas ainda assim são grandes amigas. Ambas são apaixonadas por signos e acreditam em coisas como o que o destino prepara para cada pessoa. Logo no início do livro Erin se mostra interessada em Jason e começam a namorar mas Lani sente que cada vez que está com ele, eles tem uma conexão. Ela não quer trair a amiga mas não sabe quanto tempo conseguirá esconder o fato que gosta de Jason e também o seu medo por não saber o que o destino reserva para ela.
Este livro não foi exatamente previsível, pelo menos para mim. Achei que a autora abordou um pouco de tudo neste livro, desde a relação de amizade entre Erin e Lani, a conexão forte entre Lani e Jason, a situação do amigo de Lani, o Blake. A autora também mostrou a fundo como a nossa protagonista age, como é seu estilo e sua saída do dos Garotos de Ouro. Adorei a Lani e em alguns momentos me identifiquei muito com a personagem, porém em alguns momentos me dava vontade de sacudi-la e manda-la fazer as coisas pensando nela também. Lani é bastante altruísta e isso é perceptível durante todo o livro, e perto do final ela se mostra um pouco ingênua também em relação às proporções que tomam a descoberta da sua relação com Jason. Sofri um pouco com a personagem e me senti querendo fazer algo por ela, já que ela não fazia muito e acho que foi exatamente por isto que o livro não foi previsível para mim.
Há outros personagens em Tipo Destino que são bastante interessantes e importantes na vida de Lani. O Blake, amigo de Lani, foi me conquistando o longo do livro e fiquei admirada pelo seu esforço para não descobrirem que ele é gay e as dificuldades que enfrenta em casa com o pai. Jason, por outro lado, é aquele personagem doce e que você adora desde o início. É muito fácil gostar dele.
Achei o livro incrível, com uma escrita simples e fluída. É um livro leve, perfeito para as férias de verão. É um livro gostoso de ler, super indicado para leitores que gostam de livros YA. Esperarei agora pela próxima oportunidade de ler algum livro da Susane Colasanti já que até agora estou adorando os livros dela.


2 comentários:

  1. Ainda não li nenhum dos livros da autora e devo ter uns três. Preciso mudar isso logo. Esse parece bem gostosinho e fiquei animada com sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro da autora, Thay! Acredito que deve ser bastante interessante, pelo que pude perceber da sua resenha... Ainda assim é um tema bem delicado né?! :]

    Beijos!
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante:)